9    jul 20145 Comentários

Repositório Genealógico Nacional

Uma nova iniciativa acaba de ser lançada em Portugal, pela Universidade do Minho - o Repositório Genealógico Nacional.

"Os registros paroquiais de batizados, casamentos e óbitos, institucionalizados na segunda metade do século XVI, constituem a memória coletiva mais sistemática do Mundo Ocidental. Organizar essa informação numa base de dados central, com âmbito geográfico sucessivamente alargado, é o primeiro objetivo do Repositório Genealógico Nacional." - lê-se na página do Facebook do Repositório. Eles também pretendem: "Fornecer serviços no campo das genealogias à comunidade residente ou em diáspora."

Neste âmbito, o Grupo de História das Populações do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória (CITCEM) da referida universidade acaba de concluir o projeto “Espaços Urbanos: Dinâmicas Demográficas e Sociais (Séc. XVII-XX)”.

O projeto trata de migrações internas, relações dentro/fora do casamento, crises de mortalidade, entre outros temas. Carlota Santos - responsável por este projeto, professora auxiliar do Departamento de História da UMinho e coordenadora do Grupo de História das Populações e Maria Norberta Amorim, também investigadora do mesmo grupo que há mais de 40 anos, vêm pesquisando sobre as dinâmicas demográficas e sociais em Portugal.

As duas falam um pouco mais sobre o seu projeto no vídeo a seguir:

Watch more Portugal videos on Frequency
Comentários (5) Trackbacks (0)
  1. E uma boa iniciativa. Ajudará as famílias a conhecerem-se.
  2. Senhores, com relação a postagem sobre o "Repositório Genealógico Nacional" tenho alguns comentários.
    1) Ao final do texto diz "As duas falam um pouco mais sobre o seu projeto no vídeo a seguir:", mas não encontrei vídeo algum.
    2) Apesar da postagem ser de Jul/2014, o referida página no Facebook do Repositório está inativa desde Dez/2013.
    3) No site da Universidade do Minho (http://www.uminho.pt), assim como do CITCEM (http://www.citcem.org/) não encontrei coisa alguma com este nome de Repositório.

    Por isso peço a ajuda a autora do artigo para encontrar tal Repositório, pois não consigo.
    Grata.
  3. Bom dia Márcia e obrigada pelo aviso do link quebrado. Agora o vídeo já pode ser visto na nossa postagem. Em relação aos endereços, aqui estão os links oficiais do projeto, que está hospedado na Universidade do Minho: http://www.ghp.ics.uminho.pt/index.html e http://www.uminho.pt/Newsletters/HTMLExt/49/website/conteudo_1122.html
    Em relação à página do Facebook, realmente ela não parece ser atualizada com frequência, mas, ainda assim, é a página oficial do grupo dentro do Facebook.
  4. Tenho familiares em Portugal, pois, meus avós e bisavós por parte de pai - Delphim Corrêa de Almeida -, nasceram e casaram-se lá também. Gostaria muito de encontrar alguns desses familiares que ainda estão por lá, ainda que não os conheça. Espero que minhas informações favoreçam de alguma forma a pesquisa e esse meu desejo. Família portuguesa por parte do meu pai: Avós paternos: Torquato Corrêa de Almeida e Nathalia do Carmo ( são os pais do meu pai ) - Bisavós paternos: João Correa de Almeida e Anna Teixeira Paula - Bisavós maternos: Manoel dos Santos Leitão e Anna Pereira do Carmo (são os avós do meu pai). Obrigada!
  5. Tenho familiares em Portugal, pois, meus avós e bisavós por parte de pai - Delphim Corrêa de Almeida -, nasceram e casaram-se lá também. Gostaria muito de encontrar alguns desses familiares que ainda estão por lá, ainda que não os conheça. Espero que minhas informações favoreçam de alguma forma a pesquisa e esse meu desejo. Família portuguesa por parte do meu pai: Avós paternos: Torquato Corrêa de Almeida e Nathalia do Carmo ( são os pais do meu pai ) - Bisavós paternos: João Correa de Almeida e Anna Teixeira Paula - Bisavós maternos: Manoel dos Santos Leitão e Anna Pereira do Carmo (são os avós do meu pai). Obrigada!

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2016 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados