17    jan 20142 Comentários

Arquivo Distrital de Braga

Você tem parentes portugueses? Por um acaso eles vêm de Braga ou região? Então, temos uma nova dica para vocês: o Arquivo Distrital de Braga já está disponível ao público através do endereço: www.pesquisa.adb.uminho.pt.


A base de dados do site conta com mais de 100 mil registros e 50 mil imagens digitais (cerca de 400 livros de registros paroquiais), mas este valor deve dobrar durante o ano. O arquivo planeja agregar conteúdo ao site de forma diária e gradual, até que todo o conteúdo seja anexado. E isto significa anexar milhões de imagens, pertencentes aos 5 km de documentação que o arquivo possui!

Imagem: Béria Lima @wikimedia commons

Parte do acervo nunca foi tratada anteriormente, então trata-se de uma pequena revolução. Os documentos online terão livre acesso para pesquisa, leitura e download das imagens digitais. Serão pagos serviços como reprodução, certificados ou a execução de pesquisas. Já é possível acessar os registros paroquiais do distrito de Braga (com exceção de Guimarães), inclusive batismos, casamentos, falecimentos, legitimações e perfilhações desde o século XVI. O arquivo pretende continuar com os trabalhos e disponibilizar ainda mais material, conforme ele for digitalizado.

Digno de nota é o apoio do Programa ADAI-Iberarquivos, que disponibilizará o seu arquivo do Conde da Barca (Família Araújo de Azevedo). Este espólio é muito importante visto que trata da relação entre Portugal e a América Latina. O Conde da Barca foi ministro e embaixador no Brasil e parte do seu legado está justamente no Brasil.

Fonte: correiodominho.com

Comentários (2) Trackbacks (0)
  1. Praticamente toda a minha família é do Concelho de Fafe no Distrito de Braga e devo dizer que a forma como este arquivo está a ser tratado é fantástica. Não só está já uma grande parte digitalizada e online como está a ser sistematizado. Ver http://www.ghp.ics.uminho.pt/genealogias.html.

    Mais: quando é necessário ajuda os responsáveis e demais pessoais são inexcedíveis, seja pessoalmente seja por email. Um exemplo a ser seguido!!

    Francisco Barros Castro, Fafe, Braga, Portugal.
  2. meu nome é Vera Lobato tenho interesse em contactar com este arquivo, pois o meu avo paterno natural de Abadin o Senhor manoel Luis de Souza Lobato tem seu registro neste arquivo segundo informações. peço que se receberem entrem em contato pelo email. vlwlobato14@hotmail.com

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados