20    fev 20141 Comentário

O parentesco entre Adidas e Puma

Adolf "Adi" Dassler (1900-1978) foi o fundador da marca alemã de roupas esportivas Adidas.

Logo após a Primeira Guerra Mundial, Adi Dassler, que era originalmente um sapateiro, começou a produzir os seus primeiros calçados esportivos na cozinha da casa de sua mãe. Seu pai Christoph e seu irmão Zehlein, que também trabalhavam na indústria de calçados, ajudaram Adi a formar a sua empresa.

Adolf Dassler. Fonte: Blog Adidas

Em 1924, Adi e seu irmão Rudolf Dassler começaram a trabalhar juntos e assim surgiu a fábrica Dassler Schuhfabrik (Fábrica de calçados Dassler). Quatro anos mais tarde, durante os Jogos Olímpicos de Amsterdã, eles ofereceram seus calçados a alguns membros da delegação olímpica alemã. E eles fizeram sucesso. Tanto é que oito anos mais tarde, desta vez durante os Jogos Olímpicos de Berlim, Jesse Owens usou os calçados da Dassler para ganhar 4 medalhas de ouro!

Fábrica de calçados dos irmãos Dassler em 1948. Fonte: Complex

Depois da chegada de Hitler ao poder, os dois irmãos se filiaram ao partido nazista NSDAP. Rudolf era responsável pelo varejo, enquanto Adi Dassler cuidava da produção na fábrica. Durante a Segunda Guerra, os irmãos acabaram se desentendendo e Rudolf acaba por deixar a firma. Mas ele resolveu continuar a trabalhar na indústria de calçados e inaugura a sua própria fábrica: a PUMA.

No dia 18 de setembro de 1949, Adi Dassler resolveu renomear a sua firma e voltar a usar o nome que tinha dado, antes de seu irmão Rudolf se juntar ao negócio: Adidas (juntando o seu apelido Adi às três primeiras letras do seu sobrenome DASsler). Apesar de muito se especular sobre as razões que fizeram os irmãos desfazerem a sociedade, o motivo da briga nunca foi revelado.

60 anos depois, no dia 21 de setembro de 2009, Pumas e Adidas (as firmas e não mais as pessoas) acabaram por se reconciliar, como parte das comemorações do Dia Internacional da Paz. E o local escolhido para isso foi um campo de futebol: funcionários das duas firmas se enfrentaram em um jogo amistoso de futebol.

Rudolf Dassler faleceu em 27 de outubro de 1974, de câncer no pulmão. Adolf faleceu quatro anos depois.

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. Muito interessante a história. Sou descendente de alemães e admiro muito o povo de meus avós.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados