21    jul 20141 Comentário

O frasco de maionese e o café

Hoje compartilho aqui com vocês um texto que li em algum lugar na internet, mas sem a fonte para que eu pudesse deixar aqui o autor do texto. Na minha opinião é um texto belíssimo e que exemplifica com perfeição como devemos dar valor às coisas importantes da vida, como a família.

Boa leitura!

Imagem: marfis75 http://bit.ly/1sog8by

Um professor, durante a sua aula de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou um frasco de maionese e esvaziou-o... tirou a maionese e encheu-o com bolas de golfe. A seguir perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam que sim.

Então o professor pegou uma caixa cheia de pedrinhas e meteu-as no frasco de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.

Então o professor pegou outra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam unânimes: "Sim !".

De seguida o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir... mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:

QUERO QUE SE DEEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA. As bolas de golfe são as coisas importantes: como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE. São coisas que mesmo que se perdêssemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias.

As pedrinhas são as outras coisas que importam, como: O trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é todo o demais, as pequenas coisas.

Se puséssemos a areia no frasco, em primeiro lugar, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golfe. O mesmo acontece com a vida. Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes.

Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua felicidade. Brinque ensinando os seus filhos, arranje tempo para ir ao médico, namore e vá com a sua/seu namorado(a)/marido/mulher jantar fora. Dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos.

Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro... ocupe-se sempre das bolas de golfe primeiro, que representam as coisas que realmente importam na sua vida. Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia...

Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.

O professor sorriu e disse:

"O café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo".

Um ótimo dia para todos.

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. muito interessante esta dinâmica

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados