Pai e filha se inscrevem no DNA Quest e se encontram

Pai e filha se inscrevem no DNA Quest e se encontram

Rachael Robertson foi adotada quando bebê e, na adolescência, começou a desenvolver a curiosidade de saber sobre sua família biológica. Mal sabia ela que seu pai biológico – que viveu a apenas uma curta distância durante parte de suas vidas – ansiava por encontrá-la. Ambos solicitaram kits de DNA gratuitos por meio do projeto pro bono DNA Quest do MyHeritage para reunir os adotados com suas famílias… e se encontraram.

Você também fez uma descoberta incrível com MyHeritage? Conte-nos sobre isso!

‘Algo dentro de mim parecia faltar’

Rachael nasceu em novembro de 1989, em West Jordan, Utah, e foi adotada ainda bebê. “Não recebi muitas informações sobre meus pais biológicos”, diz Rachael. “Então, embora eu tenha crescido com a melhor família, ainda havia algo dentro de mim que parecia faltar.”

Foto de Rachael Robertson

Rachael

A irmã mais velha de Rachael, que também foi adotada, conseguiu encontrar sua família biológica paterna por meio de testes de DNA, e isso inspirou Rachael a tentar. “Vendo minha irmã tendo essa alegria extra em sua vida, eu queria saber sobre meus próprios pais biológicos”, escreveu Rachael em um artigo publicado na Newsweek. “Minha mãe, minha irmã e meu marido me incentivaram a buscar. Eu estava nervosa, mas sabia que se estendesse a mão e encontrasse uma mãe e um pai que não quisessem nada comigo, eu ficaria bem porque já tinha esse apoio e amor.”

“Na verdade, não pensei que algo viria do meu teste de DNA”, ela admite, mas se inscreveu para um kit de DNA gratuito por meio do DNA Quest em maio de 2018 e fez o teste. A princípio, nada surgiu – nenhuma das correspondências de DNA era significativa o suficiente para perseguir. Mas um ano depois, uma mensagem apareceu na caixa de entrada do MyHeritage de Rachael.

“Comecei a ler uma mensagem de um homem, perguntando educadamente se eu era adotada, porque há 30 anos sua filhinha foi colocada para adoção e ele acredita que sou filha dele. Não consegui ler direito… Comecei a chorar e gritar de emoção, ao perceber que esse homem é meu pai. Acontece que ele acabou de fazer o teste de DNA do MyHeritage, na esperança de me encontrar.”

‘Nós imediatamente clicamos’

O pai biológico de Rachael, Criss, sabia que era pai de uma menina com sua namorada, mas depois que ela terminou com ele, ela colocou o bebê para adoção. Ele sempre se perguntou o que aconteceu com ela, e antes de se casar com sua esposa, LeAnn, ele contou a ela tudo sobre isso. “Queria ter certeza de que ela entenderia que pretendia encontrar minha filha”, diz Criss. “Minha esposa me apoiou muito e, quando encontrei Rachael, ela ficou feliz em recebê-la em nossa família.”

Foto de Criss Rosenlof

Cris Rosenlof. Foto aprimorada por MyHeritage

Criss é um ávido genealogista e, em março de 2019, participou da conferência RootsTech. Nessa conferência, anunciamos a expansão de nossa iniciativa DNA Quest, comprometendo-nos a doar mais 5. mil kits de DNA. Criss decidiu se candidatar a um e, assim que obteve os resultados, tirou a sorte grande: sua filha estava bem ali no topo de sua lista de Correspondências de DNA.

Criss escreveu para Rachael imediatamente dizendo que “Parece que eu sou seu pai biológico” e perguntou se ela estaria disposta a conhecê-lo.

“Fiquei tão impressionada com a mensagem”, escreveu Rachael para a Newsweek. “Eu estava super animada e esperançosa, mas também ansiosa. Eu não sabia o que ele ia dizer ou qual era o envolvimento dele em me colocar para adoção.

Rachael concordou em encontrá-lo e, algumas semanas depois, eles se encontraram para almoçar.

“Criss me reconheceu imediatamente, porque eu me pareço muito com sua filha caçula, Caitlin”, diz Rachael.

As crianças Rosenlof (à esquerda) e Rachael (à direita)

As crianças Rosenlof (à esquerda) e Rachael (à direita)

“Eu estava ansiosa”, admitiu Rachael na Newsweek. “Era como uma entrevista de emprego, a sensação de ‘Preciso dar o meu melhor, quero que essa pessoa goste de mim’. Mas, ao mesmo tempo, pensei, se não der certo, eu ainda atingi meu objetivo, que era conhecê-lo. Mas eu não precisava ter me preocupado. Conversamos e imediatamente clicamos. Conversar com ele era tão divertido. Ele é uma pessoa tão carismática e temos muito em comum: nós dois amamos música e teatro, nós dois costumávamos cantar e atuar, e ele era enfermeiro enquanto eu trabalhava em medicina veterinária por anos. Nós nos conectamos em coisas tão aleatórias.”

O mais louco de tudo é que o marido de Rachael, Jake, conheceu Criss dois anos antes em uma convenção de quadrinhos e não fazia ideia de que estava tendo uma conversa adorável com o pai de sua esposa! Rachael também compareceu à convenção, mas havia saído para passear com os filhos (hoje com 7 e 10 anos) e perdeu o encontro com Criss.

Criss também explicou a Rachael o que havia acontecido com sua mãe biológica. Ele disse que ela terminou com ele depois que ele a engravidou e disse que ela estava colocando o bebê para adoção. Quando Rachael nasceu, sua mãe biológica avisou Criss e disse que ele poderia ir vê-la, mas ele optou por não ir, porque sabia que se a visse não seria capaz de se separar dela – mas ele sempre quis encontrá-la e tê-la em sua vida.

Rachael se torna parte da família

No dia seguinte ao primeiro almoço juntos, Rachael recebeu uma mensagem de Caitlin, sua meia-irmã mais nova, perguntando se eles poderiam se conhecer também. “Começamos a trocar mensagens no Facebook”, conta Rachael, “e depois de um tempo nos encontramos para tomar um chocolate quente no Starbucks, o que foi muito divertido. Tenho uma relação muito próxima com ela.”

Com o passar do tempo, Rachael se tornou parte da família de Criss, como ele esperava. A família adotiva de Rachael também se juntou à família de Criss e formou um relacionamento caloroso. “Sou muito grato a eles”, diz Criss.

As famílias Rosenlof e Robertson juntas. Rachael e Criss são o segundo e o terceiro da direita na fila de trás

As famílias Rosenlof e Robertson juntas. Rachael e Criss são o segundo e o terceiro da direita na fila de trás

Graças ao novo vínculo familiar, Rachael foi dama de honra no casamento de sua meia-irmã Caitlin em junho passado.

Rachael (right), at Caitlin and Evan’s wedding (center) with her half-siblings Spencer and Chrissy

Rachael (à direita), no casamento de Caitlin e Evan (centro) com seus meio-irmãos Spencer e Chrissy

Rachael e Criss se falam todos os dias.

“É apenas outra fonte de amor”, conclui Rachael em seu artigo na Newsweek. “Acredito que o amor nunca diminuirá por ter mais pessoas em sua vida – ele só pode se expandir.”

Estamos muito felizes por esta amorosa família recém-descoberta e gratos por ter sido fundamental para reuni-los..

Se você também fez uma descoberta incrível com o MyHeritage – queremos ouvir sobre isso! Por favor, envie-nos através deste formulário ou nos envie um e-mail para stories@myheritage.com.