10    abr 20135 Comentários

Uma foto, uma grande pesquisa.

Durante o regime militar no Brasil, alguns ícones foram usados largamente pelas correntes contrárias ao regime. Naquela época, a necessidade do retorno do Brasil a um Estado Democrático era um clamor do povo.

A foto ao lado, foi um destes ícones. No momento que o então candidato ao cargo de Presidente da República o general Figueiredo enfrentava uma grande campanha por eleições livres, diretas e democráticas, a visão de uma criança se recusando ao aperto de mão foi crucial para aquecer ainda mais os ânimos dos contrários ao Regime Ditatorial.

A história do Brasil teve então uma reação popular que cresceu em adeptos e cresceu em coragem para exigir a democracia.

Na imagem, a reação de uma criança foi assumida por milhões de brasileiros e o regime mudou.

Quem é esta criança? Quem é esta personagem tão importante que fez com que milhões de brasileiros tomassem uma atitude idêntica de repudio a ditadura e anos depois iriam para as ruas pedir pelos seus direitos?

Era um mistério até 2012. Mesmo o fotografo Rinaldo Nicolaevsky, autor da foto, não sabia quem era a garotinha e faleceu em 2008 sem saber.

33 anos depois da foto, que foi capturada em setembro de 1979, uma pesquisa moderna conseguiu localizar a personagem desta foto.

A pesquisa contou com alguns fatores bem interessantes que muitos de nós genealogista ignoramos. Veja bem o histórico da pesquisa.

1º -  Doente, o jornalista manifestou o desejo de saber do paradeiro da garotinha. Amigos e familiares criaram um site, fizeram campanhas nas redes sociais e divulgaram cartazes na tentativa de localizar a criança. Lamentavelmente Rinaldo veio a falecer e a campanha foi interrompida.

2º -  Mesmo interrompida a campanha obteve sucesso, quando a mãe da personagem identificou a filha e a alertou para o fato.

3º -  Identificada a personagem e a história esclarecida, o que até então era considerado um ato de repudio, se transformou em uma simples "birra" infantil.

Você terá a oportunidade de ver ao final a reportagem do jornalista Vladimir Netto produzida para o Jornal da Globo em 2012 e poderá confirmar que o caminho da busca passou, em primeiro estágio, pela exposição da imagem em todos os locais de grande acesso de público, uma tentativa de fazer com que mais e mais pessoas pudessem ver e se interessar pela imagem e assim, em algum ponto a ajuda seria encontrada.

Este tipo de exposição foi feita, pois era possível, a exemplo de tantos outros ocorridos, que a dificuldade de identificação estivesse relacionada ao fato de que nem a menina sabia que tinha sido fotografada e que a sua foto tinha causado tanto impacto.

Esta situação é muito comum em MyHeritage. Quando abrimos álbuns de fotos para nossos Membros convidados para que eles postem fotos antigas, muitas vezes temos agradáveis surpresas. Muitos de nós nos identificamos em fotos que nem imaginavam que existiam, como em fotos de aniversário na casa dos primos ou um passeio, que alguém tenha feito um registro e você nem tenha percebido.

Descoberta a personagem e ouvida a sua história, o rumo do ícone mudou espantosamente, mesmo que não tenha alterado nada nos dias de hoje.

Fotos sem legendas ou identificação levam a interpretações que nem sempre condizem com a realidade. É muito comum em genealogia, uma simples foto, determinar o rumo da pesquisa e mudar o caminho da história. Detalhes registrados na imagem contam muito, mas os depoimentos dos personagens é de valor inestimável. Questione cada foto antiga que você encontrar, procure consultar os personagens ou alguém que tenha tido contato com os personagens e você verá que a lembrança vivida é primordial para o entendimento da foto.

Jamais desista da pesquisa, não perca as esperanças. Continue, persista. Alguém tem a resposta ao seu pedido.

Não tenha medo de se expor, uma foto antiga não é perigosa nos dias de hoje.

É um mito pensar que a sua imagem de dez ou vinte anos atrás possa ser usada contra você por uma outra pessoa, exceto, se você for o Presidente do Estados Unidos ou da Rússia, ou se a foto mostrar você com um rifle em Dallas no dia do assassinato de Kennedy.

Festas de aniversários, férias em família, almoços de natal, trazem lembranças e não perigo.

E nosso último conselho antes de você assistir a reportagem:

Confie na sua Árvore Genealógica, acredite nos Smart Matches. Quando você posta algo em sua árvore, MyHeritage começa para você uma Campanha de Busca pelo mundo todo. Uma campanha muito mais ampla que a campanha dos amigos do jornalista Guinaldo Nicolaevsky.

Assista agora ao vídeo.

Comentários (5) Trackbacks (0)
  1. muio bom como sempre vocês me comunicam tudo, estou super contente de saber mais uma parte da nossa história , da memória Política, do Regime militar , para que não volte nunca mais
  2. Da forma como estão tratando o Brasil com a falsa DEMOCACIA eu creio que a DITADURA neste momento é o que irá colocar o Brasil nos trilhos novamente, a CURRUPÇÃO entre os POLITICOS virou um CÂNCER INCURÁVEL é preciso uma ação energica para eliminar este câncer...
  3. ... olá Sr. Walter Olivas ...
    ... olá MyHeritage ...
    ... achei muito interessante essa história ... a foto em si ... os mistérios ... as conotações estabelecidas ... os efeitos de um feito ... ainda mais que gosto muito de política e estou praticando a genealogia com muito carinho ... e tenho sempre orientado meus familiares e colaboradores da necessidade de contar a história de uma foto ... " ... se uma foto conta uma história ... temos de contar a história da foto ... " isto é : ... identificá-la da forma que for possivel : ... nome ... local e data "...
  4. É logico que sou contra a ditadura, e a foavor da democracia todavia o pequeno contrangimento que virou historia do general Figueiredo que foi o primeiro presidente de que tive conhecimento pois sou de 1969, não faz a menor diferença comparado com a gigantesca vergonha que nós brasileiros nos deparamos com a politica atual. A materia é muito interessante, mas infelizmente não tem nenhum peso moral que possa mudar a tal "falta de decoro", ou vergonha, ou seja la o que for. A politica brasileira se tornou uma vergonha mundial e isso é lamentavel!
  5. Ou seja! O ato da menina nada tinha a ver com a situação.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados