3    jan 201490 Comentários

Sobrenomes: As tradições de cada país

Há algum tempo atrás, publicamos aqui no Blog do MyHeritage um post sobre os sobrenomes/apelidos dos nossos usuários e demos a chance a cada um de nos perguntar a frequência com a qual determinado sobrenome aparece no nosso site. Como este post foi bastante comentado, resolvemos trazer para vocês um pouco mais de informações sobre este assunto.

O sobrenome de uma pessoa é transmitido por descendência e dado de acordo com a lei ou com o costume de cada lugar. Muitas culturas têm hábitos diferentes sobre como os nomes são repassados de geração em geração.

Os primeiros sobrenomes foram dados na Idade Média, mas no início só os nobres tinham um complemento para seus nomes próprios. Com o passar do tempo e com o aumento populacional um nome só não era mais suficiente para que as pessoas pudessem ser distinguidas. Começa assim o hábito de se usar um sobrenome, que era dado de acordo com diferentes critérios:

  • Nomes patronímicos: são sobrenomes derivados do nome próprio do pai. Formam-se assim nomes como Henriques, Rodrigues, Nunes, Fernandes, Gonçalves, Esteves e Álvares, onde a terminação -es significa "filho de".
  • Nomes toponímicos: são sobrenomes que descrevem o local de nascimento, residência, terras de propriedade, um rio ou uma região relevantes para determinada pessoa. Encaixam-se nessa regra sobrenomes como Almeida, Andrada ou Andrade, Barcelos, Barros, Bastos, Castelo Branco, Cintra (de Sintra), Coimbra, Faria, Gouveia, Guimarães, Lima (nome de um rio, não a fruta), Lisboa, Pacheco (da vila de Pacheca), Porto, Portugal, Brasil, etc.
  • Nomes ocupacionais: são sobrenomes que descrevem a profissão de uma pessoa. São poucos os sobrenomes portugueses que entram nesta categoria, alguns exemplos seriam Serrador, Pastorinho, Monteiro (caçador de montes ou guarda-madeira), Caldeira (de caldeirão, por exemplo), Cubas (barris de madeira, ou seja, fabricantes de barris e tanoeiros), Peixe (para um pescador ou dono de peixaria). Um erro comum é dizer que o sobrenome Ferreira significa ferreiro, uma vez que existem sobrenomes similares em muitas línguas com este significado (Smith em inglês, Schmidt em alemão, Bittar em árabe, etc.). Ferreira é, na verdade, o nome de um rio e de muitas aldeias e vilas de Portugal.
    • Nomes religiosos: são sobrenomes que muitas vezes demonstravam a conversão de um indivíduo a uma nova fé, ou seja como uma homenagem à religião abraçada; outra explicação possível para os sobrenomes religiosos se dá pela ligação de crianças orfãs ou abandonadas com a igreja. Entre os nomes religiosos, incluem-se nomes como Jesus, dos Reis (dia da Epifania do Senhor, o Dia dos Reis Magos), Ramos (Domingo de Ramos, o domingo anterior à Páscoa), Pascoal (da Páscoa), da Assunção (Assunção da Virgem Maria), do Nascimento (da Natividade da Virgem Maria ou o Nascimento de Jesus - Natal), das Dores (Nossa Senhora das Dores), Bonfim (de Nosso Senhor da Boa Morte), das Virgens (das virgens mártires), dos Anjos (proveniente dos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel), São João, Santana (Santa Ana), Santos (Dia de Todos os Santos ou Dia de Finados) e Cruz (o sobrenome mais comum entre os judeus de Belmonte). Um órfão de pais desconhecidos ou um convertido (judeu, escravizado africano ou nativo americano) poderia ser batizado com o nome de um santo, como João Batista (de São João Batista), João Evangelista (de São João Evangelista), João de Deus (de São João de Deus), Antônio de Pádua (de Santo Antônio de Pádua), etc. Em seguida, eles costumavam transmitir apenas o segundo nome próprio (Batista, Evangelista, de Deus, Pádua, Nepomuceno, Assis de Paula, Sales, Loiola, Aquino, Calanzans e Cupertino) para seus filhos como um sobrenome.Um sobrenome como Xavier poderia ter se originado a partir de alguém batizado em homenagem a São Francisco Xavier ou da antiga família portuguesa Xavier.
    • Sobrenomes por característica: são sobrenomes que descrevem uma característica física ou um traço de personalidade, originados a partir de um apelido (alcunha). Alguns exemplos são Peixoto (peixe pequeno), Vergueiro (que se dobra, ou seja, fraco), Medrado (crescido, ou seja, alto), Tinoco (curto, pequeno), Porciúncula (pequena parte, um pedaço pequeno), Magro, Magriço (muito magro), Gago, Galhardo (galante, cavalheiro), Terrível, Penteado (apelido de uma linhagem da família alemã Werneck, cujos membros usavam perucas), Romero (de romeiro, peregrino, ou seja, alguém que fez uma viagem religiosa para Roma, Santiago de Compostela ou Jerusalém).

    De acordo com a tradição europeia, os filhos recebem o sobrenome dos seus pais. Em Portugal e no Brasil é costume que as crianças recebam um sobrenome de cada um dos seus progenitores. O último sobrenome é o paterno e o primeiro é o materno. Nos últimos anos, no entanto, esta tradição tem se alterado, as mulheres nem sempre adotam o sobrenome dos seus maridos e, assim, os filhos não recebem necessariamente o nome do pai.

    E na sua família, como é? De onde vem o seu sobrenome? Ele se encaixa em uma das características listadas acima? Conte para nós nos comentários abaixo.

    Comentários (90) Trackbacks (0)
    1. Muito legal. Parabens
    2. Efectivamente o meu nome encaixa-se na descrição sobre a tradição Europeia, ou seja:

      O sobrenome LOPES deriva de minha Mãe e do sobrenome MELO deriva do meu PAI (este último já deriva do sobrenome "MELLO" e este de "MELRO")
    3. estranho alguem deletou meu site sem meu consetimento
    4. Gostei da matéria. Será melhor ainda se conseguirem completar com os outros sobrenomes. Exemplo: O sobrenome da minha mãe ´de "de Souza". Donde vem?O sobrenome do meu pai é "Hammes". Igualmente não sei a origem. Abraços!
    5. Oi Roque, o sobrenome de Souza já foi investigado no post: http://blog.myheritage.com.br/2013/10/quantos-usuarios-de-myheritage-tem-o-seu-sobrenome/, confira nos comentários! Já Hammes é um sobrenome compartilhado por 2446 pessoas em MyHeritage. É um nome de origem holandesa, como forma derivada de Hannes, que por sua vez é uma variação de Johannes (João). A maioria dos usuários estão nos Estados Unidos, Brasil, Alemanha e Holanda.
    6. Oi Denise, você já entrou em contato com o suporte? Aqui vai o email para você: support@myheritage.com. Boa sorte!
    7. Muito interessante a informação que nos deu. Obrigada.
      Aproveito para perguntar-lhe qual a origem de Colácio. Há muito poucos sobrenomes destes. O meu vem do meu avô paterno, Espanhol.
    8. Interessante este blog. Como analisariam o sobrenome Fazenda? Existe em Portugal e creio que no Brasil também.
      A família do meu pai dedicava-se á indústria de lanifícios, por isso sempre pensei que vinha daí o nome (fazenda=tecido) Mas há quem diga que vem de fazenda=propriedade rural. Gostava de saber a vossa opinião.
      Isabel Fazenda
    9. Meu sobrenome segue a tradição, ou seja, Câmara da minha Mãe e Lopes do meu pai.

      A origem Câmara é de Portugal, acredito vir de Câmara de Lobos-cidade da Ilha da Madeira.

      A origem Lopes também é de Portugal e não conheço o significado!
    10. Boa matéria, entretanto, permitam-me uma observação: em Portugal havia (não sei se ainda há) o hábito de transmitir aos filhos homens o sobrenome do pai e às filhas mulheres o sobrenome da mãe. No Brasil não se tem notícia de um padrão, certo que muitas famílias colocam apenas o nome do pai e outra tantas, mais atualmente colocam ambos os sobrenomes de família, tanto da mãe quanto do pai.
      Atualmente não é obrigatório às mulheres colocarem os nomes do marido ao casaram-se mas mesmo assim os filhos recebem o sobrenome do pai obrigatoriamente, exceto se "incógnitos".
    11. Meu sobre nome Dilli não encontrei gostaria de saber mais.
    12. Os meus sobrenomes são: Cavalcante e Falcão ( os de minha mãe eram Leite Cavalcante; os de meu pai, Marinho Falcão. Agradeceria sobre comentários de suas origens.
      Abraços.
    13. Olá!
      Alguém sabe o significado do sobrenome Floriani.
      Sei que deve ser italiano. Há notícias do ano de registro das primeiras famílias?

      Abraço!
    14. O meu nome provém dos meus pais na tradição de o primeiro sobrenome da mãe e o segundo do pai, porém, o primeiro sobrenome do meu pai é igual ao da minha mãe Rodrigues (filho de Rodrigo) suponho e Lima (Rio Límio=Rio Lima) em Portugal. Minha mãe possui o Ferreira como nome do meio e ela recebeu o ultimo nome do meu pai Lima. Muito interessante gostei bastante
    15. Muito legal essa seção sobre as tradições e origem dos sobrenomes.
    16. Primeiro quero parabenizar pelo trabalho e dizer que sou fascinada por história e tenho uma curiosidade enorme a respeito da origem do sobrenome da minha família, pois nada sei a respeito. A família de minha mãe "Campina" e de meu pai "Pires".
      Desde já grata!
    17. Gostaria de saber se há outros usuários do MY- Heritage.
      Gratos

      Vládis
    18. Não sei exatamente de onde se origina meu sobrenome, GUILHERMAT, quê vem do meu pai e bem difícil de se encontrar.
    19. Muito interessante! Poderiam fazer uma lista maior com os sobrenomes pa gente poder identificar...o meu por exemplo nao achei: "Damasco" se encaixa pq minha familia veio de Damasco na Siria, mas o "Menezes" e o "Oliveira" não sei....
    20. Boa tarde!!
      Poderiam me informar de onde veio o sobrenome LUZ?
    21. Na minha familia os filhos homens recebem somente o nome de familia do pai: Caetano Corrêa. As filhas recebem o nome do pai e da mãe. Minha familia paterna tem origem em Portugal. Gostaria de receber alguma informação sobre ela.
    22. Olá. Até hoje não tinha acessado esta página, apesar de recebê-la há tempo. Gostei muito das explicações acerca da formação dos sobrenomes. Gostaria de saber o origem dos sobrenomes dos meus pais: mãe - da Costa; pai - Kleemann. Agradecida.
    23. O sobrenome de minha família, por parte de pai , é Romano. Mas, não somos de ascendência italiana.
      Pelo que sei dois homens da Italia, fugindo da guerra (?), foram parar em Portugal e lá os apelidaram de "romanos". Adotaram o sobrenome, casaram com duas irmãs, e aqui já são muitas e muitas gerações.
      Hoje em dia quando encontro um Romano vou logo perguntando se é de família italiana ou portuguesa, se for portuguesa começo a vascular o parente em comum, é tiro e queda.
    24. Meu bisavô português tinha só o nome do pai, o toponímico "de Aguiar", minha bisavó suíça tb só o do pai "Hotz", meu bisavô austríaco só o nome do pai toponímico "Andrian". Minha avó, filha de espanhóis, era "Brito" (primeiro o do pai) "Cabrera" (por ultimo o da mãe), então no registro de seus primeiros filhos seguiu-se a tradição espanhola: "de Aguiar Brito" (primeiro o do pai depois o da mãe), nos últimos filhos seguiu-se a tradição portuguesa: "Brito de Aguiar" (primeiro o da mãe e depois o do pai).
    25. Gostaria saber qual a origem do sobrenome "Ferron"
    26. Oi, gostei da matéria, legal a classificação da origem do sobrenome. O meu, infelizmente, não sei como classifica-lo. Você poderia me ajudar? Sei que a origem é italiana, mas se é toponímico, por característica ou religioso, isso eu não sei. Obrigada.
    27. Bom, tenho por sobrenome materno, Trentin, provavelmente pela localização onde habitavam, creio eu que na região de Trento, Itália. Meu sobrenome paterno dizem ser uma mistura de dois nomes, Ou apelidos... Zanni e Donatto, que no final é Zandoná, porém nao descobri ainda...
    28. E o sobrenome VIRTUOSO, qual sua origem?
    29. Qual a origem do sobrenome Cação ou Cacao? Segundo familiares meus o meu trisavô era Cação ou Cacao e era de origem judaica.
      Gostava de saber mais sobre o caso, se houver alguém que me possa informar, agradecia.
    30. O meu sobrenome/apelido é CEIA que não consta acima. Será um sobrenome religioso (ceia de cristo)?
    31. Meu sobrenome é TOZETTO e tento descobrir a origem a algum tempo. Se alguém tiver alguma informação favor entrar em contato com andersontozetto@hotmail.com
    32. Agradeço que me esclareçam a origem dos apelidos Caetano e Fonseca.
      Obrigada
    33. Meu bisavô era da Calábria e o sobre nome é multary ou mutari?esta escrito em certidões multari sua esposa era Spinelli em sua certidão de óbito esta escrito spineli com um L erraram ao escreverem o obito
    34. Olá, meu sobrenome paterno é COTTURELLI, mas devido a erro gráfico muito dos meus parentes aqui no Brasil tem o sobrenome COTORELLO...Sei que estava errado, pois pesquisei nos cartórios (comunas) da Itália e encontrei uma certidão de nascimento de um bisavô meu de Foggia (sul da Itália), então entrei com um processo no Forum e retifiquei meus documentos com o sobrenome verdadeiro...
    35. Segundo uma tradução o sobrenome COTTURELLI deriva do nome COTTU de cotton que teria origem no algodão em inglês e a terminologia RELLI seria um diminuitivo...ou seja, provavelmente meus antepassados do sul da Iatália (região agricola) eram agricultores e teriam plantações de algodão...
    36. Muito interessante a matéria. Minha família, de origem portuguesa, segue, na regra geral, a prática mencionada: o primeiro sobrenome da mãe e o segundo, do do pai. Mas há os que não seguiram a regra: um tio do lado materno tem o sobrenome França simplesmente porque o pai dele achava a palavra bonita!
      Por outro lado, muitos introduziram sobrenomes sem uma razão para isso. O sobrenome Pedrosa é escrito tanto com s como com z.
    37. Não vejo onde encaixam os meus sobrenomes...

      ...da Silva Brito Soares Alberto
    38. Sempre tive curiosidade de saber o significado ou origem do sobrenome que veio de meu avô materno QUITETE e de meu pai que é APOLINARIO...
    39. O meu sobrenome não encontrei, mas é muito interesante saber as nossas origens.
    40. Sei que veio de Portugal, mas significado, origem exata e data de chegada no Brasil não sei.

      Tanto a família da minha avó materna, como da minha avó paterna
      Tem o nome PRADO
      Prado Seabra da Mãe
      Prado de Mendonça do Pai..

      SEABRA PRADO DE MENDONÇA
    41. Já faz algum tempo que procuro pelo nome de meus bisavós paternos e maternos. Meus avós eram primos, e eram da região de Campinas e depois de casados viveram em Piracicaba. Meu avô paterno chamava-se Joaquim Ferraz de Campos e minha avô paterna Bernardina Leite de Campos, segundo registro de meu pai. Acontece que parentes dizem que ele também tinha o sobrenome Sales e que ela na verdade chamava-se Bernardina Leite Rocha Machado Ferraz de Campos Sales. Que tiveram 21 ou 23 filhos e que meu pai, Oscarlino Ferraz de Campos foi o caçula. Viveram ertre 188... à 1938 (ele) e 1946 ( ela).Caso alguém tenha alguma novidade, gostaria que entrasse em contato pelo meu e- mail.
      Atenciosamnte,
      Meiri
    42. Gostei bastante do post. Na verdade eu não sabia de tantas formas de se obter um sobrenome. Muito legal! Ainda não consegui encaixar meu sobrenome mas acredito que em alguma dessas opções deve servir.
    43. Já procurei muito pelo significado de meu sobrenome, tanto o paterno, quanto o materno:
      Graepp (correto seria Gräpp) é de origem alemã
      Magaieski (aportuguesado), de origem polonesa
    44. Gostaria de saber a origem dos meus sobrenomes: Simões, da parte da mãe e Pereira, da parte do pai.
      Agradeço a quem puder ajudar.
    45. Meu sobrenome, Cidade, contava minha avó paterna que meu avó veio da Argentina com o sobrenome Ciuda, quando se naturalizou brasileiro passo a usar Cidade. São bastante interessantes os relatos. Depende também a maneira que o escrivão entende na hora de fazer a certidão. as vêzes origina-se
      outro sobrenome pela maneira da escrita
    46. Gostei muito dessa matéria,excelente!!!
      me sobrenome Teixeira do pai e Gomes de mãe,parece-me que é português,mas eu gostaria de saber com certeza a sua origem!!!grata
    47. Olá Olinda,

      sim, Teixeira é um nome de origem portuguesa ou galega e trata-se de um nome habitacional. derivado de Teixo (um tipo de árvore).
      Gomes também é de origem portuguesa, provavelmente de origem visigótica, da palavra "Guma" (homem).
    48. Oi Celeste, Simões é um nome patronímico desenvolvido a partir do nome próprio Simão. É de origem portuguesa.
      Pereira pode ser de origem portuguesa, galega e judaica, podendo ser de origem topográfica (a partir da árvore pereira) ou habitacional, relacionada a uma localização em Portugal ou na Galícia.
    49. Oi Mayla, encontrei uma página em alemão que explica a origem do seu nome: www.heugeve-roetgen.de/Aktuell/index_htm_files/Roetgener_Blaetter_2013_11.pdf. Confira a página 17.
      Magaieski, procure saber a grafia original do nome, assim fica mais fácil procurar o significado inicial. Boa sorte!
    50. Olá Ana,
      sobre o sobrenome Quitete: temos apenas 19 pessoas com o sobrenome no site, todas elas no Brasil.
      Apolinário é um sobrenome compartilhado por 671 pessoas no site. Elas estão nas Filipinas, Brasil e EUA (entre outros) e é um nome que vem do latim: consagrado a Apolo.
    51. Olá Inês, estes sobrenomes já foram analisados lá no outro post: http://blog.myheritage.com.br/2013/10/quantos-usuarios-de-myheritage-tem-o-seu-sobrenome/. Confira!
    52. Oi Palmira,
      Caetano é um sobrenome patronímico português, utilizado como uma homenagem ao Santo italiano: Gaetano.
      Fonseca: é um nome habitacional de origem tanto portuguesa quanto espanhola. Denominava uma fonte que secava durante os meses de verão "fonte seca" dando origem a Fonseca.
    53. Olá José, não consegui encontrar nos nosso bancos de dados a origem do seu sobrenome. Pelo que eu pude observar parece tratar-se de um nome de origem portuguesa, com muita incidência em Portalegre (Portugal). Boa sorte nas suas pesquisas!
    54. Oi Lucas, isso mesmo, Trentin é um sobrenome italiano de origem topográfica. Zandoná é igualmente um sobrenome italiano, da região de Piemonte. Parece ter sido realmente uma junção de São Donato ou também de Giovanni e Donato.
    55. Olá Cynthia, infelizmente não temos o seu nome no nosso banco de dados. Mas temos 15 pessoas com o seu nome já registrados, são da sua família? Boa sorte na pesquisa!
    56. Oi João,

      Ferron pode ser um nome ocupacional francês, de alguma pessoa que trabalhava como ferreiro, partir do francês antigo "Ferron" (ferreiro); do italiano, como aumentativo de ferro; ou ainda do irlandês, como uma abreviação de McFerron.
    57. Oi Heloísa,
      Costa é um nome topográfico relacionado às pessoas que viviam nas costas ou à beira de um rio. Também pode ser topográfico, relacionado à varios locais que têm Costa como nome ou parte do nome.
      Também pode ter origem grega, de Costas.
      Kleemann é um nome alemão ou judaico. Do alemão ele pode vir do nome próprio Klemens, ou ter origem topográfica. Como nome judaico ele era normalmente ornamental.
    58. Oi Marineide,
      Luz é um sobrenome de origem espanhola, portuguesa, germânica ou judaica.
      No espanhol e em português é um nome de origem religiosa, em homenagem à Nossa Senhora da Luz. No alemão como derivado do nome próprio Lutz. E no judaico, como nome ornamental do hebraico "luz" (amêndoa).
    59. Oi Thalyz, no seu caso eu recomendaria buscar outras grafias do seu sobrenome, que parece ter sido aportuguesado. De que lugar vem a sua família? É mais fácil conhecer mais sobre o sobrenome, quando você pode delimitar a origem da sua família. Boa sorte!
    60. Gostaria de saber o origem dos sobrenomes italianos. O meu é Toniolo e Boldorini. Vc. Têm alguma informação?
    61. Oi Diana,

      O sobrenome Campina é de origem espanhola.
      Já Pires é um sobrenome português patronímico e vem de Pedro.
    62. Oi Daniel, temos 319 pessoas com este sobrenome no site. É um sobrenome italiano, bastante antigo. Existem alguns registros do século X com este sobrenome. Boa sorte na sua pesquisa!
    63. Boa tarde Ermano,
      temos 3001 pessoas com o sobrenome Cavalcante no site de MyHeritage. Elas estão no Brasil, nos EUA, na Austrália, entre outros países. É um nome de origem italiana, derivado de "cavalcare" (cavalgar). É um sobrenome também bastante conhecido na Espanha.
    64. Já Falcão aparece 412 vezes no site. Trata-se de um sobrenome português, cuja origem parece se dar em um apelido.
    65. Olá Isabel.
      A origem do seu sobrenome "Fazenda" não está totalmente clara. Alguns acreditam que pode ter origem ocupacional, relacionado à alguém com um ofício na Fazenda Real, este seria o meu palpite também.
    66. Olá Marília.
      Temos apenas 9 pessoas com este sobrenome e todas elas na Espanha. Aproveite e crie a sua árvore genealógica para saber se são parentes seus!
    67. Olá Luís,
      Toniolo é um nome compartilhado por 564 pessoas no nosso site. Elas estão principalmente na Itália, no Brasil e nos EUA. É um sobrenome antigo e nobre de origem italiana, da região de Veneto.
      Boldorini aparece apenas 33 vezes no site e não temos maiores informações sobre a sua origem. Boa sorte!
    68. Adorei essas informações;e , gostaria de saber a origem do meu sobrenome materno que é Guedes.
      Grata,
      Diana
    69. Olá, Karen! Tenho procurado muito, mas ainda não consegui descobrir o significado do meu sobrenome, WICHROWSKI, polonês da região da Silésia. Agradeço se puder me ajudar.

      Aline.
    70. Oi Aline, temos 132 pessoas com o sobrenome Wichrowski no site. É um sobrenome de origem polonesa e os nossos usuários com este sobrenome estão principalmente nos Estados Unidos, na Polônia e no Brasil. O seu sobrenome parece estar ligado à nobreza, embora que com grafia levemente alterada: Wichorowski, tendo inclusive um brasão de família. Tente procurar registros históricos para confirmar a grafia do seu sobrenome. Boa sorte!
    71. Oliveira seria da árvore? E Richter sei que é juiz em alemão... Quantos há no MyHeritage? Muito interessante as explicações, esclareceram uma dúvida que sempre tive sobre a origem dos sobrenomes.
    72. Oi Samantha, Oliveria pode ser tanto nome topográfico, referente à árvore mesmo ou habitacional referente a alguma pessoa que morava em um local de nome Oliveira. É um nome de origem galega ou portuguesa.
      Richter realmente significa Juíz, em alemão e trata-se de um sobrenome ocupacional, ligada a uma profissão. Pode ter origem alemã ou judaica.
    73. O sobrenome da minha mãe é Regly
      O sobrenome da minha avó por parte de mãe é Peclat
      O sobrenome da minha avó por parte de pai é Charrex
      A única coisa que descobri é que são filhos de emigrantes europeus...

      Preciso descobrir qual pais adota estas grafias, bem como, os seus respectivos significados, podem me dar um HELP ?
    74. Quanto eu pagaria apenas para construir a minha árvore ?
      E para hospedá-la no site MyHeritage Blog ?
      Tem como construir um gráfico e depois imprimir o mesmo ?
      Aguardo a resposta.
      Obrigado
    75. Olá Levi,
      até um limite de 250 pessoas a sua árvore familiar no site de MyHeritage é totalmente gratuita. Como em qualquer um dos nossos planos, você tem direito a um site de família exclusivo e totalmente privado.
      E sim, é possível criar um gráfico da árvore e imprimi-lo.
    76. Oi Levi,
      há apenas 38 pessoas com o sobrenome Regly no site. Todas elas estão no Brasil. Este é um nome de origem suíça. Poderia ter sido escrito originalmente com "i" ou "e" no final, em vez do "y".
      Peclat - são 75 pessoas com este sobrenome no site. Todas elas igualmente no Brasil. Parece-me ser um sobrenome de origem francesa. Encontrei alguns registros datando de 1739. Podem ser interessantes pra você.
      Charrex - 23 pessoas com este sobrenome em MyHeritage. Novamente temos um nome que pode ter origem na França ou Suíça. Recomendo que você inicie sua árvore em MyHeritage e tente entrar em contato com os administradores destes sites. Há uma colônia de imigrantes suíços no Rio de Janeiro, seria muito interessante entrar em contato com eles. Boa sorte!
    77. Oi Karen, muito interessantes as vossas informações, Já fiz a árvore, mas não encontro qualquer relacionamento com outros que vcs apresentam. Quantos Luz no site? Minha bisavó era espanhola, deve ser a origem. Nunes creio ser mais comum, não?
    78. Marineide T L C Nunes, temos 2 sobrenomes em comum Luz Nunes, quais suas origens? Eu sou portuguesa.
    79. Estou começando a pesquisar a origem do meu sobrenome PROFESSOR, se alguém souber algo, fico feliz.
    80. Há apenas 36 pessoas com o sobrenome Professor no site, Luiz. Mas espalhadas pelo Brasil, EUA, Malásia, Rússia e Tailândia. Boa sorte nas pesquisas!
    81. Muito legal esse blog; procurei me encaixar num dos critérios para sobrenome, mas fiquei em dúvida. Meu sobrenome é JARDIM, meu pai tem sobrenome Jardim e minha mãe também é Jardim;na verdade eram primos. Quase todos meus familiares que conheço, são casados com parentes.
      Obrigado pela atenção.
    82. Olá Karen, fiquei sabendo, quê tudo começou na França, em Naujan e Postiac, ano de 1600 a 1700 + ou -, depois emigraram para a Espanha- Cataluña, de onde vieram meus avós paternos, os Guilhermat, de navio, para o Brasil.
      Pela certidão de meu pai, minha bisavó tinha o sobrenome Barbará, assim mesmo, com esse acento no ultimo "a". Aliás, outro sobrenome bem complicado de se encontrar.
      Isso é tudo quê sei.
      Agradeço por sua atenção.
    83. sobrenome : dos santos (Portugal - traz os montes) gostaria de saber a origem - parabéns pelo trabalho/ pesquisa, a todos interessa
    84. Olá Karen, é a primeira vez que acesso este blog e gostei muito sobre os sobrenomes. Gostaria de saber o significado Padin (Ponte Vedra,Espanha) de minha mãe e Querini (Údine, Italia) do meu pai.
      Obrigado.
    85. BOA TARDE ,KAREN, GOSTARIA DE SABER DE QUAL PAIS EU SOU DESCENDENTES COM SOBRENOMES FOGAÇA , FIUZZA,TELES
    86. Oi João,

      Fogaça é um nome encontrado principalmente no Brasil e em Portugal. Mas o seu é um dos nomes que podem ter sofrido uma mudança ortográfica no passado. Procure também por Fogazza (típico italiano) ou Fogassa, por exemplo.
      Fiuzza também pode ter sido uma adaptação de Fiuza ou Fiusa.
      Finalmente, Teles, pode ser encontrado igualmente no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. OU seja, ao que tudo indica, você é descendente de portugueses ou italianos.
      Boa sorte na sua pesquisa!
    87. Oi Maria Tereza,
      como você mesma já disse, Padin é um sobrenome típico da Galícia, de origem topográfica. Sete localidades na Galícia têm o nome de Padin. Ele também é ligado ao latim, derivado de Palatium (palácio).
      Já Querini pode ter sofrido variação ortográfica de Cherini ou Querino, que é um nome italiano, inclusive de origem nobre, com brasão e tudo.
      Boa sorte!
    88. Fittipaldi
      Vários irmãos família Fittipaldi, alguns para Manaus, outros para São Paulo.
      Francesco Fittipaldi da Província de Potenza - Basilicata
      Casteluccio Inferiore.
      Itália
      Depois sua esposa Maria Domênica Pesce Fittipaldi, com sua filha Ana Maria Fittipaldi e seu filho Antônio Fittipaldi, para encontrar seu pai, onde ficou sabendo que o mesmo faleceu de febre amarela.
      Não encontrando vieram para o Estado do Espírito Santo ao encontro dos Pesce.
    89. Amiga Caren,boa noite ; o sobrenome JARDIM,é muito antigo?Vem de onde?Agradeço.
    90. Ótima matéria!
      Gostaria de saber a origem do meu sobrenome, Matola , materno e Cruz, paterno.

    Deixe um comentário

    Enviar

    Deixe um comentário
    Insire um nome
    Por favor introduza um endereço de email

    Sem trackbacks

    Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
    Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados