17    jul 20143 Comentários

Ser mãe tarde = segredo para longevidade?

Com que idade você ou as mulheres da sua família tiveram o seu último filho? Foi depois dos 33 anos? Pois saiba que isto pode ser um indicativo de que viverá até os 95 anos ou mais!

Pelo menos a probabilidade de vida mais longa parece ser maior para mulheres que tiveram seus últimos filhos com um pouco mais de "experiência". Segundo um estudo publicado pela Escola de Medicina da Universidade de Boston há poucas semanas, mulheres que têm filhos em idade avançada, sem o auxílio de tratamentos para engravidar, parecem ter com mais frequência o gene responsável por permitir a estas mulheres uma vida mais longa. A mesma variação genética que permite a mulher gerir e parir um filho numa idade mais avançada é também responsável pela vida longeva.

Imagem: Tipstimesadmin http://bit.ly/1r3ke8Q

Segundo o professor de geriatria do Centro Médico da Universidade de Boston, Thomas Perls, um dos responsáveis pelo estudo, "se uma mulher tem esta variação genética, ela também é capaz de se reproduzir e gerar filhos por um período maior, aumentando a chance de ela passar estes genes para as próximas gerações". Ele acredita que esta pode ser uma pista porque 85% das pessoas que chega aos 100 anos são mulheres e apenas 15% homens.

O estudo baseou-se no estudo Long Life Family Study que faz uma investigação genética de 551 famílias, em que seus membros têm vida excepcionalmente longas. Eles concluíram que as mulheres que tiveram seus últimos filhos depois dos 33 anos tinham uma chance duas vezes maior de chegar ou ultrapassar os 95 anos.

"É claro que isso não significa que as mulheres devem postergar a maternidade numa tentativa de viver mais", esclarece Perls. "A habilidade natural do reprodução tardia parece ser um indicativo de que o corpo está envelhecendo mais devagar", continua ele.

E que tal observar se este fenômeno acontece também na sua árvore genealógica? Faça agora mesmo o login na sua árvore e conte pra gente as suas descobertas!

Fonte: Healthday.com

Comentários (3) Trackbacks (0)
  1. Muito legal!!! Minha avó, a pouco tempo, tinha um tio de 98 anos vivo, q morava em Quatis, RJ, quando os sobrinhos da minha avó vieram de lá, contaram q ele estava com a cabeça boa, andava de bicicleta e plantava verduras nessa idade, assim, planejei de ir visitá-lo em junho/julho do ano passado, mas, infelizmente, ele faleceu... Ele saberia muita coisa para mim adicionar à minha pesquisa familiar!!!
  2. Minha bisavó teve seu último filho com 35 anos e viveu até 89 anos.
  3. Minha mãe teve a última filha aos 43 anos e viveu até 95 anos e 8 meses.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados