11    abr 201310 Comentários

Arquivos Espanhóis

A imigração espanhola para o Brasil teve um significativo efeito sobre a cultura e costumes brasileiros.

Apesar da imigração espanhola sempre ser colocada em segundo plano em importância junto aos demais imigrantes e nem sempre ter o devido valor reconhecido, a imigração espanhola foi a terceira em volume de imigrantes que o Brasil acolheu.

Entre 1884 até 1959, o fluxo imigratório espanhol registrou 683.382 pessoas, abaixo apenas da Itália e de Portugal.

A grande maioria destes imigrantes esta concentrada nas regiões sul e sudeste, principalmente em São Paulo.

Um dos motivos que a imigração espanhola não ser tão valorizada como merece por muitos historiadores, tem muito a ver com algumas ocorrências infelizes que aconteceram durante a leva imigratória.

Muitos dos imigrantes, eram simples camponeses em sua terra natal e muitos deles era analfabetos e, ao chegarem, encontravam grande dificuldade de colocação no trabalho e lhes sobrava apenas a lavoura do café, um trabalho difícil e de reduzidas chances de ascensão social.

As escassas oportunidades de emprego separavam os grupos, já que muitos grupos iam trabalhar em cafezais distantes uns dos outros, dificultando assim a manutenção da comunidade e com isso, muitos imigrantes se viram sozinhos em um país estranho, de língua desconhecida e difícil e com muita concorrência feita pelos demais imigrantes.

A grande maioria dos espanhóis que cruzaram o Atlântico vinham com destino a Argentina e Cuba e o Brasil era o destino dos menos afortunados já que o Governo Brasileiro, na época, em busca de mão de obra, financiava a passagem fazendo com que muitos destes imigrantes optassem pelo Brasil por não terem recursos próprios para imigrarem para a Argentina ou Cuba. Esta situação, diferenciou os imigrantes espanhóis e lhes reservou, na maioria dos casos, sub empregos e poucas oportunidades.

Mas a comunidade, assim como as demais, prosperou no Brasil e hoje dá nome, raízes e nacionalidade a milhões de brasileiros.

Muitos descendentes de espanhóis encontram dificuldade em localizar documentos e referências de seus antepassados. Um site que pode ajudar é o Portal Movimento Imigratório Ibero- americano que pode localizar os espanhóis que migraram para as Américas, inclusive para o Brasil.

De fácil manuseio, ao entrar o pesquisador deve procurar por BUSCAR e digitar as informações de busca nos filtros existentes na página.

Se você é descendente de espanhóis, é uma ótima oportunidade para localizar seus parentes. O arquivo é crescente na medida que novos dados sejam inseridos.

Boa sorte na sua pesquisa e desejamos que em breve possamos oferecer mais sites como este.

Comentários (10) Trackbacks (0)
  1. A família Vilaronga também espanhola que veio para o Brasil nesta época, mas não foi contabilizada neste número de imigração, já que os irmãos chegaram ao Brasil com passaporte holandes. Isto foi passado de geração a geração.
  2. ótimo, mas não achei meus parentes,como exemplo acima pode ter vindo com passaporte de outro país, o nome dele era Artur PEAGUDA LAMA, origem espanha.Mas muito obrigado.
  3. Meu bisvô se chama José Esteves 16/02 +-1887.
    Seus pais Leocádia Fernandes e Inocêncio Esteves.
    Tem duas irmãs Beatriz e Encarnação.
    Dizia a Minha mãe que morava na divisa com Portugal
    O meu sonho é poder saber de meus parentes.
    Ficarei grata por uma resposta.
  4. Meu pai nasceu em Trevelez , porém não consigo precisar a data de entrada no Brasil. Gostaria de saber como?
  5. gostaria de saber como faço para localizar parentes na espanha, tenho apenas o nome dos meus pais que morreram aqui no brasil e de meus avós na espanha. meu nome é isabel cristina arias iglesias, meu e-mail
  6. procuro saber a data e outra curiosidades de meus avos maternos q. vieram da espanha, eu calculo q. foi entre 1888 a 1902, pois minha mãe ea terceira filha do casal sento q. todos nasceram no brasil minha mãe nasceu em 1908. o nome de meu avo era romão ou ramon arcos sntiago. obrigado
  7. Tem sido muito difícil para mim encontrar alguma pista de meus avós, GUILHERMAT, sei que vieram da Cataluña para o Brasil. Já tentei de tudo...é impressionante...tenho as certidões, principalmente do meu avô catalão, seu óbito e casamento com minha avó que era brasileira. Faz 2 anos + ou - que estou nessa procura...
    Se puderem me auxiliar em algo, agradeço muito.
  8. Estou procurando dados da chegada ao Brasil do meu bisavo Daniel grãna senra nascido na cidade de Ponte vedra na galicia Espanha e viveu em Minas Gerais,Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete,se puder ter uma ajuda antecipadamente agradeço.
  9. Ola a todos meu primeiro antepassado a chegar ao Brasil se chamava Pedro Fontes Ortega dizem que ele era militar e fugiu com sua esposa para a Argentina e dila para o Brasil tudo em funçâo da guerra deixou seus irmaõs e pais e amigos para traz com muita tristeza e por anos naõ teve mais contato com sua familia sera que e posivel que consigo encontrar parentes vivos ainda na Espanha ? se alguem poder ajudar fico muito grato
  10. A origem de tudo e muito importante a historia de nossos antepassados naõ poder ser apagada ou esquescida porque foi atravez deles que estamos aqui vivos com as nossas familias que nos traz alegrias e somos felizes de qualquer forma so de poder viver ja é um grande previlegio, sejam felizes meus amigos porque aqui nessa vida e so uma passagem porque desse mundo so levaremos amor e gratidaõ com nosco.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados