26    jun 20132 Comentários

Feira Medieval em Portugal

Todos os anos, na primavera europeia, as Feiras Medievais fazem da história uma festa.

Os cenários já estão prontos na maioria das vezes, são locais históricos, castelos e cidades com uma participação importante na história do país.

Uma das mais importantes destas festas é a Viagem Medieval de Santa Maria da Feira. Já comentamos aqui sobre esta festa e este ano, ficamos mais ainda satisfeitos quando nossa equipe teve o prazer de conversar com a genealogista Maria Madalena sobre o intenso trabalho que a equipe de eventos da feira realiza nos meses que antecedem.

Não só cenários, roupagem ou hábitos que as equipes da feira reconstroem e fazem a alegria dos visitantes. Todo um levantamento histórico documental é realizado para permitir mostrar a história exatamente como ela aconteceu.

Este ano, um dos trabalhos de Maria Madalena foi a genealogia e história da Rainha de Portugal, Dona Maria Urraca.  E para quem faz genealogia, estar com documentos antigos, ter acesso a livros e acervos que contam a história de um país já é um grande prazer. Parte desta história pode ser contada por Maria Madalena em uma matéria anterior.

As recriações são tão rigorosamente perfeitas que levam o visitante por uma viagem na Europa Medieval, onde le pode participar como expectador ou personagem. (roupas medievais são alugadas no evento).

Este ano, a pedido de alguns de nossos usuários, antecipamos este anuncio para que muitos dos brasileiro que estão de viagem marcada para Portugal, possam incluir em seus passeios uma visita, quase que obrigatória, a este evento.

E para os Portugueses, fica aqui um convite para que todos visitem este evento que já é um patrimônio de Portugal.

Incluímos abaixo as demais datas (até o final do ano) de outros, também tão famosos eventos, quanto a Viagem Medieval:

Calendário de Feiras e Mercados Medievais 2013

JUNHO
de  07 a 09 de Junho - Feira Medieval de Alcoentre
de  07 a 09 de Junho - Feira Medieval de Oliveira do Bairro
de  07 a 09 de Junho - III Mercado Medieval CBEI - Vila Franca de Xira
dia 09 de Junho - Feira Medieval de Coimbra
de  06 a 09 de Junho - Albufeira Medieval
de  07 a 09 de Junho - Feira Quinhentista do Machico
de  07 a 10 de Junho - Feira Medieval em Terras de Vilar de Andorinho
de  14 a 16 de Junho - Feira Quinhentista da Lousã
de  14 a 16 de Junho - Feira Medieval de Lamego
dia 22 de Junho - Feira Medieval de Alvito
de  21 a 23 de Junho - Feira Medieval de Fronteira
de  20 a 23 de Junho - Feira Medieval/Quinhentista em Vila Nova de Famalicão
de  21 a 23 de Junho - Feira Medieval de Linda-a-Velha
dia 23 de Junho - Recriação da Batalha dos Atoleiros em Fronteira
dia 29 de Junho - Feira Medieval de Trancoso
de  28 a 30 de Junho - Feira Medieval do Porto/Miragaia

JULHO
de  04 a 07 de Julho - Festival Medieval de Elvas
de  04 a 07 de Julho - Dias Templários de Castelo Branco
de  05 a 07 de Julho - Feira Medieval de Penedono
de  19 a 21 de Julho - Feira Medieval de Sintra
de  26 a 28 de Julho - Mercado Medieval de Pinheiro Grande
de  11 a 04 de Agosto - Mercado Medieval de Óbidos

AGOSTO
de  01 a 11 de Agosto - Viagem Medieval em Terra de Santa Maria da Feira
de  02 a 11 de Agosto - Feira Medieval de Silves
dia 11 de Agosto - Recriação da Batalha de Aljubarrota
de  10 a 15 de Agosto - Feira Medieval de Aljubarrota
de  23 a 25 de Agosto - Festa da História - Vila Nova de Cerveira
de  22 a 25 de Agosto - Dias Medievais em Castro Marim
de  29 a 01 de Setembro - Feira Medieval Castelo de Vide
de  30 a 01 de Setembro - Feira Medieval da Póvoa da Varzim

SETEMBRO
de  13 a 15 de Setembro - Feira Medieval Alvalade do Sado
de  20 a 22 de Setembro - Feira Medieval de Rio Tinto

Visite a página e obtenha mais informações.

Se você for fotografar a feira, envie suas fotos para stories@myheritage.com

Comentários (2) Trackbacks (1)
  1. Caro Walter,

    Agradecemos a valiosa informação.

    No mesmo sentido, informo que, no Brasil, precisamente em Porto Feliz (antiga Araritaguaba), a alguns kilometros da capital do Estado de São Paulo, existe uma festa comemorativa denominada "Semana das Monções" que neste ano será realizada em sua 58ª edição, sempre no mês de Outubro.

    Entre a segunda década do século XVIII e a primeira metade do século XIX as chamadas monções foram expedições fluviais que mantiveram as comunicações entra a capitania de São Paulo e a capitania de Mato Grosso.

    Em sua origem, o termo se refere ao regime alternado de ventos, que define o período propício à navegação. No Brasil daquela época, porém, tratava-se da estação favorável às viagens fluviais, considerando-se o regime dos rios - cheias ou vazantes.

    As monções tiveram um importante papel na colonização da Região Centro-Oeste do Brasil, após o declínio das bandeiras. Iniciaram-se em 1718, quando o bandeirante Pascoal Moreira Cabral descobriu ouro nas proximidades do sítio onde hoje se encontra a cidade de Cuiabá. Em pouco tempo, outros sertanistas foram atraídos pela notícia, sobretudo da capitania de São Paulo. Como resultado, uma verdadeira corrida do ouro acabou por converter a região em um vasto campo de mineração.

    É nesse ambiente e tempo que nasceu na vizinha Parnayba (Santana de Parnaíba/SP) Florência da Silva Naves, avó do Patriarca João Naves Damasceno cc. Anna Vittoria de São Thomé.

    Ilustrando aqueles tempos temos a obra cinematográfica, através do "trailer" do Curta Metragem dirigido por Marcelo Domingues. Premiado como melhor vídeo de ficção e melhor fotografia de festival de cinema de santa cruz das palmeiras 2009, etc, podendo ser visualizada através do Blog Família Naves, acessando o Link:

    http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2010/05/florencia-da-silva-naves-cc-domingos.html

    A Semana das Monções é o maior evento da cidade de Porto Feliz (SP), voltado para a atração de turistas e para as famílias porto-felicenses, com diversas opções de lazer e cultura, como teatro, desfiles, artesanato, além da programação religiosa”.

    Na Semana das Monções, os habitantes da cidade se vestem com roupas da época e realizam a maior encenação teatral brasileira ao "ar livre".

    Vale a pena conhecer.

    O blog Família Naves publicou em sua edição de 30 de outubro de 2011, sob o título "Florência da Silva Naves cc/ Domingos Lopes da Silva", matéria sobre o assunto. Acesse o link http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2010/05/florencia-da-silva-naves-cc-domingos.html para ler matéria na íntegra.

    Grande e fraterno abraço.
    Abilon Naves
    Blog Família Naves
    blogfamilianaves@hotmail.com
    http://www.familiaresnaves.blogspot.com
    https://www.facebook.com/abilon.naves
  2. Venham conhecer Santa Maria da Feira, o seu lindo Castelo, as suas simpáticas pessoas e aproveitem para viajar connosco esta Viagem no tempo, até ao Reino de Afonso II, neto do primeiro Rei de Portugal, um Rei que dizem muitos, foi avançado no tempo, pela sua forma de querer organizar o seu Reino.
    D. Afonso II quando subiu ao trono no inicio de 1211, tinha 25 anos, era enfermiço, obeso, com uma doença de pele desde sempre, muito embora de aspecto imponente, agigantado , mas sem qualquer vocação militar, não tinha gosto nenhum pelas armas, mas em contrapartida tinha herdado do seu Pai o gosto pela Política interna, pelas lutas com o Clero, pela Centralização do Poder Real e pelo apoio do braço popular.
    Venham conhecer este Rei que mandou reunir as primeiras cortes de Coimbra, o mais parecido ao que hoje chamamos de Parlamento e conheçam os seus 12 anos de Reinado.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email
Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados