26    abr 20140 Comentário

Shakespeare: sua vida e legado

O dia de hoje marca os 450 anos de vida do grande escritor, poeta e ator inglês William Shakespeare. Shakespeare é conhecido mundialmente e é um dos nomes máximos da literatura inglesa. Ele foi o terceiro de oito filhos de John e Mary Arden - dois primos de primeiro grau, o que não era pouco comum na época em que viveram.

A sua provável data de nascimento é 23 de abril de 1564, mas não foi encontrado um documento histórico que registre o dia. No entanto, temos um documento de batismo, datado no dia 26 de abril de 1564. O batizado naquela época costumava acontecer poucos dias após o nascimento e, assim sendo, mundialmente comemora-se o dia 23/04 como o dia de nascimento do grande autor.

Registro de batismo de William Shakespeare. Coleção de Nascimentos e Batismos da Inglaterra entre 1538 e 1975, SuperSearch (clique para ampliar).

Shakespeare foi casado com Anne Hathaway. Eles se casaram no dia 28 de novembro de 1582, o noivo tinha apenas 18 anos e a noiva 26. O primeiro filho a vir ao mundo foi Susanna, nascida no dia 26 de maio de 1583. Dois anos mais tarde nasceram os gêmeos Hamnet e Judith (2/2/1585).

Nas décadas a seguir Shakespeare escreveria dezenas de peças de teatro, capturando a essência humana como poucos antes ou depois dele.

Já em vida Shakespeare foi reconhecido pelo seu trabalho como ator e autor de peças teatrais. Com o passar do tempo, ele trabalhou também como empreendedor, tendo o prazer de poder se dedicar à sua arte, como bem entendesse.

Se acreditarmos que Shakespeare nasceu mesmo no dia 23 de abril, ele teria então nascido e falecido no mesmo dia e mês: 23 de abril, aos 52 anos de idade.

O reconhecimento pelo seu trabalho aumentou com o romantismo, no século XVIII e continuou a crescer durante a era vitoriana. Mas foi somente no século XIX, quase 200 anos após a sua morte, que Shakespeare alcançou o status de poeta da nação inglesa e gênio artístico. No século XX houve uma redescoberta e uma reinterpretação da sua obra, tornando este autor ainda mais conhecido e alçando-o praticamente à categoria de astro.

Hoje em dia, suas peças são referência no mundo todo e novas interpretações são encenadas a cada dia, fazendo de Shakespeare um ícone global.

Você já leu alguma coisa de Shakespeare? Ou talvez assistiu alguma peça de teatro? Qual é a sua obra preferida? Ou talvez uma frase preferida?

Já deixo aqui a minha: "Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia."

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados