28    jan 20130 Comentário

Volta às aulas

As aulas estão de volta no Brasil.

O movimento em lojas de material escolar esta semana que passou, superou em muito as expectativas dos comerciantes. Mamães e papais já gastaram bastante para atender a lista de material necessário para que nossas crianças retornem para a aula.

Esta movimentação toda, antes do Carnaval é devido a algumas escolas, principalmente as particulares, já voltarem às aulas, nesta segunda feira. Muitas escolas deixaram para depois do Carnaval o retorno escolar.

Os nossos pequenos estão emocionadíssimos. Alguns serão marinheiros de primeira viagem, outros nem tanto, mas todos estarão revendo seu amigos e amigas depois de uma merecida férias.

O primeiro dia de volta às aulas é algo muito emocionante. Para mim era.

Eu queria contar para todos como haviam sido as minhas férias, mesmo que a maioria de nós, naquela época, não viajava para muito longe e apenas ficávamos parte das férias dentro do nosso próprio território.

Mas eu me lembro que havia também a vontade de saber, em todos nós, qual seriam as matérias que os professores iriam nos dar e o principal: quais seriam os nossos professores.

Eu acho que estas emoções e memórias infantis devem estar presentes em todos nós. Alguns de uma forma, em outros de outra forma.

Eu estudei em um rigoroso colégio salesiano, onde a disciplina era a regra básica necessária para ser admitido. Não eramos nenhuma "numerosa turma de alunos" e sim um pequeno bando de pirralhos que se esforçava ao máximo para aprender, mesmo que, em algumas ocasiões nos dispúnhamos a quebrar as regras e fazer algum tipo de bagunça.

Na minha época, os castigos eram reais, e eu me lembro de diversas vezes ficar além da aula escrevendo inúmeras vezes no quadro negro "Eu sou comportado" e tudo sob a visão severa de um professor ou padre responsável. E no final do castigo... As linhas escritas com péssima caligrafia eram apagadas e eu tinha que escrevê-las  novamente.

Daquela época eu guardo boas lembranças. Eramos apenas um projeto de pessoas e a educação era nossa estrada. Nossos pais "se matavam" para nos manter em boas escolas.

Nos separamos com o tempo, mas ainda mantivemos algum contato e hora um, hora outro aparece para relembrar o passado.

Tivemos uma educação exemplar e muitos de nós aprendemos, além do Bê-á-bá a sermos as pessoas que somos hoje. Eramos pequenos, mas nossa vontade de crescer era muito grande.

Recentemente, um amigo de infância postou em meu mural do Facebook uma foto antiga de nosso tempo de crianças e de colegiais. Na foto,  é possível se verificar o modo como a educação era e como eramos preparados para a vida. Impecáveis, organizados e responsáveis.

Nesta foto abaixo, estão grandes médicos, professores, pesquisadores científicos, comerciantes, industriais e que todos, um dia, foram crianças emocionadas em seu primeiro dia de volta às aulas.

Você tem fotos de quando era estudante? Já tentou procurar, pela foto, as pessoas que fizeram parte de sua vida?

Vai ser bastante interessante você descobrir por onde andam, em que se formaram, onde trabalham, como vivem, com quem se casaram e como hoje reagiriam diante de uma foto como esta que postaram no meu mural. Para mim foi emocionante, tanto quanto um primeiro dia de aula.

Na nossa página do Facebook, você poderá postar a sua foto de estudante e convidar seus amigos para uma visita.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados