11    abr 20134 Comentários

Arquivos Espanhóis

A imigração espanhola para o Brasil teve um significativo efeito sobre a cultura e costumes brasileiros.

Apesar da imigração espanhola sempre ser colocada em segundo plano em importância junto aos demais imigrantes e nem sempre ter o devido valor reconhecido, a imigração espanhola foi a terceira em volume de imigrantes que o Brasil acolheu.

Entre 1884 até 1959, o fluxo imigratório espanhol registrou 683.382 pessoas, abaixo apenas da Itália e de Portugal.

A grande maioria destes imigrantes esta concentrada nas regiões sul e sudeste, principalmente em São Paulo.

Um dos motivos que a imigração espanhola não ser tão valorizada como merece por muitos historiadores, tem muito a ver com algumas ocorrências infelizes que aconteceram durante a leva imigratória.

Muitos dos imigrantes, eram simples camponeses em sua terra natal e muitos deles era analfabetos e, ao chegarem, encontravam grande dificuldade de colocação no trabalho e lhes sobrava apenas a lavoura do café, um trabalho difícil e de reduzidas chances de ascensão social.

As escassas oportunidades de emprego separavam os grupos, já que muitos grupos iam trabalhar em cafezais distantes uns dos outros, dificultando assim a manutenção da comunidade e com isso, muitos imigrantes se viram sozinhos em um país estranho, de língua desconhecida e difícil e com muita concorrência feita pelos demais imigrantes.

A grande maioria dos espanhóis que cruzaram o Atlântico vinham com destino a Argentina e Cuba e o Brasil era o destino dos menos afortunados já que o Governo Brasileiro, na época, em busca de mão de obra, financiava a passagem fazendo com que muitos destes imigrantes optassem pelo Brasil por não terem recursos próprios para imigrarem para a Argentina ou Cuba. Esta situação, diferenciou os imigrantes espanhóis e lhes reservou, na maioria dos casos, sub empregos e poucas oportunidades.

Mas a comunidade, assim como as demais, prosperou no Brasil e hoje dá nome, raízes e nacionalidade a milhões de brasileiros.

Muitos descendentes de espanhóis encontram dificuldade em localizar documentos e referências de seus antepassados. Um site que pode ajudar é o Portal Movimento Imigratório Ibero- americano que pode localizar os espanhóis que migraram para as Américas, inclusive para o Brasil.

De fácil manuseio, ao entrar o pesquisador deve procurar por BUSCAR e digitar as informações de busca nos filtros existentes na página.

Se você é descendente de espanhóis, é uma ótima oportunidade para localizar seus parentes. O arquivo é crescente na medida que novos dados sejam inseridos.

Boa sorte na sua pesquisa e desejamos que em breve possamos oferecer mais sites como este.

Comentários (4) Trackbacks (0)
  1. A família Vilaronga também espanhola que veio para o Brasil nesta época, mas não foi contabilizada neste número de imigração, já que os irmãos chegaram ao Brasil com passaporte holandes. Isto foi passado de geração a geração.
  2. ótimo, mas não achei meus parentes,como exemplo acima pode ter vindo com passaporte de outro país, o nome dele era Artur PEAGUDA LAMA, origem espanha.Mas muito obrigado.
  3. Meu bisvô se chama José Esteves 16/02 +-1887.
    Seus pais Leocádia Fernandes e Inocêncio Esteves.
    Tem duas irmãs Beatriz e Encarnação.
    Dizia a Minha mãe que morava na divisa com Portugal
    O meu sonho é poder saber de meus parentes.
    Ficarei grata por uma resposta.
  4. Meu pai nasceu em Trevelez , porém não consigo precisar a data de entrada no Brasil. Gostaria de saber como?

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados