A Raspa do Tacho

A Raspa do Tacho

Raspa de Tacho. A palavra está quase em desuso, a muito tempo que eu não a ouço falar como ouvia antigamente.

Era muito comum a alguns anos atrás quando queríamos nos referir ao caçula da família que tinha uma grande diferença de idade para o filho anterior.

A palavra deve ter sido inventada por alguma doceira, pois a “raspa do tacho” significa aquele restinho que adorávamos de raspar com a colher e lamber nas panelas ou nos tachos de doce quando nossas mães faziam algo bem gostoso.

Era uma delicia a raspa do tacho. E por este motivo, eu creio ainda, que o inventor ou inventora do termo estivesse querendo dizer o quanto é gostoso dentro de uma família ter um irmãozinho menor, ou um filho bebe quando os demais já estão crescidos.

Para a mamãe e para o papai é motivo de muita alegria, e para os irmãos mais velhos uma novidade sem igual, mesmo que… o “raspa do tacho” fosse sempre o queridinho de todos.

Esta predileção tem uma razão de ser. Imagine uma mulher que já tenha passado por todas as dificuldades de criar os filhos, e novamente se vê grávida de mais um, anos depois do último.  Esta criança exigirá cuidados e muito carinho e a isso, alie o conhecimento e a experiência que o casal já tem com os filhos anteriores. Há quem reclame de ser o primeiro filho, pois dele os pais exigem muito mais.

Para os irmãos, é um parceirinho de brincadeiras, muitas vezes confidente e em todos os momentos uma responsabilidade imensa que juntamos ao nosso instinto de proteção que temos dentro de todos nós. Algo do tipo, mexeu com ele… mexeu comigo.

Minha família tem o seu “raspa de tacho” e a diferença de idade entre os irmãos mais velhos e a caçulinha é de aproximadamente 15 anos. Eu não pude curtir muito a novidade pois na época, adolescente, era mais preocupado com a escola, com os namoricos e todas as urgentes atividades de um adolescente normal. Minha irmãs já tiveram mais contato e mais afazeres. Muitas vezes eram elas quem tomavam conta da menorzinha.

Será que esta história também existe em outras famílias? Por exemplo na sua?

Você que está montando a sua árvore genealógica pode fazer a a sua pesquisa. Verifique as datas entre os irmãos e veja se no planejamento familiar de seus pais ocorreu um salto muito grande entre um e o outro e confirme se é um “raspa de tacho”. Vai ser uma divertida pesquisa para você.

Agora, responda a nossa enquete para também podermos saber Mas antes de responder, responda a mais uma pergunta: Você conhecia o termo “Raspa de Tacho”?

Existe um “Raspa de Tacho” na sua família?
Obrigado por participar de nossa enquete.