3    abr 20130 Comentário

Arquivos proibidos

Um dos mais polêmicos arquivos brasileiros já é público e pesquisável pela internet.

O Arquivo do DEOPS  SP, Delegacia Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo e Santos, já está online desde o dia 1º de abril.

A temida delegacia do DEOPS foi responsável pela repressão política e inteligencia da Ditadura Civil Militar que deu o Golpe Militar de 1964. Ao completar 49 anos, depois de 2 anos de trabalho de digitalização e catalogação e de consumir mais de 400 mil reais, o acervo vem ao público com o nome de Memória Política e Resistência e se encontra no Portal do Cidadão do Estado de São Paulo.

Este acervo esteve proibido durante 48 anos e é composto em parte de um conjunto documental formado por 1.173 metros lineares de documentação, com 150 mil Prontuários (Nominais e Temáticos), 13 mil pastas de dossiês e aproximadamente 2 milhões de fichas.

Documentos que mostram não só os registros e fichas dos presos políticos, mas também a rotina dos funcionários e comandantes, como por exemplo o Livro de Presença onde pode-se ver a anotação de entrada ao "serviço" as 16 horas e 50 minutos (turno noturno) do famigerado Delegado Fleury em 25 de abril de 1975.

Delegado Fleury - 25 de Abril de 1975 - DEOPS SP (clique para ampliar)

Para fazer a consulta, é necessário que o pesquisador faça um tour por cada uma das seções do acervo para conhecer a história e descobrir os arquivos. Todos os arquivos podem ser baixados para o seu computador e será necessário ser visualizado pelo Adobe Reader (PDF). Baixe aqui.

Para acessar o acervo, clique no link a seguir: Memória Política e Resistência

Este acervo é um dos mais importantes relatos de uma época sombria e quase apagada da História do Brasil que agora é revelado graças aos apontamentos, documentos e registros históricos recuperados dos DEOPS de São Paulo e da cidade de Santos. Um período que muitos de nós brasileiros abominamos e desejaríamos que jamais tivesse existido.

Boa pesquisa.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados