10    jun 20141 Comentário

Dia de Camões

Quando pequena eu morei em Portugal. Isso e o fato de que também tenho um trisavô português, nascido na Ilha da Madeira, mais precisamente da Câmera de Lobos, me fazem sentir um carinho todo especial, toda vez que um novo 10 de junho chega.

Fonte: aluvia-ida.pt

Este é um dia do orgulho português. O Estado Novo, na verdade, apropriou-se deste dia, que não era ainda comemorado com tanta força antes de 1910. Apropriou-se também dos heróis da república portuguesa, não num sentido laico, como pretendiam os republicanos, "mas num sentido nacionalista e de comemoração coletiva histórica e propagandística" (Wikipedia.pt).

Nada mais óbvio para eles do que aproveitar da figura mais emblemática da nação: a de Luís de Camões, que representava o gênio da pátria na sua dimensão mais esplendorosa. Assim sendo, o dia de Camões (já celebrado anteriormente no mesmo dia 10 de junho por coincidir com o falecimento do grande escritor), passou a ser comemorado como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça Portuguesa. Em 1963, acrescenta-se aos motivos das comemorações, a Força Armada Portuguesa.

Com a Terceira República, no entanto, o dia passou a ser comemorado como o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas sendo comemorado ainda hoje, por todo o país.  Todos os anos, uma cidade é eleita para ser sede das comemorações oficiais, este ano, a honra fica com a cidade de Guarda.

Também no Brasil podem ser vistas homenagens neste dia. Homenagens estas feitas especialmente para Camões, que é considerada a maior figura da literatura em língua portuguesa, de todos os tempos. Em Salvador, por exemplo, será aberta uma exposição e um livro será lançado em sua homenagem.

Neste sentido, gostaria de deixar aqui com vocês um dos poemas mais bonitos que já li em minha vida. E que me fazem ter muito orgulho da minha ascendência portuguesa.

Fonte: portugaldecamoes.blogspot

E quem mais tem antepassados portuguesa por aqui? Vocês também sentem um carinho especial por datas relacionadas aos seus familiares? Compartilhe conosco os seus pensamentos nos comentários logo ali embaixo!

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. Karen,
    como portuguesa agradeço-lhe o apreço que tem pelo nosso país e nossas gentes.
    Obrigada por salientar o Dia de Portugal e evocá-lo para o mundo.
    Curioso é ter família de Câmara de Lobos, ilha da Madeira pois, eu também tenho e actualmente vivo na ilha.
    Será possível indicar-me o seu email e a sua árvore?
    Quem sabe se ao ter escrito neste blog, sobre o dia, descobrimos familiares em comum.
    Aguardo a sua resposta com muita ansiedade.
    Um forte abraço,
    Margarida

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados