21    mar 20142 Comentários

História familiar: porque pesquisar?

Você certamente já deve ter ouvido esta frase: "para saber onde estamos indo, devemos saber primeiramente de onde viemos", que dá ênfase à importância do conhecimento das nossas raízes para que possamos viver um presente e um futuro melhores.

Existem, além desta, outras variações de um mesmo tema:

"É sempre bom se lembrar de onde você veio e comemorar. Não se esqueça de que local de onde você vem é parte do lugar para onde você vai." Anthony Burgess

"Lembre-se sempre de onde você vem. Se você sabe de onde vem, não há limite nenhum daquilo que você pode alcançar." James Baldwin

Nós vivemos atualmente numa era de progresso e mudança constante. Existe uma tendência de nos projetarmos no futuro e nos nossos objetivos futuros que é muito mais forte que o nosso desejo de olhar para trás. Muitos acreditam que nossos antepassados viveram numa época muito diferente e que é melhor deixá-los para trás, pois não há nada para aprendermos com eles, nem mesmo para tentarmos entender nossas experiências e desafios da atualidade.

No entanto, o passado é a base na qual o presente é formado. A história da nossa família, nossos antepassados e as gerações passadas moldaram aquilo que somos tanto em termos de estrutura familiar quanto como indivíduos.

Num nível macro, o passado comum de um grupo afeta a cultura comum da nossa sociedade. Num nível micro, a educação que nossos pais receberam afetarão a educação que nós mesmo recebemos individualmente.

Descobrir e saber mais sobre nossos ancestrais nos ajuda a entender como e porque eles viveram da forma que o fizeram. Quando pensamos na história com H maiúsculo, podemos ver claramente como a época em que eles viveram os influenciaram a ser do jeito que foram. Modelos positivos, bem como os negativos, podem nos inspirar e guiar.

Nós podemos lidar com quase qualquer desafio e tomar nossas decisões em relação ao futuro baseadas na sabedoria e na experiência daqueles que estiveram aqui antes de nós.

Como o conhecimento sobre os seus antepassados o ajuda a viver o presente e a planejar o futuro? Adorariamos ouvir a sua opinião nos comentários abaixo.

Comentários (2) Trackbacks (0)
  1. Karen a pesquisa sobre as nossas origens é meu passatempo preferido, e foi através delas que descobrimos alguns costumes que atribuíamos a família de meu pai eram na verdade da parte de minha mãe como pudemos comprovar. Nossas pesquisas são sobre a genealogia da "família Coutinho". E aproveitando o ensejo gostaria de salientar a enorme ajuda que o My Heritage proporciona as pessoas em seus estudos, desde o iniciante ao mais avançado estudioso em genealogia.
  2. À semelhança das diversas civilizações e povos, o Indivíduo, quando não tem (ou conhece) o seu passado (ancestrais) e/ou sua estória, é, praticamente, como se não existisse ou não tivesse existido. Dadas as facilidades, hoje concedidas, pelos meios tecnológicos à nossa disposição, considero ser nossa obrigação averiguar e compilar, no que estiver ao noso alcance, o "passado" para o darmos a conhecer aos nossos descendentes.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados