4    mar 20132 Comentários

A Árvore Genealógica de Gauguin

Paul Gauguin. D'OU VENONS, NOUS QUE SOMMES NOUS, OU ALLONS NOUS. (1897) Museu de Belas Artes de Boston

Paul Gauguin foi uma das maiores expressões artísticas do mundo e que, pensava a arte como filosofia.  Quando pintou seu quadro "D'ou venons, nous que sommes nous ou allons nous, (De onde viemos? Quem somos? Para onde vamos?), em 1897, ele se encontrava em um "retiro espiritual" nas Ilhas Marquesas na Polinésia Francesa.

Sua árvore genealógica tem todos os ingredientes que devemos pensar em nossa vida.

Na imagem acima, (clique para ampliar), a esquerda, você verá um grupo de mulheres (fonte da vida) e uma criança o que representa a nossa infância e adolescência ou o começo da vida para todos nós.

Ao centro,  existe a figura de uma mulher, colhendo uma fruta "madura", que representa as nossas realizações e os nossos sucessos que conquistamos na nossa fase mais profícua e quando existe a maturidade do Ser Humano.

No canto esquerdo, as figuras vão do consumo destas vitórias, à velhice e a religiosidade, retornando a árvore em uma figura vestida de cor escura. Gauguin representou todo o nosso ciclo existencial e fez a ligação com a nossa breve existência dentro de uma árvore da vida, ou árvore genealógica.

Nosso blog de hoje é para te mostrar que existem significados e simbologias em quase tudo que pesquisamos e que podemos encontrar nos lugares mais exóticos, mais improváveis, alguma representação gráfica ou documental de nosso passado. Não que Gauguin tenha pintado a sua árvore genealógica especificamente, mas ele pintou a árvore genealógica de quase todos nós.

A poucos dias atrás, postamos no Facebook uma receita de cajuzinho em uma antiga folha de caderno de receitas, se você ainda não viu, veja e curta.

Esta imagem, gerou inúmeras lembranças e comentários em nossa página e em muitos dos casos, existia uma história registrada por alguém do passado em um simples livro que pode ser encontrado em muitas das cozinhas atuais, pois passar receitas de mãe para filha é uma tradição bem antiga.

Se você procurar, vai encontrar documentos e registros nos lugares mais improváveis que se possa pensar. Bíblias, Lista de Telefones, Cartas de amor, Atas de instituições e de Associações, registros de hospitais e muitos outros lugares onde alguém de nossa família possa ter visitado, frequentado ou ter deixado a sua marca na Árvore da Vida.

Se você é pesquisador iniciante, vai se encantar com a sensação de descobrir uma destas fontes "esquecidas".

Agora, se você já achou uma destas fontes, acredito que ela seja uma de suas mais interessantes histórias que você não se cansa de contar.

Você tem encontrado referências genealógicas deste tipo?

Para que possamos ajudar você, em nosso Record Matches, a inclusão de registros só depende da ajuda de nossos usuários. Estamos trabalhando em dezenas de frentes de negociações para trazer até você estas fontes, mas você pode nos ajudar se indicar as suas fontes de pesquisa em nosso comentário. Assim, podemos ir atrás e trazer para todos as mais variadas formas de encontrar seu parente. Um contribuição inestimável aos que procuram pelos seus antepassados.

O que você gostaria que tivéssemos de inusitado em nosso Record Matches? Será uma banco de dados de algum hospital de uma pequenina cidade do interior? Onde encontrar? Você pode nos ajudar?

Mostre-nos o caminho, nós vamos correr atrás.

Obrigado pela sua ajuda e não se esqueça de deixar a sua dica aqui em nosso comentário abaixo.

Comentários (2) Trackbacks (0)
  1. ... olá Sr. Walter Olivas ...

    ... acho que a nossa Guarda Nacional é uma fonte muito grande de dados de nossos antepassados ... sei que meu avõ Antonio Pereira de Souza Carneiro foi Cap. da Guarda Nacional nomeado em 1906 ... e serviu na região de Carangola - MG ... nos documentos oficiais da Guarda Nacional não teria outros dados de identificação dele ? ... data e local de nasc. ... filiação ... etc... estou muito interessado nisso ...
  2. ... olá Sr. Walter Olivas ...
    ... se entendi aqui estão as dicas : publicado nomeação no DOU ... de conhecimento do site Jusbrasil ...

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados