11    abr 201345 Comentários

Arquivos Espanhóis

A imigração espanhola para o Brasil teve um significativo efeito sobre a cultura e costumes brasileiros.

Apesar da imigração espanhola sempre ser colocada em segundo plano em importância junto aos demais imigrantes e nem sempre ter o devido valor reconhecido, a imigração espanhola foi a terceira em volume de imigrantes que o Brasil acolheu.

Entre 1884 até 1959, o fluxo imigratório espanhol registrou 683.382 pessoas, abaixo apenas da Itália e de Portugal.

A grande maioria destes imigrantes esta concentrada nas regiões sul e sudeste, principalmente em São Paulo.

Um dos motivos que a imigração espanhola não ser tão valorizada como merece por muitos historiadores, tem muito a ver com algumas ocorrências infelizes que aconteceram durante a leva imigratória.

Muitos dos imigrantes, eram simples camponeses em sua terra natal e muitos deles era analfabetos e, ao chegarem, encontravam grande dificuldade de colocação no trabalho e lhes sobrava apenas a lavoura do café, um trabalho difícil e de reduzidas chances de ascensão social.

As escassas oportunidades de emprego separavam os grupos, já que muitos grupos iam trabalhar em cafezais distantes uns dos outros, dificultando assim a manutenção da comunidade e com isso, muitos imigrantes se viram sozinhos em um país estranho, de língua desconhecida e difícil e com muita concorrência feita pelos demais imigrantes.

A grande maioria dos espanhóis que cruzaram o Atlântico vinham com destino a Argentina e Cuba e o Brasil era o destino dos menos afortunados já que o Governo Brasileiro, na época, em busca de mão de obra, financiava a passagem fazendo com que muitos destes imigrantes optassem pelo Brasil por não terem recursos próprios para imigrarem para a Argentina ou Cuba. Esta situação, diferenciou os imigrantes espanhóis e lhes reservou, na maioria dos casos, sub empregos e poucas oportunidades.

Mas a comunidade, assim como as demais, prosperou no Brasil e hoje dá nome, raízes e nacionalidade a milhões de brasileiros.

Muitos descendentes de espanhóis encontram dificuldade em localizar documentos e referências de seus antepassados. Um site que pode ajudar é o Portal Movimento Imigratório Ibero- americano que pode localizar os espanhóis que migraram para as Américas, inclusive para o Brasil.

De fácil manuseio, ao entrar o pesquisador deve procurar por BUSCAR e digitar as informações de busca nos filtros existentes na página.

Se você é descendente de espanhóis, é uma ótima oportunidade para localizar seus parentes. O arquivo é crescente na medida que novos dados sejam inseridos.

Boa sorte na sua pesquisa e desejamos que em breve possamos oferecer mais sites como este.

Comentários (45) Trackbacks (0)
  1. A família Vilaronga também espanhola que veio para o Brasil nesta época, mas não foi contabilizada neste número de imigração, já que os irmãos chegaram ao Brasil com passaporte holandes. Isto foi passado de geração a geração.
  2. ótimo, mas não achei meus parentes,como exemplo acima pode ter vindo com passaporte de outro país, o nome dele era Artur PEAGUDA LAMA, origem espanha.Mas muito obrigado.
  3. Meu bisvô se chama José Esteves 16/02 +-1887.
    Seus pais Leocádia Fernandes e Inocêncio Esteves.
    Tem duas irmãs Beatriz e Encarnação.
    Dizia a Minha mãe que morava na divisa com Portugal
    O meu sonho é poder saber de meus parentes.
    Ficarei grata por uma resposta.
  4. Meu pai nasceu em Trevelez , porém não consigo precisar a data de entrada no Brasil. Gostaria de saber como?
  5. gostaria de saber como faço para localizar parentes na espanha, tenho apenas o nome dos meus pais que morreram aqui no brasil e de meus avós na espanha. meu nome é isabel cristina arias iglesias, meu e-mail
  6. procuro saber a data e outra curiosidades de meus avos maternos q. vieram da espanha, eu calculo q. foi entre 1888 a 1902, pois minha mãe ea terceira filha do casal sento q. todos nasceram no brasil minha mãe nasceu em 1908. o nome de meu avo era romão ou ramon arcos sntiago. obrigado
  7. Tem sido muito difícil para mim encontrar alguma pista de meus avós, GUILHERMAT, sei que vieram da Cataluña para o Brasil. Já tentei de tudo...é impressionante...tenho as certidões, principalmente do meu avô catalão, seu óbito e casamento com minha avó que era brasileira. Faz 2 anos + ou - que estou nessa procura...
    Se puderem me auxiliar em algo, agradeço muito.
  8. Estou procurando dados da chegada ao Brasil do meu bisavo Daniel grãna senra nascido na cidade de Ponte vedra na galicia Espanha e viveu em Minas Gerais,Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete,se puder ter uma ajuda antecipadamente agradeço.
  9. Ola a todos meu primeiro antepassado a chegar ao Brasil se chamava Pedro Fontes Ortega dizem que ele era militar e fugiu com sua esposa para a Argentina e dila para o Brasil tudo em funçâo da guerra deixou seus irmaõs e pais e amigos para traz com muita tristeza e por anos naõ teve mais contato com sua familia sera que e posivel que consigo encontrar parentes vivos ainda na Espanha ? se alguem poder ajudar fico muito grato
  10. A origem de tudo e muito importante a historia de nossos antepassados naõ poder ser apagada ou esquescida porque foi atravez deles que estamos aqui vivos com as nossas familias que nos traz alegrias e somos felizes de qualquer forma so de poder viver ja é um grande previlegio, sejam felizes meus amigos porque aqui nessa vida e so uma passagem porque desse mundo so levaremos amor e gratidaõ com nosco.
  11. olá meu bisavô vei da Espanha por volta de 1878 não consegui localizar gostaria de saber se veio sozinho ou com a famila não consigo fazer a busca o nome dele é CELESTINO FRAGOAS OGANDO sua mãe é RASA OGANDO CASANOVA e seu pai FOI josé fraguas vidal...por favor me rep gostaria muito de fazer uma busca na Espanha mas não sei a cidade de onde vieram..grato att
  12. ops o nome da mãe é ROSA OGANDO CASANOVA do pai era JOSÉ FRAGOAS VIDAL...fico grata por qualquer noticias...att
  13. Olá quria saber como descubro minha familia na espanha, os sobrenome do meu bisavós são: Collado, Villaverde e Capelli
  14. Boa Tarde....gostaria muito de achar os nomes de meus antepassados.Procurei no museu da imigração de SP, porem não consta .Então achei em documentos antigos uma cédula personal que apresenta inicio em Lorca Espanha e um carimbo do RJ, que parece que desembarcaram em RJ.Após pesquisas no museu da imigração em SP, seus nomes não constam na hospedaria por terem ficado no RJ.
    Estou muito interessada.O nome deles é Antonio Soto Gonzales, Maria Garcia e Ângelo Gonzales Garcia, chegaram no Brasil em 1910.
    aonde posso achar esses dados?
    Por favor, aguardo respostas
  15. Procuro o desembarque do meu pai não estou encontrando, eles chegaram em 10/11/1926, eram Luis Chorro Fraile, Petra Martin Gonzalez, filhos Mariano, Bonifacio, Benigna, meu pai Adrian e Narcisa.sairam Porto Gibraltar 22/10/1926 , vieram de Oliva de Plasencia . Caceres Espanha.
  16. Onde ele desembarcou, Encarnação?
  17. OLA PROCURO REGISTO DESEMBARQUE DO MEU BISAVO ELES CHEGARAM DA ESPANHA EM 1880 NOME ERAM JOAO TROVILHO ESPOSA MARIA RAMOS AONDE POSSO ACHAR ESSES DADOS AGUARDO RESPOSTA
  18. Oi Marco, você já procurou no SuperSearch? Onde ele desembarcou? Temos uma coleção bastante completa de quem desembarcou no porto do Rio de Janeiro. O Museu da Imigração também tem bastante informação. Boa sorte!
  19. olá , Bom Dia,
    Gostaria, muito saber como encontrar certidão de nascimento de meu avô, Giuseppe Gaburro , filho de Enrico Gaburro casado com Elísia Targa na Itália , em Verona,província de vêneto.
    Aguardo resposta.
    obrigada!
  20. Gostaria de saber onde nasceu meu avo Antonio Rodrigues Saes, oriundo de Motril, Granada, Espanha.
  21. Precision encontrar a familia de meu avo materno.
  22. Meu trisavõ José Rosales Blanco chegou ao Rio de Janeiro por volta de1884 acompanhado da esposa Manuela Rosales Pereira e dos filhos Manuel Rosales Areas (meu bisavô), 11 anos de idade e Pastora Rosales Areas, 9 anos. Os filhos eram naturais de Marin, Pontevedra, Galizia. Manuel casou em 1892 com Anna Fernandes Vianna, filha de José Fernandes Vianna e Maria Luiza da Conceição (falecida). Não consigo acessar sites da Espanha para obter dados.
  23. Gente, se os teus antepassados passaram pelos portos do estado de são paulo, no site http://museudaimigracao.org.br/acervodigital , há um imensoooo acervo com os nomes e informações dos imigrantes, como religião, em qual navio veio, com quem, quando, de onde, para onde, se era ou não analfabeto... Vale a pena dar uma olhada
  24. Olá! Procuro informações antepassados:
    Prudêncio Arrabal Fernandes (Bizavô)
    Inocência Arrabal Fernandes (Bizavó)
    Afonso Garcia Garbe (Bizavô)
    Pedro Garcia Garbe (Avô)
    Êles imigraram da Espanha ano 1895, ou próximo desta data.
    Aceito informação sôbre se consigo cópias documentos pessoais, da chegada aqui no Brasil. Desde já gato.
  25. OLA PROCURO REGISTO DESEMBARQUE DO MEU
    AVO NICOLA MILAN FUENTES SPANHOL GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ELE..DESDE JA OBRIGADO
  26. Procuro família Martinez Abad em Saragoça na Espanha.
  27. Boa tarde
    Meus avos vieram de almeria fugidos no soton de um navio em 1910 para desembarcar usaram sobrenome de uma familia que estava no navio legalmente provavelmente o sobrenome de minha avo é Guillen recebemos uma carta de Maria Dolores Guillen em 1960 depois não tivemos mais informaçoes a carta era de las pocicas Albox Tem alguem la que se chama juan Guilen por favor me ajude a encontra-los na carta veio uma foto de Maria Dolores em 1960 se for o caso eu mando uma copia gracias
  28. Por favor busco informações sobre meu bisavo Quintino Isla Tapia, chegou ao Brasil em torno de 1890, vindo de Barcelona. Trabalhou na ferrovia q ligs Porto Alegre a Sao Leopoldo. Grata
  29. meu avo paterno João Fernandez Guillen .
    minha avó Ana Maria Alvarez.
    meu pai Francisco Fernandes Alvarez.
    minha bisavó Chistina Guillen Ortiz.
    bisavô Pantaleão Fernandez Gimenes.
    Meu nome Valeria C F R Oliveira
  30. Por favor procuro informações da família do meu pai Enrique Rodriguez Puntiges, que são de Fornelos de Montes província de Pontevedra Espanha. Minha avó se chamava Elvira Rodriguez, se alguém tiver alguma informação por favor me responda se puder, ficarei muito agradecido, estará me ajudando a realizar um grade sonho em conhecer alguém da família do meu pai.
  31. Procuro família de Juan Encinas Romero, que veio para o Brasil com 15 anos, ele dizia que morava em Oren, ou orio , não tenho certeza
  32. Oi, preciso de ajuda para localizar com exatidão meus bisavós imigrantes que vieram da Espanha são eles:

    Meu bisavô:
    Modesto Gabriel de Castilho - nascido em 11/11/1888 em Málaga, Espanha - filiação: José Castilho Fernandes(*) e Maria Josefa Jolgoso.

    Minha Bisavó:
    Maria Gimenes Navas - nascida em 08/09/1896 na Espanha, não sabia em que cidade. Filiação: José Gimenes Bastidas(*) e Pura Navas Guerra.

    São Eles e sua filiação, ja procurei bastante e não os encontro. Infelizmente as informações são precárias. Possuo data de casamento deles aqui no Brasil, local do casamento, locais onde moraram, mas não encontro oos navios/vapores que eles vieram e a data de chegada e saida!!!

    Se alguém pudesse me ajudar ficaria muito grato!!!
  33. PROCURO EM QUAL NAVIO MEU BISAVO VEIO DE MURCIA ESPANHA PARA O BRASIL NOME ANTONIO RAMIRO ESPOSA JOANA ERNANDES NAO TENHO A DATA QUANDO VIERAO PARA O BRASIL
  34. Procuro em qual navio meus bisavos vinheram da Espanha para o Brasil, nome: Consuelo Nosti e Urbano Menendes são maternos dos meus avós e André Aponte e sua esposa Luiza Aponte são paternos dos meus avós, foi por volta de 1900 a 1915.
  35. boa noite, sou de Sao Paulo, e gostaria de saber noticias de minha bisavó Josefa Iglesia nascida em Provincia de Caceres Espanha...calculo que ela deva ser nascida em 1895 +- deve ter chegado de navio por volta de 1915
  36. Boa noite, gostaria de saber se a firma companhias Garcias estabelecimento, na avenida Dom João sexto numero 351 na época em Salvador Bahia no ano de 1950, que foi o ano que meu pai veio da Espanha para o Brasil e trabalhou para eles que na época o dono era o tio de meu pai. Tem como saber se ainda tem essa firma, ou alguém que faz parte dessa família eu sei que eles mexiam no ramo de padaria produto alimentícios. Desde já agradeço.
  37. Acho que meu tataravô tambem veio para o Brazil com passaporte de outro país. Juan Gaspar Lopes, infelizmente tenho poucas informações sobre ele e se veio com mais parentes.
  38. Procuro por descendentes de Juan Romero Masegosa que veio para o Brasil com sua esposa Dolores martinez Ormedo por volta de 1916.
    Se alguém tiver alguma notícia por favor entre em contato.
  39. Sou descendente de Espanholes, meu avo João Garcia, filho de Antonio Garcia Manzano e Pura Martins Galego, nascido em Granada Espanha, no dia 29/dez/1905, se mudou para o Brasil ainda jovem, se alguem puder me ajudar nossos parentes na Espanha, fico eternamente grato.
  40. Gostaria muito de localizar nossos parentes na Espanha, pois tenho filhos que gostariam de tirar passaportes, para darem continuidades a seus estudos, pois moramos no Brasil, onde meu avo veio a se casar e constituir família, numerosa, mas nunca mais tivemos contato com os parentes que ficaram, acredito eu que em dificuldade de comunicação da época, somos de Granada Espanha.
    Eternamente grato. Marcos Aguiar
  41. gostaria de ajuda assim como o Adriano fontes parra procura por parentes Pedro fontes ortega eu procuro por parentes de Franteco ortega pocine
  42. gostaria de encontrar fanilhares do meu pisa vo sebastiao notario sis que veio da espanha fugido de uma guera que teve a muitos anos atras veio ele e duas irna mais serto da cidade de salamamdra
  43. Gostaria de encontrar a familia de minha mãe.Os avos vieram da Espanha Galicia. João Pereira Casé.Poxa gostaria de encontrar.
  44. procuro por jose carlos bega a 50 até 58 era morador de andradas minas gerais mais conhecido como carlinhos meu avo era salvador bega vieram da espanha para minas e depois se separaram meu avo com meu pai e meus tios vieram para o paraná hoje ele deve ter na faixa de 50 a 58 anos de vida entre em contato comigo entre no fac diolanda bega santana joaquim tavora pr .
  45. Olá
    gostaria de saber de onde veio a Familia Patez. Ouvi dizer que são da Galicia, Espanha, mas não tenho certeza. Meu bisavô Felismino Fernandes Patez ja nasceu na Bahia em 1860, e faleceu em 12 de março 1948 seu pai Manoel Fernandes Patez eu não sei quando nasceu foi casado com Maria Brasida de Andrade
    Também soube que quem veio da Espanha foi Maroto Patez, não se sabe se era nome ou apelido, casou-se com uma índia depois de amansa-la, pois ela vivia no mato e era muito arisca
    Agradeço e fico no aguardo de uma resposta
    Cleonice

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2016 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados