20    ago 20136 Comentários

O tamanho da sua história

Qual é o tamanho do mundo? Qual é o tamanho do seu país?

Tem muita gente que não tem noção deste tamanho. Alguns se espantam quando viajam e se deparam com cenários que nem pensavam em existir. Isso é muito comum, pois fazemos dos espaços que estamos habituados a frequentar o tamanho de nosso mundo.

Assim como tornar o nosso ambiente como único, por termos vivido nele por um longo tempo, e descobrir em outros lugares a sensação do desconhecido.

Este também é um fato em quem esta constantemente olhando a sua árvore genealógica crescer e acompanhando todas as inúmeras inclusões de perfis e dados que os outros parentes estão inserindo e colaborando.

Muitas vezes fazemos uma viagem além do nosso "mundinho" e viajamos por outros mundos que foram criados por outras pessoas em suas vidas, com cenários próprios e com outras características daquelas que estamos acostumados a ver.

Eu comparo estes momentos a aqueles que, em muitas ocasiões, ao viajar daqui para lá eu enxergava o tamanho do terreno que eu havia percorrido e constatado que estava em um local diferente e estranho para mim daquele que usualmente eu conhecia. O que era comum para as pessoas do local, era algo inteiramente novo e desconhecido para mim.

Recentemente, eu olhei uma foto postada por um de meus parentes, uma foto antiga, onde alguns deles estavam em um cais de porto e eu não conseguia identificar este cais. Por mais que eu olhasse, por mais que eu tentasse o cenário, as pessoas, seus tipos físicos, suas vestimentas e até mesmo a cor da pele, não me eram comuns. Aquele mundo deles, não era o meu mundo, mas eles eram parentes bem próximos se comparados aos outros parentes. Quem eram,  o que faziam, como se chamavam são questões comuns a todos nós, mas, onde estavam ou de onde eram, era um mundo novo para mim.

Aquele lugar que eu via na foto era um mundo novo, com costumes diferentes, modos de se viver diferentes e eu senti aquela mesma sensação do viajante diante de um novo cenário. Confesso, eu me espantei com o tamanho do meu mundinho.

Até então, todos os parentes que eu conseguia colocar na árvore, tinham o mesmo perfil meu, moravam quase que todos na mesma cidade, (cenários conhecidos), ou em cidades próximas, onde até as nuvens no céu eram iguais as minhas.

Diante daquele novo mundo, minha imaginação tentou visualizá-los, em seus trabalhos, em suas conquistas e nas suas dificuldades. Aquele ambiente para mim era novo e desconhecido, mas para eles era "o seu mundo".

Descobri que o meu mundo é bem pequeno, mas na realidade o mundo de minha família é bem grande. Hoje sou explorador de novos mundos. Navego pela minha árvore, pelos outros ramos e pelas informações de meus parentes, pelos comentários, pelas fotos e pelo jeito de viver, por outras cidades, Estados ou país. Olho mapas, exploro terrenos e descubro um mundo totalmente novo para mim. Minha família ocupa muitos espaços neste grande mundo e minha árvore me leva a todos estes lugares, em imaginação e em informação.

Se você quer explorar novos mundos, procure se colocar na vida de seus parentes, nas épocas que eles viveram, nas roupas que vestiam, no que comiam e tenha uma boa viagem.

Comentários (6) Trackbacks (0)
  1. Excelente! O mundo não pode ter somente o nosso tamanho!
  2. Gostaria de ver a arvore da familia Terroso
  3. Gostaria de conhecer todos os meus parentes e antepassados. Talvez tenham aquela foto antiga que sua vó informava quem eram mas vc nunca prestou muita atenção.
  4. Eu queria a minha árvore genealógica, mas não sei como começar. Muito interessante essa matéria.
  5. Muito interessante esta matéria, gostaria de fazer minha árvore genealógica, mas não sei como começar.
  6. Muito bom artigo Walter! Algumas não pessoas conseguem entender nada além do seu mundo e invariavelmente julgam pelo seu mundo e não fazem reflexões sobre o do outro. Por exemplo, observem o tamanho do Brasil, como compreendê-lo como um todo com tanta diversidade histórica e cultural? Entender essas particularidades ajuda a compreender quem somos.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados