21    mar 20130 Comentário

A Raspa do Tacho

Raspa de Tacho. A palavra está quase em desuso, a muito tempo que eu não a ouço falar como ouvia antigamente.

Era muito comum a alguns anos atrás quando queríamos nos referir ao caçula da família que tinha uma grande diferença de idade para o filho anterior.

A palavra deve ter sido inventada por alguma doceira, pois a "raspa do tacho" significa aquele restinho que adorávamos de raspar com a colher e lamber nas panelas ou nos tachos de doce quando nossas mães faziam algo bem gostoso.

Era uma delicia a raspa do tacho. E por este motivo, eu creio ainda, que o inventor ou inventora do termo estivesse querendo dizer o quanto é gostoso dentro de uma família ter um irmãozinho menor, ou um filho bebe quando os demais já estão crescidos.

Para a mamãe e para o papai é motivo de muita alegria, e para os irmãos mais velhos uma novidade sem igual, mesmo que... o "raspa do tacho" fosse sempre o queridinho de todos.

Esta predileção tem uma razão de ser. Imagine uma mulher que já tenha passado por todas as dificuldades de criar os filhos, e novamente se vê grávida de mais um, anos depois do último.  Esta criança exigirá cuidados e muito carinho e a isso, alie o conhecimento e a experiência que o casal já tem com os filhos anteriores. Há quem reclame de ser o primeiro filho, pois dele os pais exigem muito mais.

Para os irmãos, é um parceirinho de brincadeiras, muitas vezes confidente e em todos os momentos uma responsabilidade imensa que juntamos ao nosso instinto de proteção que temos dentro de todos nós. Algo do tipo, mexeu com ele... mexeu comigo.

Minha família tem o seu "raspa de tacho" e a diferença de idade entre os irmãos mais velhos e a caçulinha é de aproximadamente 15 anos. Eu não pude curtir muito a novidade pois na época, adolescente, era mais preocupado com a escola, com os namoricos e todas as urgentes atividades de um adolescente normal. Minha irmãs já tiveram mais contato e mais afazeres. Muitas vezes eram elas quem tomavam conta da menorzinha.

Será que esta história também existe em outras famílias? Por exemplo na sua?

Você que está montando a sua árvore genealógica pode fazer a a sua pesquisa. Verifique as datas entre os irmãos e veja se no planejamento familiar de seus pais ocorreu um salto muito grande entre um e o outro e confirme se é um "raspa de tacho". Vai ser uma divertida pesquisa para você.

Agora, responda a nossa enquete para também podermos saber Mas antes de responder, responda a mais uma pergunta: Você conhecia o termo "Raspa de Tacho"?



Obrigado por participar de nossa enquete.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados