10    out 201326 Comentários

Como escolher um sobrenome na hora de casar?

Antigamente, para todo brasileiro, a regra era: ao se casar a mulher recebe o nome do marido e o marido continuava com o seu sobrenome. Não era incomum uma família receber um convite de casamento do tipo: Sr e Sra. Frederico Cardoso Pontes.

O que para algumas mulheres poderia ser uma fonte de orgulho - a de carregar o sobrenome do marido, para outras poderia ser uma espécie de carga, um símbolo de submissão ao marido.

Imagem: cienciaempauta.am.gov.br

Na cultura portuguesa, é costume que os filhos recebam um ou mais sobrenomes de ambos os progenitores. Os sobrenomes maternos precedem os paternos. Em Portugal, há um número máximo de sobrenomes permitidos, quatro, já no Brasil e nos restantes países de língua portuguesa não existe esta limitação.

No entanto, após o casamento, e após a adoção do sobrenome do marido, esta prática pode originar nomes extremamente longos. Por exemplo uma garota chamada de Maria Carolina que recebe dois sobrenomes da mãe, mais dois do pai - Maria Carolina Ferreirinha Mota Pereira dos Santos casa-se com Nuno Barroso dos Reis, poderia se tornar a Maria Carolina Ferreirinha Mota Pereira dos Santos Barroso dos Reis após o casamento.

Já no Brasil, consolidou-se a tradição francesa de estrutura do nome como nome, sobrenome materno + sobrenome paterno (se quiser outros aspectos relacionados a nomes, sobrenomes e apelidos, clique aqui).

De acordo com a lei portuguesa não é obrigatória a adoção do sobrenome do marido pela esposa e, de fato, muitas mulheres têm optado por não mais o fazê-lo, Outras podem até assumir o nome do marido, mas não o usam.

No Brasil, a esposa devia assumir pelo casamento o sobrenome do marido. Esta obrigatoriadade foi discutida e, com um parágrafo adicional, ficou decidido que a adoção do sobrenome era facultativa e esta regra vigorou até recentemente. O Código Civil de 2002, no entanto, trouxe uma nova alternativa para os noivos, quando dispôs que qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro.

E é justamente este fenômeno que está sendo observado pelos cartórios no país. No ano passado 25% dos homens acrescentaram aos seus os sobrenomes de suas esposas. Outras ideias também foram adotadas: os casais trocaram de nomes - o marido passa a usar o sobrenome da esposa e a esposa o do marido.

Como são os sobrenomes da sua árvore genealógica? Seguem a tradição mais antiga ou os novos direitos adquiridos com o novo Código Civil? Adoraremos saber mais sobre você e sua família nos comentários abaixo.

Comentários (26) Trackbacks (0)
  1. Bom dia,

    Os mais antigos, a mulher deixava seus sobrenomes e assumia só os do marido (inteiro ou parte). Da década de 60 para frente, as mulheres adicionavam o sobrenome paterno do marido e ainda continua assim. Vamos aguardar os próximo casamentos, para ver se alguma coisa vai alterar.
  2. Gostaria de saber se posso colocar o sobrenome materno meu na minha esposa quando casarmos?
  3. E Gente meu nome é Grace de Oliveira Santos meu noivo Se chama Alan Clark Santos de Carvalho e eu queria que meu nome pegasse o sobrenome de meu pai, Pois ele me registrou mais minha mãe na epoca separada dele não aceitou que eu pegasse o sobrenome dele q seria Jonas e agora ao casar queria mto alterar da seguinte forma: Grace Jonas (de meu pai) de Oliveira (de minha Mae)Carvalho (de meu esposo). Poderia?????
  4. Quando e como faço para apos o casamento minha noiva use meu primeiro nome e não meu sobrenome.
  5. bom dia, tem como eu e minha noiva colocar um sobrenome que não tem nada a ver com os nossos? Obrigado!
  6. Gente
    meu nome é Ivoneide de oliveira silva e do meu noivo
    Josiel cavglier de oliveira..Gostaria de saber se posso usar o sobrenome
    dele Cavglier seria possivel???
  7. Boa Tarde!

    O meu nome é NAIARA ISMERIM COSTA e o do meu noivo é EDSON BOLOGNESI NASCIMENTO JUNIOR. Gostaria de saber se quando eu casar o meu sobrenome poderá ser NAIARA BOLOGNESI NASCIMENTO COSTA? Ou é obrigatório o sobrenome do meu noivo ser no final?
  8. Olá Naiara,

    informe-se no cartório da sua cidade. Eles poderão lhe dar informações atualizadas, pertinentes ao seu local de residência.
  9. Ola

    Gostaria de saber se posso acrescentar um "de" no nome.
    O Nome do meu meu noivo seria Felipe Azevedo, Eu poderia colocar do meu "De Azevedo" ?
  10. Oi Elen, isso depende do lugar onde você realizará o casamento. Cada país tem suas regras específicas sobre alterações permitidas durante a adoção do sobrenome. Entre em contato com o cartório mais perto de sua residência e peça as informações necessárias.
  11. Minha noiva tem o sobrenome Rocha, e o meu sobrenome é Rocha Cupido, ao casarmos ela pode adotar seu nome e sobrenome Rocha e adotar o meu sobrenome Rocha Cupido, ficando com o nome de casada Léa Aparecida Rocha Rocha Cupido ? Se alguém puder esclarecer eu agradeço.
  12. Moro no Brasil...meu nome é muito grande... marcelina aparecida mudesto de souza como eu tira dois sobrenome?
  13. O nome do meu noivo é Carlos Azevedo Silva eu quero adquirir o Azevedo... eu posso escolher ?
  14. Olha Meu nome e juliana luiza o mone do meu noivo e Matheus Eduardo Santana teles e eu queria ao inves de adquirir o Santana adquirir o teles pode?
  15. quero tirar uma duvida, fui no cartorio dar entrada nas papeladas e eu escolhi um dos sobrenomes do meu noivo, escolhi o nome do meio, é o sobrenome da mae dele. quero saber se tem algum problema, sera que so pode ser o sobrenome do pai dele?
  16. Oi Kesia, se o cartório autorizar, então é possível sim. Isso realmente depende de cada jurisdição, então a melhor maneira de fazer a escolha correta é consultando o fórum local, ou consultando um advogado especializado nas leis locais.
  17. Olá eu tbm queria saber meu nome é Raquel Araújo Silva do meu noivo Robson Keizo Nakashima eu e ele quer muito acrescentar Nakashima no meu nome pode ser feito assim?
  18. gostaria de saber se meu noivo pode usar meu sobrenome.
  19. gostei de poder tirar duvidas por aqui.
  20. e muito bom saber que as coisas evoluiram.
  21. Ola Marcia, sim isto é possível! Felicidades aos noivos :-)
  22. olá

    O sobrenome do meu noivo é Almeida da Silva e meu sobre nome é da Silva Simões. Gostaria de saber se posso usar o nome dele do meio Almeida com a preposição de, usar meu sobrenome parteno Simões. Ficando Leticia Simões de Almeida?
  23. Vou me casar e gostaria d saber se posso acrescentar um sobre nome da minha esposa e mais um sobre nome do meu pai
  24. Olá Anderson, consulte o cartório mais próximo do seu local de residência, para verificar todas as possibilidades no seu caso.
  25. Oi Letícia, como não sei o seu local de residência e para não dar uma resposta meramente especulativa, sugiro que você confira o cartório mais próximo da sua residência, para que eles esclareçam o que você pode ou não fazer.
  26. Boa noite, me chamo Dherson Nunes leite, minha noiva Luanna de Fatima de Nazare Marques. na lei antiga minha esposa pegaria meu ultimo nome certo ? só que quero que ela receba meu segundo nome, isso agora pode ser possível ?? Ou como ficaria ??

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2016 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados