29    out 20131 Comentário

Biblioteca Nacional do Brasil

Você já visitou a Biblioteca Nacional ou pretende visitá-la hoje? Se sim, lembre-se que hoje a biblioteca está completando mais um ano de vida! Fundada em 29 de outubro de 1810 com o nome de Fundação da Real Biblioteca, hoje em dia, ela é a maior biblioteca do Brasil e da América Latina, e a sétima maior biblioteca do mundo. Não coincidentemente, comemora-se igualmente hoje o Dia Nacional do Livro.

Fachada da Biblioteca Nacional

Suas origens estão intimamente ligadas à história do Brasil. Pois foi com a vinda da Família Real para o Brasil, e com a vinda da Real Biblioteca Portuguesa, que o Brasil ganhou a sua primeira biblioteca. Este primeiro acervo de sessenta mil peças, entre livros, manuscritos, gravuras, mapas, moedas e medalhas foi trazido ao país em três etapas, entre 1810 e 1811.

Durante os primeiros meses o acervo foi guardado no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, próximo ao Paço Imperial. Mas como as instalações eram inadequadas, foi estabelecido que um novo local seria edificado para abrigar as valiosas obras da biblioteca.

Com a Independência do Brasil, Dom Pedro não retornou a Portugal com a Família Real e a Biblioteca também permaneceu por aqui. Ela passou a ser propriedade do Império Brasileiro e sua compra está devidamente registrada no Tratado de Amizade e Aliança firmado entre os dois países em 29 de agosto de 1825.

Em 1858 a Biblioteca, que continuava a ampliar o seu acervo, foi transferida novamente, desta vey para o Largo da Lapa. Finalmente, em 1910 a Biblioteca é transferida uma última vez, para a sua atual sede, no dia em que a Biblioteca completava 100 anos de idade.

De lá pra cá muita coisa mudou, como, por exemplo, o acervo digital da Biblioteca Nacional. Através da Hemeroteca Digital, a Biblioteca Nacional disponibiliza para consulta uma importante parte da nossa história contada através dos jornais e revistas do país. Ou o número de itens disponíveis que, hoje em dia, já passam de 9 milhões.

E você, já pesquisou na Biblioteca Naciona no acervo físico ou digital? Qual é a importância de uma biblioteca nas suas pesquisas genealógicas? Você já encontrou informações sobre seus antepassados nos períodicos disponíveis para pesquisa online?

Fonte: Wikipedia.pt e site da Fundação Biblioteca Nacional

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. !!! EXCELENTE !!!

    Prezada Karen, completando suas informações acima posso afirmar - já faz alguns anos que estou pesquisando a genealogia da “família Coutinho”. Meu avô Manoel Guedes Coutinho, português faleceu em 1940 quando minha mãe tinha 10 anos e ela guardava muito poucas lembranças dele, uma tia que está com 104 anos também não soube me dar muitas informações, assim minhas pesquisas andavam devagar, foi quando casualmente encontrei o site da Biblioteca Nacional e comecei o trabalho, neste endereço descobri através dos jornais da época mais de 500 registros até agora sobre o tema “família Coutinho”. Obtive preciosas informações de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas sobre a “família Coutinho” o meu avô, sua empresa, seus amigos, o time de futebol que ele torcia, os locais onde ele freqüentava, e de seus filhos. Ainda não terminei, pois vou juntando os dados pesquisados com as informações que já possuo e vou chegando mais longe, tudo isso graças a Biblioteca Nacional Digital do Brasil. Este endereço é sem dúvida indispensável para iniciantes e estudiosos da genealogia, o site é facílimo de navegar e rapidamente o interessado progride.
    Biblioteca Nacional Digital do Brasil – Hemeroteca Digital Brasileira

    http://memoria.bn.br/hdb/uf.aspx (pesquisa por local - Unidade da Federação)

    http://memoria.bn.br/hdb/periodo.aspx (pesquisa por período - datas)

    http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx (pesquisa por periódicos - jornais e revistas)

    Boa pesquisa a todos, é fácil e rápido!

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados