27    jun 20144 Comentários

Encontrando pistas em fotografias antigas

Semelhanças entre os antepassados podem ajudar a identificar de que lado da família uma pessoa pertence (quem nunca ouviu algo do tipo: ah, este nariz é típico dos Almeidas, ou este cabelo fininho é típico de toda a família Mulinari). Mas fora a semelhança física que outros tipos de dicas podemos ter a partir de fotografias antigas? Tem algo para nos ajudar ou estamos por nossa própria conta e risco?

Felizmente, a resposta é que as fotografias dos séculos XIX e XX estão cheias de pistas, basta olhar com atenção!

Mas, conhecer bem a sua própria família é  bastante útil. Por exemplo, é importante saber (ou perguntar para os familiares) detalhes sobre os familiares: quantos irmãos cada pessoa tem, altura aproximada, cor do cabelo - todas informações importantes quando queremos identificar pessoas em fotografias.

Os registros históricos e de censo também podem auxiliar a decifrar as pistas, especialmente quando se tenta descobrir quais parentes estavam vivendo juntos, em determinado momento.

Tente manter um registro de quantas crianças haviam nas diferentes gerações e suas idades, isto pode realmente ajudar com fotografias posteriores, quando a aparência muda radicalmente.

Com sorte, outras pistas poderão estar presentes: por exemplo, o selo, ou carimbo de um estúdio fotográfico. Com esta informação e uma boa dose de espírito de detetive, você poderá descobrir quando o estúdio em questão  esteve em funcionamento, o que poderia ajudar a estimar quando a fotografia foi tirada. Isto pode levar à informação de qual geração está representada em determinada foto.

Roupas e penteados também são uma ajuda para decifrar fotos antigas. Existem livros especializados em vestuário que podem ser utilizados para consultas, de forma a se determinar o ano ou década provável da foto, ou então, talvez apenas a descrição de vestuário encontrada em sites onlines podem ser suficientes.

Finalmente, não se esqueça dos pormenores. Fotografias mais espontâneas podem lhes dar dicas sobre os hábitos e hobbies de seus antepassados e analise bem os locais onde as pessoas foram retratadas: se dentro, ou fora de casa, que tipo de ambiente, de móveis, de paisagem estão ao fundo. Estes detalhes realmente dão vida às fotos.

Você já encontrou pistas importantes nas suas fotos? Conte-nos os detalhes e nos diga que dicas você  tem para outros pesquisadores!

Comentários (4) Trackbacks (0)
  1. A informação há cerca das fotografias antigas são deveras interessantes. Mas, no meu caso, meu avô e os 4 irmãos que são meus tios, estão todos numa fotografia que julgo ser de entre 1910 e 1920. Na fotografia não há indicação do nome do estúdio. Será que poderá ser feita uma análise do carbono 14 para determinar a data?
    Para mim é muito importante saber este pormenor.
  2. gosto muito deste site é muito importante para encontrar os nossos familiares que já partirão parabéns pelo vosso trabalho e muito obrigada pela partilha
  3. Os detalahes que localizei em minhas fotos antigas, de estudio, são os penteados bem feitos, cuidadosos, com estilos bem definidos. As roupas eram longas e bem justas, as mulheres sempre usavam adereços, colares e brincos e em posições fotográficas, geralmente inclinadas.
  4. Estou apreendendo a pesquisar o passado, e graças ao site My Heritage estou construindo minha arvore genealógica, mas estou com dificuldade de saber em que igreja católica da Italia meus bisavos foram batizados.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados