25    fev 201328 Comentários

Nomes das Famílias – CAVALCANTI

Cavalcanti ou Cavalcante, sobrenome de hoje é considerado no Brasil, como o sobrenome que mais agrega pessoas sobre a mesma ligação consanguínea, segundo o genealogista Carlos Eduardo Barata.

Quanto a grafia, todas as duas formas estão corretas com o "i" e o "e" variando apenas na grafia, mas quase todos os Cavalcantes tem um mesmo ancestral comum, Fillipo Di Giovanni Calvalcanti, um nobre nobre cavaleiro florentino da Ordem Soberana e Militar de Malta que migrou para o Brasil em 1560, gerando grande descendência. Fillipo era originário de Florença e faleceu em Olinda antes de 1614.

De origem italiana o sobrenome Cavalcante é uma variante do sobrenome original CAVALIERE, com expressiva incidência nas regiões de Piemonte, Lombardia, Vêneto, Lácio, Campânia. Apúlia, Calábria e Sicília.

As origens etimológicas remontam ao Latim caballariuns, através do provençal cavalier ou cavaleiro.

Engloba todas as acepções envolvidas como: cavalgador, criador de montaria, mercador de cavalos, encarregado de cavalos, guardião de cavalariça real, condutor de cavalos, mensageiro ou estafeta que usava o cavalo, soldado medieval ou membro da cavalaria.

A disposição do sobrenome no nosso mapa múndi de sobrenomes mostra claramente a incidência do sobrenomes no Brasil

Sobrenome Cavalcante pelo Mundo

Montando árvores genealógicas em MyHeritage, temos 5162 Cavalcantes e o número disponível de documentos no Record Matches para este sobrenome é de 127.798

Por incrível que pareça, o sobrenome ainda não tem nenhuma incidência de analise de DNA no Projeto Genográfico do Family Tree DNA com quem MyHeritage tem parceria. Uma excelente oportunidade para dar inicio ao ramo Cavalcante  se você for um dos Cavalcantes. Clique aqui para saber mais sobre os testes.

Os nomes mais comuns encontrados em MyHeritage para pessoas com o sobrenome é:

Homens: Antonio, Felipe, Giovani, Giuseppe e Guido

Mulheres: Ana, Maria, Ginevra, Teresa e Constança

São muitos os famosos com este sobrenome hoje no Brasil e também é o nome da Cidade de Cavalcante - é um município brasileiro do estado de Goiás, localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros, e que teve a sua fundação feita por Julião Cavalcante, descendente de Fillipo Cavalcante.

Você é Cavalcante? Deixe-nos saber, use o nosso comentário.

Fontes:

Barata, Carlos Eduardo - Dicionário das Famílias Brasileiras

Mioranza, Ciro - Filius Quondam - Larouse

Wikipédia

Comentários (28) Trackbacks (0)
  1. José Roberto de Sousa Cavalcante, filho de Natalia Francisca Cavalcante, neto de José Francisco Ferreira Filho e Maria Francisca Ferreira Cavalcante.
    Minha Familia Cavalcante é originária de Valença no Piauí.
    gostaria de me aprofundar mais nas ramificações que sei são de Pernambuco e Paraíba., fui uma reunião aqui em Curitiba dos Albuquerques Cavalcantes.
  2. Gostaria de saber mais a respeito sobre os Cavalcante de Albuquerque e os Pessôa de Albuquerque ,onde essas familias se juntam.Uma vez q meu pai e Cavalcante de Albuquerque e minha mãe Dias Pessôa.
    Escutava os mais antigods da familia dizer q essas familia se casaram entre si..portanto meu pai e minha mãe poderiam ser primos..queria mais informaçao.
  3. Olá, gostaria de saber mais a respeito sobre os Ferreira de Almeida de Santana do Deserto MG. Cuja origem, é de Portugal. Onde os mais antigos falavam que essas família se casaram entre si. queria mais informação.
    Att.
  4. Oi me chamo IRADILSON, e meu sogro se chama Antônio Rodrigues Cavalcante ele é nascido no município de Benjamin Constant - Amazonas, o sonho deste é conhecer algum membro de sua família por parte de Pai mas tudo que tem por referência é o nome de seu avô João Rodrigues Cavalcante nascido em Cedro no Ceará, caso você possa ajudar-me escreva para: iradilson@oi.com.br
  5. Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos.
    Sou do Rio de Janeiro
  6. Sou Álvaro Luis Soubes Cavalcante, natural do Rio de Janeiro, RJ, filho de Raimundo Nonato Cavalcante Filho, Baturité/CE e Margarita Soubes Brum de Cavalcante, Montevidéu/ROU. No Heritage temos algumas iniciativas de formar nossa árvore genealógica mas a ferramenta não une essas iniciativas, somente em troca de assinaturas especiais onde todos os membros tem que contribuir, ridículo.
  7. Gostaria de saber mais sobre o sobrenome Weber, sua origem e significado, pois observei que existe em varios estados do Brasil.

    Obrigado,

    Nelson Weber Junior

    Obs.: Como podem observar, só tenho o sobrenome do meu pai, o que era uma tradição alemã.
  8. Oi Nélson,

    sim, Weber é um nome de origem alemã (ou judaica) e é de origem ocupacional. Vem do alemão Weber ou Weben e denomina um tecelão. Weben é tear em alemão. Este é um nome também bastante popular no centro da Europa, em países como Polônia, República Tcheca e Húngria.
  9. muito legal, eu sou francisco rene cavalcante, eu e minha familia somos do ceará.
  10. Alex Cavalcanti
    Presidente Prudente/SP
  11. procuro informações sobre josepha de barros cavalcante ela é prima do tenorio cavalcante ele era politico e advogado um nome bem conhecido do rio de janeiro , mas eu nao acho nada sobre josepha de barros cavalcante gostaria de saber algo sobre ela ,
    sou bisneto dela agradeço pela atenção
  12. dep roberto cavalcanti de albuquerque filho rio de janeiro 77130173
  13. O sobrenome de meu bisavô é Caruso gostaria de saber como faço para conseguir fazer minha arvore genealógica sem custos ou com custos minimos?
  14. Sou de Barueri -São Paulo
  15. Sou Cavalcante pelo lado da Mae e do Pai. O Pai e da regiao dos inhamuns/ parambu/Taua no ceará. Minha Mae nasceu no Piaui, mas ate onde Sei Seu Pai veio da regiao dos inhamuns/pedra branca no ceará. Gostaria muito de saber Minha descendencia e de onde na Italian Minha familia veio. Posso fornecer mais informacoes. Obg.
  16. Fernando Cavalcante Campos, filho de Edifatima Cavalcante Pereira, neto de Hermiciano Cavalcante Pereira e Ana Pereira Cavalcante.
    Goiânia/Goiás
  17. Minha família por parte de PAI do CEARA
    cidade de PEDRAS BRANCAS
  18. Sou Cavalcante por parte de pai!!! Tenho muito orgulho do sobrenome que carrego!!!
  19. Eu sou Prisciane G. Cavalcante. Sou Cavalcante por parte do meu pai, que se chamava Pedro Alves Cavalcante e minha mae que se chama Luzia G. Cavalcante! Sou neta de Cantidio Cavalcante! Meu pai veio da região de Senhor do Bonfim - Bahia.
  20. Só a comentario todos nós CAVALCANTE.
    E da nossa natureza o libido e a loucura
    por fazer filhos ou e safadeza mesmo... me respondam
    os homens e as mulheres,
    Ps! aki macho!
  21. Sou uma Cavalcante por parte paterna. Meu pai e do Piauí e não tem contato com a família há mais de 30 anos. Sonho todos os dias em encontra-lós. Sei que é muito tempo, mas se poderem me ajudar agradeço.
  22. Sou Antônio Marcos Cavalcante neto de Agnelo Cavalcante natural de tucano Ba-
  23. Meu nome é Magdala Cavalcanti de Melo.(lado paterno) e Hardman de Sales Athayde (lado materno).
    Interessa saber de origem e parentesco Muito grata Magdala
  24. Olá!
    Sou Karen dos Santos Cavalcante,filha de Jailton Gonçalves Cavalcante, natural do Rio de Janeiro.
    Tbm sou Cavalcante paterna, só conheço meu pai e minhas tias.Soube que quando eles eram crianças seu pai José Pedro Cavalcante os abandonou.
  25. Olá
    Sou Gloria Maria Cavakcanti Freire, faço pesquisa a mais de 10 anos só consegui chegar até o avô das minhas avós MANOEL CAVALCANTI DA SILVEIRA BEZERRA os filho dele JOAQUIM CAVALCANTI DA SILVEIRA BEZERRA nascido em Uberlandia-MG
    procuro ligação com algum filho de Felippo Cavalcanti, gostaria de saber se tem alguem parente do Tenório Cavalcanti, minha mãe falava que era parente
  26. sou bisneta de joão cavalcanti de alboquequer, pernabucano mais por motivos de abandono da parte do meu avó, meu pai disprezou o sobrinome, hoje eu sou simoês de loveira
  27. Olá sou Maria Eduarda Cavalcanti filha de Renata Cavalcanti, neta de Edigar Cavalcanti que é irmão de Leodegari Cavalcanti que hoje tem 114 anos e eu moro em São Bernardo do Campo São Paulo tenho 12 anos, minha mãe é a filha caçula dos 10 filhos de Edigar.
  28. Uau! 114? Que maravilha! Adoraria saber mais detalhes sobre a sua família, Maria Eduarda! Se quiser contar pra gente, entre em contato por favor: brasil@myheritage.com

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados