27    dez 201313 Comentários

Você já foi a um museu?

Muito provavelmente a resposta para a minha pergunta logo acima é não. De fato, pesquisas recentes mostram que mais de 90% dos brasileiros (dependendo da pesquisa por mim realizada, os números variavam de 90 a 96%) nunca visitaram um museu em suas vidas.

O IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus - em um relatório de 2010, demonstra que dos 5.564 municípios brasileiros, 1.172 possuem um museu – uma taxa de 21,1%. A maior parte dos municípios deste universo (771) possui apenas um museu.
As regiões Sudeste (1.151) e Sul (878) detêm a maior quantidade de instituições. Outra conclusão (talvez não inesperada) do estudo é que a maior parte dos museus brasileiros (30,5%) está localizada em capitais.

Mas a notícia boa é que agora já se pode visitar vários museus brasileiros sem que seja necessário sair de casa. O site Era Virtual iniciou um projeto de digitalização do acervo de vários museus, para que fosse possível visitar virtualmente museus de Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Museu da Inconfidência - Imagem: museu.gov.br

Desde 2008 estão sendo desenvolvidos projetos de visitação virtual a diversas instituições culturais visando a ampla divulgação e promoção dos museus brasileiros e de seus acervos. Estes projetos foram e continuam sendo resultado da percepção de que nesta nova era da tecnologia das informações é essencial inovar, rever e reconstruir o modo de promover a cultura.

Alguns dos museus que já podem ser visitados são: Museu de Artes e Ofícios, Museu do Oratório, Casa de Cora Coralina, Museu Nacional do Mar, Museu Victor Meirelles, Casa Fiat de Cultura, Casa Guimarães Rosa, Museu Casa Guignard, Casa da Ciência, Museu da República, Casa de Oswaldo Cruz, Museu do Diamante e Museu Histórico Abílio Barreto.

Gostaria de deixar aqui o convite da Maria Lúcia Bernardini, que me inspirou a escrever este post:

"Mesmo que não tenham tempo, agora, de fazer as visitas virtuais aos museus brasileiros que já estão "funcionando", pode abrir o endereço e salvá-lo em "Favoritos", para que possam visitar quando quiserem, no rótulo "Visitas Virtuais", depois de "Home" e "Projetos".

Participe! Grandes descobertas podem ser feitas em um museu. E esperamos depois o seu comentário, nos contando qual foi o museu de que mais gostaram.

Comentários (13) Trackbacks (0)
  1. Karen: você é admirável, pois, a partir de uma sugestão, você ampliou a pesquisa e nos estimulou a uma visita virtual aos museus disponíveis em "Era virtual". Afirmo, sem medo de ser pretensiosa, que essas visitas a museus, mesmo as visitas virtuais, se relacionam, em algum momento, com nossas pesquisas sobre migração e imigração. Parabéns pela postagem. Abraços. Um excelente 2014 a todos, sem exceção.
  2. Já fui, no Museu do Ipiranga, no Masp entre outros
  3. Já fui a quase todos os museus de São Paulo, a muitos de Paris e até museus de Sorocaba, interior de São Paulo.
  4. Já fui ao museu do Ipiranga, e museu da imigração
  5. Com certeza! Estive em vários.
  6. Claro que já fui a museus: esse da foto, ainda quando criança e outras tantas vezes. Também todos os lugares do mundo que visito, procuro conhecer os museus históricos, artísticos ou temáticos da cidade. Sugiro outra enquete ao povo brasileiro: Você frequenta bibliotecas???
  7. Já . No MASP e em outros
  8. Louvre entre outros.
  9. Uma pesquisa entre usuários do MY Heritage provavelmente terá resultado diferente. Quem pesquisa o próprio passado, história familiar, tende a ter mais interesse em espaços históricos e temáticos, como museus. Ou não?
  10. Fui no Museu da Inconfidência, Masp, Museu do mar e tantos outros...Quando viajo procuro conhecer algum museu da cidade ...Aplauso os projetos de visitação virtual dos museus e de seus acervos.
  11. Concordo Silvia!
  12. Visitei museus em: Fortaleza, Recife, Natal, João Pessoa, Ilhéus, Petrópolis, Vila Velha, Ouro Preto, Mariana,Curitiba, Francisco Beltrão.
  13. Ótima oportunidade visitarmos museu mesmo que seja virtual.
    Já não me lembro quantos visitei, mas ainda faltam muiiiiiiiiiiiitos.
    Lembrando que visitei o Museu do Holocausto em Israel. Impressionante!!!

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados