30    jan 20135 Comentários

Nomes das Famílias – Lombardi

Nosso Gerente da Comunidade Espanhola, Javier Eskenazi teve um brilhante ideia que vamos copiar aqui para os nossos leitores em português.

Semanalmente vamos publicar algumas curiosidades sobre algum apelido/sobrenome de família.

Quando Javier publicou a sua primeira matéria a respeito, eu me lembrei que certa vez, estava em uma Feira e lá existia uma banca que estava vendendo os sobrenomes das pessoas emoldurados e muito decorativos, eu, comprei o meu sobrenome e pendurei na parede do meu escritório. Confesso que naquela época eu nem pensava em fazer minha genealogia, ou se pensasse, não iria levar adiante, mas o quadro, a curiosa história do sobrenome e a beleza da apresentação me levaram a começar a pensar em descobrir mais sobre a minha família e sobre o nome que eu carregava. Espero que alguém também tenha a mesma motivação e comece a pesquisar.

Vamos começar hoje pelo sobrenome LOMBARDI, oriundo da Itália, pois milhares de brasileiros descendentes de imigrantes carregam com orgulho este nome.

(*) LOMBARDI [lombárdi] - Sobrenome muito frequente e pan-taliano, ou seja, que ocorre em todo o território da península itálica. Presente hoje em 2.195 dos 8.103 municípios italianos, sua incidência mais expressiva se registra nas regiões da Campânia, do Lácio, da Toscana e da Lombardia; com índices de frequência consideráveis, é constatado em todas as demais regiões da Itália, excetuando-se a Sicília, a Sardenha, o Trentino-Alto Ádige e o Friuli-Venécia Júlia, onde sua presença é menos consistente. Suas origens etimológicas e históricas remontam ao vocábulo germânico langbarden (composto de langa, longa, e barda, barba, ou seja, de longas barbas), designativo do povo dos longobardos que dominaram a Itália de 568 a 774; ao serem vencidos pelos francos (outro povo germânico), se concentraram na região que foi chamada Langobardia, Longobardia, depois Lombardia, e em alguns feudos esparsos, como o de Benevento, ao norte de Nápoles. Toponímico, este nome de família relembra a área de origem do patriarca medieval iniciador desse tronco familiar; talvez étnico, se o patriarca fundador desse tronco familiar se considerava e se dizia de genuína ascendência longobarda, lombarda. Cumpre salientar que, no período medieval mais recente (século XIV em diante), o termo lombardo corria em grande parte da Europa e na Itália como sinônimo de mercador, banqueiro, cambista, usurário; em tal caso, o nome de família se reporta a cidadão que exercia uma dessas funções ou atividades. Sua forma final se fixa com a expressão italiana medieval Casata del Lombardo que, ao referir-se a todos os descendentes desse ancestral comum, se pluralizou em Casata dei Lombardi (clã, núcleo familiar dos Lombardi).

A incidência deste sobrenome em MyHeritage em nossa pesquisa pelo sobrenome LOMBARDI é de 8264 pessoas presentes em árvores genealógicas em todo o mundo.

Para o sobrenome LOMBARDI, localizamos o total de 909.970 arquivos no Record Matching entre fotos, documentos de nascimento, óbitos, casamentos, registros militares e ainda mais em, jornais e revistas desde 1870.

Espalhado pelo mundo, pela imigração italiana de 1900, hoje tem maior incidência de árvores genealógicas com este sobrenome nos Estados Unidos da América. (veja mapa).

Clique para ampliar

Os nomes mais populares que encontramos na família Lombardi são:

Para homens: Antonio, Giovanni, Giuseppe, Luigi, Angelo, Domenico e Michel

Para mulheres: Maria, Angela, Anna e Teresa

Algumas pessoas famosas com o sobrenome LOMBARDI no Brasil,  que talvez você as conheça:

  • Lombardi - locutor brasileiro de rádio e televisão, famoso por anunciar produtos e quadros no Programa Sílvio Santos
  • Bruna Lombardi
  • Carlos Lombardi - autor de telenovelas brasileiro
  • Giacomo Lombardi - missionário italiano
  • Giácomo Lombardi - músico e estilista brasileiro
  • Rodrigo Lombardi - ator brasileiro

Se você compartilha este sobrenome em sua árvore genealógica e tem mais informações sobre o sobrenome LOMBARDI, compartilhe conosco.

Fontes:

Wikipédia - chave : Lombardi

(*) Informações do Livro: Filius Quondam de Ciro Mioranza

Comentários (5) Trackbacks (1)
  1. É a primeira vez que acesso esta página e gostei. Muito interessante e instigadora. Gostaria de saber sobre o sobrenome Ecker, de minha avó paterna que veio para o Brasil no século XIX, como imigrante. Sua família foi para o Rio Grande do Sul. Os documentos divergem, uns declaram como austríaca, outros como italiana. Foi uma mulher que participou da primeira eleição em que as mulheres, por opção, pois o voto feminino não era obrigatório. Tenho o título eleitoral dela.
  2. gostaria de saber a origem do meu sobrenome Méo Palhano Sales
  3. Gostei muito desta página, pois meu sobrenome é LOMBARDI e estou à procura da certidão de nascimento do meu bisavô há muito tempo, para dar entrada a fim de conseguir a cidadania italiana. Só falta este documento.
  4. BOA NOITE

    SOU REINALDO SILVA POREM A HISTORIA QUE TENHO É QUE MEUS DESCENDENTES SÃO ITALIANOS E A INFORMAÇÃO NA QUAL TENHO É QUE SOMOS UMA FAMÍLIA LOMBARDI POREM NÃO ENTENDO PORQUE A MINHA AVÓ NÃO LEVA O SOBRE NOME E ISSO NÃO SAI DA MINHA CABEÇA. GOSTARIA DE MIM PROFUNDA NO ASSUNTO. POR FAVOR AJUDA MIM.
  5. sou lombardi mais não carrego o sobre nome como posso ter certeza disso

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email
Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados