Arquivos Espanhóis

Arquivos Espanhóis

A imigração espanhola para o Brasil teve um significativo efeito sobre a cultura e costumes brasileiros.

Apesar da imigração espanhola sempre ser colocada em segundo plano em importância junto aos demais imigrantes e nem sempre ter o devido valor reconhecido, a imigração espanhola foi a terceira em volume de imigrantes que o Brasil acolheu.

Entre 1884 até 1959, o fluxo imigratório espanhol registrou 683.382 pessoas, abaixo apenas da Itália e de Portugal.

A grande maioria destes imigrantes esta concentrada nas regiões sul e sudeste, principalmente em São Paulo.

Um dos motivos que a imigração espanhola não ser tão valorizada como merece por muitos historiadores, tem muito a ver com algumas ocorrências infelizes que aconteceram durante a leva imigratória.

Muitos dos imigrantes, eram simples camponeses em sua terra natal e muitos deles era analfabetos e, ao chegarem, encontravam grande dificuldade de colocação no trabalho e lhes sobrava apenas a lavoura do café, um trabalho difícil e de reduzidas chances de ascensão social.

As escassas oportunidades de emprego separavam os grupos, já que muitos grupos iam trabalhar em cafezais distantes uns dos outros, dificultando assim a manutenção da comunidade e com isso, muitos imigrantes se viram sozinhos em um país estranho, de língua desconhecida e difícil e com muita concorrência feita pelos demais imigrantes.

A grande maioria dos espanhóis que cruzaram o Atlântico vinham com destino a Argentina e Cuba e o Brasil era o destino dos menos afortunados já que o Governo Brasileiro, na época, em busca de mão de obra, financiava a passagem fazendo com que muitos destes imigrantes optassem pelo Brasil por não terem recursos próprios para imigrarem para a Argentina ou Cuba. Esta situação, diferenciou os imigrantes espanhóis e lhes reservou, na maioria dos casos, sub empregos e poucas oportunidades.

Mas a comunidade, assim como as demais, prosperou no Brasil e hoje dá nome, raízes e nacionalidade a milhões de brasileiros.

Muitos descendentes de espanhóis encontram dificuldade em localizar documentos e referências de seus antepassados. Um site que pode ajudar é o Portal Movimento Imigratório Ibero- americano que pode localizar os espanhóis que migraram para as Américas, inclusive para o Brasil.

De fácil manuseio, ao entrar o pesquisador deve procurar por BUSCAR e digitar as informações de busca nos filtros existentes na página.

Se você é descendente de espanhóis, é uma ótima oportunidade para localizar seus parentes. O arquivo é crescente na medida que novos dados sejam inseridos.

Boa sorte na sua pesquisa e desejamos que em breve possamos oferecer mais sites como este.

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • Antonio Almeida Vilaronga

    17 de abril de 2013

    A família Vilaronga também espanhola que veio para o Brasil nesta época, mas não foi contabilizada neste número de imigração, já que os irmãos chegaram ao Brasil com passaporte holandes. Isto foi passado de geração a geração.

  • luiz paulo peaguda

    26 de outubro de 2013

    ótimo, mas não achei meus parentes,como exemplo acima pode ter vindo com passaporte de outro país, o nome dele era Artur PEAGUDA LAMA, origem espanha.Mas muito obrigado.

  • Arlete Rybzinski

    16 de novembro de 2013

    Meu bisvô se chama José Esteves 16/02 +-1887.
    Seus pais Leocádia Fernandes e Inocêncio Esteves.
    Tem duas irmãs Beatriz e Encarnação.
    Dizia a Minha mãe que morava na divisa com Portugal
    O meu sonho é poder saber de meus parentes.
    Ficarei grata por uma resposta.

  • Alcides Garcia Ortiz

    5 de dezembro de 2013

    Meu pai nasceu em Trevelez , porém não consigo precisar a data de entrada no Brasil. Gostaria de saber como?

  • isabel cristina arias iglesias

    14 de julho de 2014

    gostaria de saber como faço para localizar parentes na espanha, tenho apenas o nome dos meus pais que morreram aqui no brasil e de meus avós na espanha. meu nome é isabel cristina arias iglesias, meu e-mail

  • luiz ramão de souza

    29 de julho de 2014

    procuro saber a data e outra curiosidades de meus avos maternos q. vieram da espanha, eu calculo q. foi entre 1888 a 1902, pois minha mãe ea terceira filha do casal sento q. todos nasceram no brasil minha mãe nasceu em 1908. o nome de meu avo era romão ou ramon arcos sntiago. obrigado

  • Thalyz Guilhermat

    10 de agosto de 2014

    Tem sido muito difícil para mim encontrar alguma pista de meus avós, GUILHERMAT, sei que vieram da Cataluña para o Brasil. Já tentei de tudo…é impressionante…tenho as certidões, principalmente do meu avô catalão, seu óbito e casamento com minha avó que era brasileira. Faz 2 anos + ou – que estou nessa procura…
    Se puderem me auxiliar em algo, agradeço muito.

  • Carlos R Granha

    1 de outubro de 2014

    Estou procurando dados da chegada ao Brasil do meu bisavo Daniel grãna senra nascido na cidade de Ponte vedra na galicia Espanha e viveu em Minas Gerais,Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete,se puder ter uma ajuda antecipadamente agradeço.

  • Adriano Fontes Parra

    13 de novembro de 2014

    Ola a todos meu primeiro antepassado a chegar ao Brasil se chamava Pedro Fontes Ortega dizem que ele era militar e fugiu com sua esposa para a Argentina e dila para o Brasil tudo em funçâo da guerra deixou seus irmaõs e pais e amigos para traz com muita tristeza e por anos naõ teve mais contato com sua familia sera que e posivel que consigo encontrar parentes vivos ainda na Espanha ? se alguem poder ajudar fico muito grato

  • Adriano Fontes Parra

    13 de novembro de 2014

    A origem de tudo e muito importante a historia de nossos antepassados naõ poder ser apagada ou esquescida porque foi atravez deles que estamos aqui vivos com as nossas familias que nos traz alegrias e somos felizes de qualquer forma so de poder viver ja é um grande previlegio, sejam felizes meus amigos porque aqui nessa vida e so uma passagem porque desse mundo so levaremos amor e gratidaõ com nosco.

  • buzo

    29 de janeiro de 2015

    olá meu bisavô vei da Espanha por volta de 1878 não consegui localizar gostaria de saber se veio sozinho ou com a famila não consigo fazer a busca o nome dele é CELESTINO FRAGOAS OGANDO sua mãe é RASA OGANDO CASANOVA e seu pai FOI josé fraguas vidal…por favor me rep gostaria muito de fazer uma busca na Espanha mas não sei a cidade de onde vieram..grato att

  • buzo

    29 de janeiro de 2015

    ops o nome da mãe é ROSA OGANDO CASANOVA do pai era JOSÉ FRAGOAS VIDAL…fico grata por qualquer noticias…att

  • Felipe

    14 de abril de 2015

    Olá quria saber como descubro minha familia na espanha, os sobrenome do meu bisavós são: Collado, Villaverde e Capelli

  • Taiana

    29 de abril de 2015

    Boa Tarde….gostaria muito de achar os nomes de meus antepassados.Procurei no museu da imigração de SP, porem não consta .Então achei em documentos antigos uma cédula personal que apresenta inicio em Lorca Espanha e um carimbo do RJ, que parece que desembarcaram em RJ.Após pesquisas no museu da imigração em SP, seus nomes não constam na hospedaria por terem ficado no RJ.
    Estou muito interessada.O nome deles é Antonio Soto Gonzales, Maria Garcia e Ângelo Gonzales Garcia, chegaram no Brasil em 1910.
    aonde posso achar esses dados?
    Por favor, aguardo respostas

  • Encarnação Chorro Barrado Monti

    14 de agosto de 2015

    Procuro o desembarque do meu pai não estou encontrando, eles chegaram em 10/11/1926, eram Luis Chorro Fraile, Petra Martin Gonzalez, filhos Mariano, Bonifacio, Benigna, meu pai Adrian e Narcisa.sairam Porto Gibraltar 22/10/1926 , vieram de Oliva de Plasencia . Caceres Espanha.

    • Karen

      24 de agosto de 2015

      Onde ele desembarcou, Encarnação?

  • MARCO TROVILHO

    21 de outubro de 2015

    OLA PROCURO REGISTO DESEMBARQUE DO MEU BISAVO ELES CHEGARAM DA ESPANHA EM 1880 NOME ERAM JOAO TROVILHO ESPOSA MARIA RAMOS AONDE POSSO ACHAR ESSES DADOS AGUARDO RESPOSTA

    • Karen

      22 de outubro de 2015

      Oi Marco, você já procurou no SuperSearch? Onde ele desembarcou? Temos uma coleção bastante completa de quem desembarcou no porto do Rio de Janeiro. O Museu da Imigração também tem bastante informação. Boa sorte!

  • Irene Gaburro Turini

    8 de novembro de 2015

    olá , Bom Dia,
    Gostaria, muito saber como encontrar certidão de nascimento de meu avô, Giuseppe Gaburro , filho de Enrico Gaburro casado com Elísia Targa na Itália , em Verona,província de vêneto.
    Aguardo resposta.
    obrigada!

  • Mario Leonel Rodrigues

    8 de novembro de 2015

    Gostaria de saber onde nasceu meu avo Antonio Rodrigues Saes, oriundo de Motril, Granada, Espanha.

  • Antonio Macedonia de santana

    25 de novembro de 2015

    Precision encontrar a familia de meu avo materno.

  • Aldo Pacheco Gonçalves

    29 de novembro de 2015

    Meu trisavõ José Rosales Blanco chegou ao Rio de Janeiro por volta de1884 acompanhado da esposa Manuela Rosales Pereira e dos filhos Manuel Rosales Areas (meu bisavô), 11 anos de idade e Pastora Rosales Areas, 9 anos. Os filhos eram naturais de Marin, Pontevedra, Galizia. Manuel casou em 1892 com Anna Fernandes Vianna, filha de José Fernandes Vianna e Maria Luiza da Conceição (falecida). Não consigo acessar sites da Espanha para obter dados.

  • Isabela

    14 de dezembro de 2015

    Gente, se os teus antepassados passaram pelos portos do estado de são paulo, no site , há um imensoooo acervo com os nomes e informações dos imigrantes, como religião, em qual navio veio, com quem, quando, de onde, para onde, se era ou não analfabeto… Vale a pena dar uma olhada

  • Pedro Otávio Garcia Oliveira

    19 de dezembro de 2015

    Olá! Procuro informações antepassados:
    Prudêncio Arrabal Fernandes (Bizavô)
    Inocência Arrabal Fernandes (Bizavó)
    Afonso Garcia Garbe (Bizavô)
    Pedro Garcia Garbe (Avô)
    Êles imigraram da Espanha ano 1895, ou próximo desta data.
    Aceito informação sôbre se consigo cópias documentos pessoais, da chegada aqui no Brasil. Desde já gato.

  • IVONE

    27 de dezembro de 2015

    OLA PROCURO REGISTO DESEMBARQUE DO MEU
    AVO NICOLA MILAN FUENTES SPANHOL GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ELE..DESDE JA OBRIGADO

  • Lissandra Martinez Abad

    9 de janeiro de 2016

    Procuro família Martinez Abad em Saragoça na Espanha.

  • Marco Antonio Barros

    10 de janeiro de 2016

    Boa tarde
    Meus avos vieram de almeria fugidos no soton de um navio em 1910 para desembarcar usaram sobrenome de uma familia que estava no navio legalmente provavelmente o sobrenome de minha avo é Guillen recebemos uma carta de Maria Dolores Guillen em 1960 depois não tivemos mais informaçoes a carta era de las pocicas Albox Tem alguem la que se chama juan Guilen por favor me ajude a encontra-los na carta veio uma foto de Maria Dolores em 1960 se for o caso eu mando uma copia gracias

  • Marcia Dias de Oliveira

    26 de janeiro de 2016

    Por favor busco informações sobre meu bisavo Quintino Isla Tapia, chegou ao Brasil em torno de 1890, vindo de Barcelona. Trabalhou na ferrovia q ligs Porto Alegre a Sao Leopoldo. Grata

  • valeria Cristina F R Oliveira

    28 de janeiro de 2016

    meu avo paterno João Fernandez Guillen .
    minha avó Ana Maria Alvarez.
    meu pai Francisco Fernandes Alvarez.
    minha bisavó Chistina Guillen Ortiz.
    bisavô Pantaleão Fernandez Gimenes.
    Meu nome Valeria C F R Oliveira

  • Flavio Batista Rodrigues

    3 de fevereiro de 2016

    Por favor procuro informações da família do meu pai Enrique Rodriguez Puntiges, que são de Fornelos de Montes província de Pontevedra Espanha. Minha avó se chamava Elvira Rodriguez, se alguém tiver alguma informação por favor me responda se puder, ficarei muito agradecido, estará me ajudando a realizar um grade sonho em conhecer alguém da família do meu pai.

  • José Paulo Grion

    12 de março de 2016

    Procuro família de Juan Encinas Romero, que veio para o Brasil com 15 anos, ele dizia que morava em Oren, ou orio , não tenho certeza

  • André

    28 de março de 2016

    Oi, preciso de ajuda para localizar com exatidão meus bisavós imigrantes que vieram da Espanha são eles:

    Meu bisavô:
    Modesto Gabriel de Castilho – nascido em 11/11/1888 em Málaga, Espanha – filiação: José Castilho Fernandes(*) e Maria Josefa Jolgoso.

    Minha Bisavó:
    Maria Gimenes Navas – nascida em 08/09/1896 na Espanha, não sabia em que cidade. Filiação: José Gimenes Bastidas(*) e Pura Navas Guerra.

    São Eles e sua filiação, ja procurei bastante e não os encontro. Infelizmente as informações são precárias. Possuo data de casamento deles aqui no Brasil, local do casamento, locais onde moraram, mas não encontro oos navios/vapores que eles vieram e a data de chegada e saida!!!

    Se alguém pudesse me ajudar ficaria muito grato!!!

  • ELISANGELA RAMIRO DONATTI

    28 de março de 2016

    PROCURO EM QUAL NAVIO MEU BISAVO VEIO DE MURCIA ESPANHA PARA O BRASIL NOME ANTONIO RAMIRO ESPOSA JOANA ERNANDES NAO TENHO A DATA QUANDO VIERAO PARA O BRASIL

  • Sônia

    31 de março de 2016

    Procuro em qual navio meus bisavos vinheram da Espanha para o Brasil, nome: Consuelo Nosti e Urbano Menendes são maternos dos meus avós e André Aponte e sua esposa Luiza Aponte são paternos dos meus avós, foi por volta de 1900 a 1915.

  • mariza miranda

    22 de abril de 2016

    boa noite, sou de Sao Paulo, e gostaria de saber noticias de minha bisavó Josefa Iglesia nascida em Provincia de Caceres Espanha…calculo que ela deva ser nascida em 1895 +- deve ter chegado de navio por volta de 1915

  • Flavio B. Rodrigues

    23 de abril de 2016

    Boa noite, gostaria de saber se a firma companhias Garcias estabelecimento, na avenida Dom João sexto numero 351 na época em Salvador Bahia no ano de 1950, que foi o ano que meu pai veio da Espanha para o Brasil e trabalhou para eles que na época o dono era o tio de meu pai. Tem como saber se ainda tem essa firma, ou alguém que faz parte dessa família eu sei que eles mexiam no ramo de padaria produto alimentícios. Desde já agradeço.

  • Guilherme Henrique Gaspar Lopes

    31 de maio de 2016

    Acho que meu tataravô tambem veio para o Brazil com passaporte de outro país. Juan Gaspar Lopes, infelizmente tenho poucas informações sobre ele e se veio com mais parentes.

  • Nilsa

    17 de junho de 2016

    Procuro por descendentes de Juan Romero Masegosa que veio para o Brasil com sua esposa Dolores martinez Ormedo por volta de 1916.
    Se alguém tiver alguma notícia por favor entre em contato.

  • Marcos A. Aguiar

    3 de julho de 2016

    Sou descendente de Espanholes, meu avo João Garcia, filho de Antonio Garcia Manzano e Pura Martins Galego, nascido em Granada Espanha, no dia 29/dez/1905, se mudou para o Brasil ainda jovem, se alguem puder me ajudar nossos parentes na Espanha, fico eternamente grato.

  • Marcos A. Aguiar

    3 de julho de 2016

    Gostaria muito de localizar nossos parentes na Espanha, pois tenho filhos que gostariam de tirar passaportes, para darem continuidades a seus estudos, pois moramos no Brasil, onde meu avo veio a se casar e constituir família, numerosa, mas nunca mais tivemos contato com os parentes que ficaram, acredito eu que em dificuldade de comunicação da época, somos de Granada Espanha.
    Eternamente grato. Marcos Aguiar

  • marina carvalho

    6 de julho de 2016

    gostaria de ajuda assim como o Adriano fontes parra procura por parentes Pedro fontes ortega eu procuro por parentes de Franteco ortega pocine

  • lourdes notario

    11 de julho de 2016

    gostaria de encontrar fanilhares do meu pisa vo sebastiao notario sis que veio da espanha fugido de uma guera que teve a muitos anos atras veio ele e duas irna mais serto da cidade de salamamdra

  • Tânia de Cassia Batista

    17 de julho de 2016

    Gostaria de encontrar a familia de minha mãe.Os avos vieram da Espanha Galicia. João Pereira Casé.Poxa gostaria de encontrar.

  • diolanda bega santana

    20 de julho de 2016

    procuro por jose carlos bega a 50 até 58 era morador de andradas minas gerais mais conhecido como carlinhos meu avo era salvador bega vieram da espanha para minas e depois se separaram meu avo com meu pai e meus tios vieram para o paraná hoje ele deve ter na faixa de 50 a 58 anos de vida entre em contato comigo entre no fac diolanda bega santana joaquim tavora pr .

  • Cleonice Fernandes Costa

    20 de julho de 2016

    Olá
    gostaria de saber de onde veio a Familia Patez. Ouvi dizer que são da Galicia, Espanha, mas não tenho certeza. Meu bisavô Felismino Fernandes Patez ja nasceu na Bahia em 1860, e faleceu em 12 de março 1948 seu pai Manoel Fernandes Patez eu não sei quando nasceu foi casado com Maria Brasida de Andrade
    Também soube que quem veio da Espanha foi Maroto Patez, não se sabe se era nome ou apelido, casou-se com uma índia depois de amansa-la, pois ela vivia no mato e era muito arisca
    Agradeço e fico no aguardo de uma resposta
    Cleonice

  • JOSE ROBERTO GARCIA

    15 de agosto de 2016

    olá ,
    sou neto de espanhol , meu avó veio de Murcia , se chamava joão garcia munhoz , seu pai meu bisavo se chamava Andre garcia vieram da espanha em meados de 1990 e 2000 , meu avó tinha 12 irmãos e quando chegaram ao brasil cada um foi para uma região e se perderam , qualquer informação enviem para meu e-mail : ,

  • irandir franco de godoi

    19 de agosto de 2016

    ola. sou neta de espanhol,minha avo veio da espanha ainda bebezinha em meados 1890. com o nome mercedes fernandes porto. ?????? meus agradecimentos

  • Mario de Carvalho

    13 de setembro de 2016

    Meu avo, de nacionalidade espanhola, da cidade de vilaboa na provincia de Pontevedra/Galizia, não eixou qq tipo e documento atravez do qual se consiga localizar parentes. O nome dele era Gabriel Lamoso Torres. Casou com minha avo em 03/1900. Será que posso merecer algum tipo de ajuda.

    • Karen

      14 de setembro de 2016

      Olá Mario, você já criou a sua árvore no nosso site (www.myheritage.com.br)? Já tentou procurar no SuperSearch? Já tentou usar a ajuda da comunidade de usuários (), estes seriam os primeiros passos que eu tentaria.

  • Kenis Junior

    20 de outubro de 2016

    Sou descendente de Juan Carlos de Barros de Cádiz Espanha gostaria de saber se tem algo sobre este nome

  • Célio Moura

    21 de outubro de 2016

    Meu avô veio de Granada(ESPANHA)ENTRE O ANO MDE 1910 A 20,Ele se chamava
    Gabriel Barnez,sera que conseguiria conseguir alguma resposta.

  • Luciana

    19 de dezembro de 2016

    Gostaria de encontrar meus primos que mor na Espanha, eles são nascidos e criados na Espanha. Faz muito temto que naonnos falamos. O nome deles é Manolito, Sérgio e Eduardo.

    • Karen

      19 de dezembro de 2016

      Oi Luciana! Você sabe mais detalhes sobre os seus primos? O nome completo deles, cidade onde eles moram? Talvez datas de nascimento ou outros detalhes importantes?

  • joseeliasprospero

    14 de fevereiro de 2017

    sou neto de jose sifuentes meu nome e jose elias prospero meu avo saiu da espanha na 2 grerra mundial para o brasil honde ele conheseu minha avo trindade mena espanhola que morava em sao pulo

  • joseeliasprospero

    14 de fevereiro de 2017

    meus avos vieram da espanha para sao pulo para vila das ponpeia nome do meu avos sao elias sifuentes trindade mena sifuentes se alquem saber de algum sifuentes entre em contato pelo whatspp 988736864 muito ou pelo facebook

  • Fabiana Rodrigues Nascimento

    28 de julho de 2017

    Olá gostaria muito de encontrar e conhecer a família da minha falecida avó que são Espanhois…mas no meu caso é quase impossivel, pois não tenho nenhum documento de minha avó..somente o nome completo que é Dolores Prietro Nascimento…mas tenho esperança… Que Deus nos abençoe…

  • danielle dalosto domingues

    18 de setembro de 2017

    gostaria de saber mais sobre minha bisavó, o nome dela era Gertrudez Navarro, veio da cidade de murcia

  • Alexandre Sobrino

    16 de outubro de 2017

    Estou em busca de dupla cidadania mas não tenho muitas informações sobre meus Biso’s..rs
    Os dois vieram da Espanha
    Nomes: Juan Sobrino e Encarnação (ou Encarnacion) Perez

    Ou também por parte de mãe que são portugueses
    Antonio Pedro da Silva e Tereza de Jesus Lopes

    Tenho certidão de óbito somente dos avós e não tenho documentos dos bisavós

    Me ajudem please

  • luiz Antonio Marim

    5 de novembro de 2017

    Meu bisavô Martin Marin e Maria Marineli vieram da Espanha para o Brasil não sei precisar a data, mas 188…, vieram com os filhos Plácido Marin, Felipe Marin… Como conseguia informações.

  • Sandra Luon

    25 de novembro de 2017

    Olá
    Meu avô é espanhol José Lion, fugiu na segunda guerra mundial para o Brasil.
    Se casou com minha avó Lídia Andrukaits (Lituânia) tbm vinda nessa época para o Brasil.
    Gostaria de saber se há parentes na Espanha ou Lituânia.
    Obrigada

  • Mariza Delfina Moreira de Paiva

    12 de janeiro de 2018

    Minha avó materna era espanhola. Maria Delgado Lopez. Tenho endereço de cartas.

    1- Valle San Payo 30 . Irmão Cesar Delgado Alvarez. Em 1972 estive com meus pais em Orense. Eu tinha 9 anos de idade.

  • Pedro Miguez Seoane

    25 de janeiro de 2018

    Gostaria de ver a imagem do brasão da minha família, Miguez , q é da Galícia, agradeceria se me enviassem

  • Sergio Garcia

    12 de abril de 2018

    Preciso encontrar os documentos de minha avó, que saiu com os pais de Jaén e vieram para a Argentina em 1914 / 1915.
    Ramón Troyano Lopez – Imigrou da Argentina para o Brasil
    Encarnación Sábio Jimenez – Faleceu na Argentina em 1915
    Dolores Sábio Jimenez / ou Dolores Troyano – Imigrou para o Brasil e desembarcou em 03/04/1915 pelo vapor Bahia Blanca

  • arlei saraçol

    21 de maio de 2018

    procuro parentes na espanha da familia saraçol

  • magali sanches palma

    1 de junho de 2018

    Ola procuro parentes em Granada /Espanha meus bisavós Fernandes Palma Sanches e Augusta Palma Sanches, minha Avó Francisca Sanches Palma.

  • Magali Sanches Palma

    1 de junho de 2018

    Ola
    procuro parentes em Granada /Espanha, meus bisavós Fernandes Palma Sanches e Augusta Palma Sanches e minha Avó Francisca Sanches Palma.

  • Denis

    8 de julho de 2018

    quero ressaltar a familia Haro, Sánchez e Mantecón que vieram e se estabeleceram….incluindo a Montero…todos no estado de São Paulo

  • Waldir.miguez

    13 de julho de 2018

    Familia Miguez Dominguez

  • magali sanches

    3 de agosto de 2018

    minha avó se chamava francisca sanches palma , veio de Granada/Espanha, meus bisavós,Augusta

  • Sebastiao garcia de souza

    4 de agosto de 2018

    saber sobre meu avo que era espanhol e morreo entrem 1939 a 199

  • Rosi Mary Gonçalves Barcelos Coutinho

    23 de setembro de 2018

    Oiii tem como descobrir algo de cidadania só pelo nome do meu bisavô…ele se chamava Ângelo Gonçalves Pereira… não temos certidão dele pra saber de mais alguma coisa… obrigado…

  • PUBLIO CLEMENTE SIQUEIRA

    19 de junho de 2019

    valeria Cristina F R Oliveira.
    SRA. VALERIA DEIXOU COMENTÁRIOS MAS NAO TEM O EMAIL PARA CONTATO
    FAVOR ENTRAR EM CONTATO COMIGO SOBRE SEU AVO JOAO FERNANDES GUILLEN

  • andre martins garcia

    18 de outubro de 2019

    andre martins bisavo da minha esposa soa da hespanha

  • Amaury Cesar Moraes

    30 de outubro de 2019

    Meu avô, Seraphin Domingues Ayres, chegou no Brasil em 1915, vindo de Vigo Pontevedra Espanha, depois da morte do pai, passou a assinar Seraphin Domingues. Será possível obter a cidadania espanhola e como fazê-lo?

  • Regina Andrade

    8 de novembro de 2019

    Preciso de ajuda para encontrar dados do meu bisavô que veio da Galicia provavelmente no início dos anos 1900. Acredita-e que ele entrou pelo porto de Salvador. Seu nome era Manoel Rodrigues de Castro e o nome de minha avó Jovita Rodrigues de Castro.

    Grata

  • Regina Andrade

    8 de novembro de 2019

    Gostaria de ajuda no sentido de encontrar os dados de meu bisavô materno. Ele deve ter chegado ao Brasil por volta do início dos anos 1900 provavemente por Salvador. Ele morreu em Recife em 1944. Minha avó se chamava Jovita Rodrigues de Castro, nascida em 16 de fevereiro de 1924. Era sua filha mais velha de 5. E o nome dele era Manoel Rodrigues de Castro.

    Obrigada

  • Renata

    3 de dezembro de 2019

    ola procuro por informações de Antonio Souto e Maria Garcia nascidos na espanha , se poder me ajudar

  • Roberto

    5 de fevereiro de 2020

    Meu Pai (Jorge Lopes-nascido em Campos-RJ), procura sua mãe Imperalina Lopes filha de Galvani Lopes – que veio da Espanha no século passado.

  • DJALMA CARDOSO SOUZA FILHO

    7 de fevereiro de 2020

    boa tarde…minha avo veio da espanha para o brasil em 1943 em um navio….MARGARIDA NEVES , COM 2 FILHOS , MINHA MAE , MARIA, MEU TIO , nao consigo chegar em informações mais concretas, sei que era da catalunia, meu AVO militar segundo informações. sonho em conhecer de onde vem minha historia… meu filho militar por vocação, eu segui esse caminho ,,hoje no governo ,,herança…creio…FICARIA MUITO GRATO ..OBRIGADO.

  • celio celso de moura

    25 de julho de 2020

    Gostaria de saber alguma coisa sobre o meu avô que chegou da Espanha no porto de Santos em 1897,
    e foi morar na cidade de Piraju onde casou e teve 4 filhas, e onde procurar em algum arquivo de sua
    chegada ao Brasil.

  • Guimar

    19 de agosto de 2020

    Oi bom dia!

    Meu nome é Aguimar .Ja morei em Teofilo Otoni e BH nos anos 70 e 80 e um tempi em Linhares ES

    Sou daí da regiao da roça dos  Sao Joao perto de Ponto dos Volantes mas mudei quando criança.

    Meus pais eram Euclides Gomes Da Macena mas na mala antiga dele tava escrito( Euclides Gomes dd Oliveira) e esposa era Alzira Goncalves Soares que era de Araçuai( filha do Manoel Goncalves meu avô.

     Minha mae finada dona Alzira

    Olha  preciso de um favor se possivel me ajudar .

    Por parte de pai Euclides  gostaria de saber informacao da minha avô Etelvina Gomes da Silva- gostaria de saber os nomes  dos pais da minha  vó Etelvina..agradeço se possivel informar.

    A minha bisavó Maria Antonia Gomes da Silva.

    Diz que ela veio da Espanha quando era criança.

    Obrigada  pela atencao de responder.

    ( diz que a Maria Antonia só teve Etelvina(vó) de filha  e o resto eram homens.

    Mae de Etelvina: Maria Antonia Gomes da Silva.

    Pai de Etelvina: Manoel Gomes

    Bem num sei se tá correto os nomes..Tive esses dados qdo fui aí em 2008 e o primo Elpideo comentou.

    Parece que ela casou num tal de Gravatá em Itinga /Minas.. 

     falavaa..Saudades eternas mae Alzira tinha 1 maquina de fiar algodao e Singer pra costurar pra nós todos. Mae era  de Itinga perto de Araçuai qdo conheceu pai (era mascate tropeiro) 

    Pai e mae fazia muita farinha ,  rapaduras  plantava muiti feijoao arroz milho cana de acucar pra fazer rapaduras, fazia fumo , consertava sapatos fazia celas pro burros..tinha as vaquinhas tirava leite  pra gente no curral, galinhas,  e uns porcos..e o cachorro Peri descasquei tantas mandiocas e saboreava chupeta  do tacho da rapadura.

    Corria na horta pra pegar cebola e alhi pra mae e jogava milho pra galinhas..Amava qdo a gente ia pra festas de Sao Sebastiao em P dos Volantes e encintrava as primas filhas da tia Anita..iamos na bulé do caminhao..

    Pai Euclides  e mae Alzira preparava comida e assados pra esperar os folioes canrando tocando sanfona e arranhando os pratos c garfo e 1 bandeiro….festa tao linda qdo era criança

    Vó Etelvina Didinha tinha 1 rapé e qdo brava corria atras d gente com 1 cipó

    Amava ir no seu quintal chupar mangas maria docknha e comer tamarin num pé lá fora perto da estrada Rio Bahia..Era fazenda Pareiral.

    Ate hoje tia Terezinha mora lá..foi casada cim Antonio Macena- era irmao de pai..qdo criança os 2 eram meio cismado uns com os sãns outros!  Depous passou ficou tudo bem! Pai desfez de tudo em Cachoeira do Paiol ( Frei Unicencio onde nasci ) a pedido da vó Didinha pra morar perto dela..Num sei porqueSera saudades ! Na epoca eu crianca Didinha tinha 1 venda perto da estrada e Terezinha era professora  gostava de andar com uns pes de couve e ceboa debaixo do braço, a tia

    Mas um tio rico Jose Alves veio dd Teofilo Otoni nos visitar  e chamou mae pra mudar da roça..Nós fomos,  pai nao gostou da cidade ficou pouco tempo

     

  • Antonio Ap. Manzano Sanchez

    29 de novembro de 2020

    Meus avôs paterno e meu pai, chegaram da Espanha, vindo do Porto de Gibraltar, vindo do pueblo de Busquistar, província de Granada, chegaram em Santos no dia 25/12/1911, foram para Restinga depois Franca onde permaneceram: Joaquim Manzano Miranda y Consuelo Gallego Moreno, meu pai Jesus Felipe Manzano Galego.
    Meus avôs materno chegaram no Brasil em 09/11/1920 com minha mãe, foram para a região de Bebedouro, Setãozinho, Franca, Marilia e por último Santo Antonio da Platina, Parana: Jose Sanchez Venteo e Concepcion Garcia Andreo e minha mãe Antonia Sanchez Garcia, vieram de El Margen, Los Cerricos e Oria, província de Almeria.

  • Osvaldo Tiscar

    2 de fevereiro de 2021

    necessito os nomes de meus avós maternos vindos da espanha por volta de 1914

  • FLÁVIO RODRIGUEZ

    24 de abril de 2021

    Na verdade meu pai saiu de Portugal, Lisboa e não dá Espanha.
    Mas ele é espanhol de Rial de Celanova Província de Orense

  • NR

    NILSON RODRIGUES

    15 de fevereiro de 2022

    MEU AVÔ GABRIEL RODRIGUES E MINHA AVO MARIA MARTINS E 2 FILHA , GAIQUES RODRIGUES COM 2 ANOS E GUARDELUPE RODRIGUES COM 6 MESES E 1 IRMÃO DA MINHA AVÓ POR NOME DE JOSÉ MARIA MARTINS, VIERAM DE ALMERIA/ESPANHA EM CHEGARAM NO PORTO DE SANTOS E FOI PRA POTIRENDABA/SP E MEU AVÔ PRA IBIRÁ/SP.

  • LG

    Lourdes Galhardo

    17 de março de 2023

    Gostaria de saber como localizar documentos de chegada, bem como qual navio veio meu bisavô e avô vindo da Espanha, entre 1910 a 1915. Meu avô era de Pedrera- Sevilha_Espanha

  • LA

    Leonildo Aguiar

    11 de julho de 2023

    Meu avô João Rodríguez López chegou ao Brasil em outubro de1927 e em 1928 casou-se com minha avó Maria Pellegrina Gualda de Madrid emeu avô era de Barcelona cidade de Montesano que atualmente não aparece no mapa acredito que deve ter mudado o nome para Montellano, mas e onde existe o Palácio López Rodríguez fazenda.

  • SS

    Solange Sanchez

    20 de agosto de 2023

    Boa tarde por favor estou em busca da origem da familia Navas para pedir cidadania mas não sei qual curia poderia encontrar a certidão de Pedro Navas nascido 1895 na Espanha a cidade não sei ..chegou no Brasil 1901 com seus Pais Patricio Navas e Cecilia Garcia…poderia me ajudar por favor?