18    fev 20131 Comentário

Os caminhos da família

Com o anúncio dos candidatos ao Oscar de 2013 com os melhores de 2012, um dos filmes mais cotados é "Lincoln" o filme do cineasta Steven Spielberg com Daniel Day-Lewis interpretando o 16º presidente americano Abraham Lincoln, considerado como o melhor e mais influente dos presidentes americanos.

O filme tem despertado inúmeras críticas positivas da mídia pelo modo como Spielberg resolveu contar o filme, mostrando um Lincoln humano e sensível a uma nobre causa e não como uma figura histórica e cheia de frases e pensamentos.

Filme a parte, a interpretação do personagem por Daniel Day-Lewis chama atenção pela sua incrível participação. Daniel é um destes atores que leva a fundo os personagens que realiza.

Um dos pontos de bastidores, mostrados no Make Off do filme é o trabalho histórico feito pela equipe de roteiristas que incluiu a pesquisa histórica nos locais onde Lincoln começou a pensar em um discurso abolicionista, o que levou a América a uma guerra civil.

Vendo estas notícias, comecei a imaginar o prazer que deve ter sido para Daniel Day-Lewis acompanhar o grupo de historiadores aos locais dos fatos e pensei comigo o quanto nós pesquisadores da História da Família perdemos ao transformar a nossa pesquisa em pesquisa não presencial.

Este fato já tinha me sido comentado por um pesquisador que me reportava que, escreveu toda a história de um personagem ilustre de sua família usando documentos e levantamentos em museus virtuais e cartórios online, uma extensa pesquisa que lhe permitiu visualizar toda a vida do personagem, mas, antes de concluir o trabalho e enviar para a impressão, decidiu fazer o mesmo caminho e passos de seu antepassado. Foi visitar os locais que seu antepassado viveu, e foi ver as casas antigas, andar pelas ruas que foram percorridas pelo personagem, ajoelhar-se na mesma igreja onde ocorrera o casamento descrito na Certidão de Casamento, sentar-se no banco da praça, sentir o vento, olhar as árvores e ouvir os pássaros e após ter feito isso, decidiu reescrever muitos capítulos da sua história.

Segundo ele, faltava o fator mais importante na história que era o "sentir o mundo" como seu antepassado havia sentido.

Esta vivencia dos locais, foi exatamente o que fez o ator Daniel Day-Lewis para interpretar tão bem o papel de Lincoln.

Em nossas pesquisas, muitas vezes lemos as informações de locais, de fatos e eventos e até mesmo ouvimos as histórias gravadas pelos mais antigos e passamos para a nossa árvore sem nos preocupar com este sentimento que dará o "algo mais" na pesquisa.

Analisando o caso que o meu amigo me contou, eu me lembrei que em algumas vezes, depois de tomar conhecimento da história de meus antepassados, recriei várias vezes em minha imaginação os fatos que me eram reportados e que, uma certa vez, em visita a um destes locais, me surpreendi diante de uma escadaria de uma velha igreja, onde meu tataravô materno subiu para se casar. A escada era alta, e os degraus eram muitos e eu fiquei imaginando o quanto deve ter sido emocionante para ele aqueles degraus. Hoje, nos documentos de minha árvore existe a certidão de casamento, mas existe também a emoção de um noivo.

Você já experimentou esta emoção? Já esteve nos locais onde os fatos históricos de sua família aconteceram?

Se ainda não e você só conhece estes locais pelo que esta escrito nos documentos, faça uma pausa, pegue a família e pratique um turismo histórico e descubra algo mais na sua árvore.

Aproveite e leve o seu smartphone com o aplicativo MyHeritage V2 e documente a sua visita, fotografe e atualize imediatamente a sua árvore, seus parentes e convidados vão se emocionar com a sua visita ao passado. E se não for pedir muito, conte para nós a sua experiência.

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. Emocionante são essas visitas, ja fiz várias viagens, visitei lugares de meus antepassados, são momentos incríveis.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados