18    jan 20138 Comentários

O Censo de 1872 no Brasil

Para nós pesquisadores de genealogia, ter a informação oficial é muito importante.

Saber a quantidade de pessoas que viviam em algum lugar, em alguma espaço de tempo é primordial para se conhecer como viviam os nossos antepassados.

Recentemente foi disponibilizado para consulta pública o Censo de 1872 Brasileiro.

São informações demográficas que ajudam muito a quem faz suas pesquisas. O site do Núcleo de Pesquisa em História Econômica e Demográfica, integrado ao Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional, apresenta os resultados das pesquisas feitas durante o Censo Brasileiro com a quantidade por cidade de pessoas livres, escravos ou libertos, homens ou mulheres, crianças ou adultos em uma época de intensa mudança social no Brasil.

O censo esta no intermeio das Leis Abolicionistas como a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei Áurea (1888) e neste censo já é possível perceber em números a grande quantidade de escravos libertos.

É possível também se conhecer cidade por cidade, o número de estrangeiros existentes por etnia.

Para consultar as planilhas e documentos, acesse o site do NPHED clicando AQUI.

Será necessário cadastro, mas caso você tenha dificuldades de se cadastrar use como usuário o e-mail:

nphed@cedeplar.ufmg.br e a senha N123

Comentários (8) Trackbacks (0)
  1. Vc saberia dizer se tem como acessar os nomes das pessoas nesse censo, o que eu poderia fazer para ter acesso aos nomes? com os nomes facilitariam muito mais minhas pesquisas genealógicas.
    Abraços
  2. Olá Leon, Lamentavelmente este Censo de 1872 no Brasil era numérico e não foi feito considerando-se nomes de pessoas.
  3. Gostaria muito de ter a lista das pessoas que vieram da Alemanha e Suiça. Meus parentes vieram de lá...
  4. Gostaria de obter a população do municipio de Itapecuru-Mirim, no Maranhão, mas não tenho cadastro e as instruções fornecidas nas orientações não estão funcionando.
  5. Olá Mendes Neto, Copie e cole o e-mail e a senha, testamos ambas e funcionou normalmente. Uma mensagem do NPHED, por estar com dificuldades de fazer novos cadastro, ofereceu os dados de acesso. Este e-mail e a senha estão na ultima linha da postagem.
  6. Ola,
    Voce sabe se os documentos originais (lista de familia - encontrei um exemplo no site do Ibge) do censo de 1872 existem e se estao disponiveis (`scaneados`/ digitalizados) online para consulta.
    Encontrei online os quadros totais por paroquia... mas como estou fazendo levantamento de arvore genealogica, os dados por familia ajudariam muito.
    obs; escrevi para cedeplar mas nao obtive resposta e o Ibge nao soube informar
    grata,
  7. Oi Ester, sim, este censo está disponível para consulta online. Siga o link do nosso blog, faça o seu cadastro e assim você terá acesso!
    Boa sorte,
    Karen
  8. Ola Karen,
    Nao ha as listas de familia, acho q nao existem, so existem as fichas das paroquias.
    grata,
    Ester

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados