1    abr 20130 Comentário

1º de Abril – Dia da Mentira

O famoso dia da Mentira chegou, e muita gente hoje já está caindo em muitas brincadeiras feitas para marcar este dia do calendário que é totalmente diferente dos demais dias comemorativos.

Um padaria, abriu hoje com seus preços majorados em mais de 1000%, teve gente que teve que ser alertada para o Dia da Mentira ou "quebrava" a padaria. Entre risos e pedidos de desculpas prevaleceu o espírito esportivo e brincalhão.

E porque este dia existe? Porque ele é dedicado a um atributo tão negativo e condenado pela sociedade? A mentira.

A existência deste dia está relacionada ao Calendário Gregoriano, uma das versões mais certas para explicar este fenômeno que é comemorado em quase todos os países ocidentais.

Conta-se, e sabe-se lá se é verdade, que ao adotar o Calendário Gregoriano o Rei Carlos IX da França, determinou que o inicio do ano passasse para 1 de janeiro, pois desde  o começo do século XVI era comemorado em 25 de março (início da Primavera no Hemisfério Norte) e finalizava em 1º de Abri.

Mas alguns não aceitaram a mudança e continuaram a fazer do dia 25 de março o começo do ano e passaram a ser motivo de brincadeiras dos outros que enviavam presentes e congratulações pela passagem do ano em 1º de abril, assim, este dia ficou sendo chamado Dia dos Tolos, Dia dos Bobos e outras denominações e nos anos ganhou destaque no mundo inteiro.

No Brasil, o nascimento de um periódico em 1828, chamado MENTIRA, que publicou em sua primeira edição a morte de Dom Pedro, uma mentira, popularizou o dia 1º de abril como Dia da Mentira. Em Portugal é também conhecido como Dias das Mentiras.

As brincadeiras são inúmeras neste dia, e com o aparecimento da internet se popularizou ainda mais. Hoje o sistema de busca mais famoso do mundo o Google, anunciou que introduziu em sua página o botão "Cheirar" que quando pressionado permite ao usuário se aproximar da tela do computador e sentir o cheiro de bolos, doces e muitos outros cheiros, uma mentira mundial que agradou aos usuários.

Nas famílias é comum as competições entre os parentes de quem conta a "melhor mentira" e que convence ou faz gargalhar o maior número de parentes. Uma brincadeira antiga que tinha o objetivo de ensinar aos mais jovens o quanto a mentira pode afetar sentimentos e a vida das pessoas.

Na sua família o Dia da Mentiras tem algum significado?

Qual "mentira" você inventaria para competir em nosso blog? Deixe-a no comentário. Divirta-se

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados