23    jan 20131 Comentário

Esta certo ou errado?

Em genealogia o nome de uma pessoa define quase toda uma trajetória anterior de seus antepassados.

Por isso a importância dada ao nome em uma árvore genealógica.

O tipo de ferramenta que é MyHeritage, facilita em muito alguns dos erros conhecidos por todos os que faziam genealogia em planilhas ou grandes folhas de papel. MyHeritage é um sistema de geração de árvores genealógicas que coloca a sua disposição o conhecimento dos maiores genealogistas do mundo que com seu conhecimento apoiam e acompanham diariamente as alterações e mudanças no modo de nossos técnicos escreverem o programa.

Esta assessoria chega até você na facilidade como os perfis vão aparecendo, agregando sobrenomes e montando famílias e depois relacionando os graus de parentesco, agilizando gráficos e livros incríveis.

Mas, tudo começa pelo nome dos personagens históricos de sua família, pois serão estes nomes que vão definir os acertos e os erros em sua árvore genealógica.

Algumas pessoas se enganam ao colocarem em suas árvores genealógicas os nomes como elas acham que deva ser, o que é um grande erro. Nossa equipe de genealogistas trabalha visualizando uma técnica científica para se gerar árvores genealógicas e que considera ainda os costumes, e as nomenclaturas de cada país em um contexto que permita com que uma árvore genealógica, gerada por você, possa ser entendida em qualquer lugar do mundo, inclusive por outros programas de genealogia.

Esta é a importância do NOME em sua árvore genealógica e por este motivo é que hoje criamos este pequeno manual de como se colocar nomes em uma árvore genealógica.

Para entender melhor, vamos criar alguns personagens: Um homem e uma mulher fictícios e algumas situações que podem ocorrer na vida real.

Primeiramente, se você já é usuário de MyHeritage sabe que bastam dois cliques sobre a caixa azul ou rosa na árvore genealógica para o perfil se abrir na lateral esquerda da árvore e depois clique em VISUALIZAR e MUDAR PERFIL. Se você ainda não é usuário, comece agora a sua árvore clicando AQUI

Olhe esta árvore de exemplo e veja bem a descrição:

Genealogia de Mauro e Jandira (fotos da internet)

Mauro Carlos de Almeida e Silva, o Maurinho, casa-se com Jandira Helena da Costa Vieira, mais conhecida como Dira.

Jandira já foi casada anteriormente com Pedro de Alcântara e é filha de Antônio Vieira e Clara Costa.

Quando era casada com Pedro, Jandira se chamava Jandira Helena da Costa Vieira Alcântara.

Após o casamento com Mauro, Jandira passou a se chamar Jandira Helena de Almeida e Silva.

A questão é. Como representar isso em uma árvore genealógica?

Em MyHeritage o sistema irá te ajudar se você souber usar as caixas de colocação dos nomes.

Se você reparar na figura abaixo, você encontrará várias caixas de colocação de nomes. É importante saber separar o nome para poder preencher. Veja caixa para perfis masculinos e para perfis femininos.

Perfil Masculino (clique para ampliar)

Perfil Feminino (clique para ampliar)

Vamos começar pelo Mauro:

O nome + (nome do meio) é MAURO CARLOS,  o sobrenome ou nome é ALMEIDA E SILVA, o nome completo Mauro Carlos de Almeida e Silva.

Perfil de Mauro (clique para ampliar)

Dividido assim, a colocação do nome irá corresponder exatamente a nomenclatura científica para árvores genealógicas. MyHeritage, sabendo que alguns países é comum também a mudança de nome quando o homem contrai casamento, criou também para o homem a caixa "Nome Antigo" para o caso do Mauro adotar o nome da esposa e incorporar o Costa Vieira. Esta caixa também deve ser usada em caso do homem, durante a sua vida, fizer alguma alteração no nome. Para os pesquisadores isso irá significar que pode-se encontrar documentação tanto por um nome quanto pelo outro.

Ficaria assim:

Primeiro(e segundo) Nome: MAURO CARLOS

Nome ou Sobrenome: ALMEIDA E SILVA (Em Portugal a caixa equivalente é APELIDO)

Nome Antigo: Mauro Carlos Almeida e Silva (caso ele incorpore o nome o nome da esposa, na caixa Nome ou Apelido se coloca o sobrenome da esposa)

Como vai ficar:

Repare que o apelido (BR) ou Alcunha (PT) foi incorporado dentro do nome pois na  caixa Apelido/Alcunha o apelido foi incorporado.

NOTA: A palavra APELIDO em Portugal significa SOBRENOME no Brasil, e no Brasil a palavra APELIDO significa ALCUNHA em Portugal.

Detalhe sobre o Apelido/Alcunha:

  • Não existe a necessidade de se colocar o apelido entre parenteses no meio do nome, isso é feito automáticamente pelo sistema.
  • Usa-se este recurso somente quando a pessoa é mais conhecida pelo seu apelido/alcunha do que pelo seu próprio nome.
  • O uso de apelidos dentro da árvore deve ter consulta familiar, pois algumas pessoas não gostam de serem relacionadas aos seus apelidos.
  • Jamais use apelidos pejorativos ou preconceituosos pois a pessoa, motivo do apelido, poderá se magoar com a sua atitude.
  • Se a pessoa tem dois ou mais apelidos, coloque apenas o mais conhecido, pois isso irá ocupar muito espaço no nome do perfil.

Continuando. Existe também no perfil duas outras caixas de nomenclaturas.

Nome religioso: Algumas religiões mudam o nome das pessoas após o batismo ou sacramento, assim, esta caixa serve para escrever este nome adotado pela espiritualidade da pessoa. É muito comum ao se converterem para uma outra religião as pessoas terem um outro nome. Este é o caso de Padres, Monges ou Freiras ou muito comum também entre os muçulmanos.

Nome aconselhado por Homônimos : Existem alguns casos que dentro da mesma árvore existem duas pessoas com nomes idênticos, para separar estas pessoas, além da maternidade, usa-se o nome aconselhado para facilitar na hora da identificação. Esta constatação também pode ocorrer fora da sua árvore o que poderia facilitar a sua consulta online.

Agora o caso da Jandira: (como no caso descrito na genealogia dela usando-se todas as caixas).

Perfil de Jandira (clique para ampliar)

Primeiro(e segundo) Nome: JANDIRA HELENA

Nome ou Sobrenome de solteira: da COSTA VIEIRA (Em Portugal a caixa equivalente é APELIDO DE SOLTEIRA)

Nome de Casamento: ALMEIDA E SILVA

Nome Antigo: Jandira Helena da Costa Vieira Alcântara. (o mesmo nome que ela usava quando era casada com o Pedro Alcântara)

Aqui, usa-se guardar o nome anterior, pois muitos documentos gerados pelo casal podem conter o nome de casada da época, como certidões de Compra e Venda de imóveis, transferência de terras, registros de viagens, documentos de escolaridade e tantos outros que não são atualizados pela Averbação do Divórcio.

As recomendações para as caixas Apelido/Alcunha, Nome Antigo e Nome Religioso obedecem as mesmas informações do perfil masculino.

NOTA: Nos perfis de mulheres solteiras a caixa de NOME DE CASAMENTO será suprimida automáticamente.

Veja como ficou na árvore.

Perfil de Jandira - Casada

Perfil de Jandira - Solteira

Seguindo.

Para melhorar ainda mais a nomenclatura, é necessário que você conheça as duas próximas caixas.

TÍTULO: A caixa de titulação é usada para se colocar os títulos adquiridos pela pessoa durante a sua vida religiosa, politica,  acadêmica ou social. e não devem ser usadas de qualquer forma e sim para os títulos considerados oficiais.

Já existe uma lista pré definida, mas pode-se incorporar outro se necessário. Casos como profissão da pessoa ou cargos não se coloca, pois no perfil já existe uma seção exclusiva para isso.

Você pode incorporar títulos, mas faça-o com cuidado. Na imagem abaixo, incluímos o título MARIA para demonstrar o arquivamento do título em todas as suas citações de título. Este erro poderá confundir aos outros usuários que pensarão que Maria é o título para todas as Marias da árvore.

NOTA: Ao inserir um título ele vai ser apresentado na frente do nome da pessoa na árvore genealógica.

Caixa de Títulos

SUFIXO: Este é um dos mais importantes itens e que confunde muita gente. Geralmente é mais usado nos perfis masculinos.

Alguns nomes de sua árvore podem conter o sufixo, mas o sufixo não é um Sobrenome/Apelido e sim uma anotação de que o nome da pessoa esta presente em algum outro lugar da árvore.

Os sufixos são, na maioria das vezes, uma homenagem a alguém de sua árvore. Se você coloca em SOBRENOME/APELIDO o sufixo, você estará criando um novo sobrenome. Por exemplo: José Orlando da Silva Júnior filho de José Orlando da Silva. (nome em homenagem ao pai). Se você colocar em SOBRENOME/APELIDO o sufixo, o sobrenome da pessoa será diferente do sobrenome do pai, pois um será "da Silva" e o outro será "da Silva Júnior". Usando-se a caixa de sufixo, elimina-se este problema.

Caixa de Sufixo

Ao usar o sufixo pela caixa, o sistema de sua árvore, não irá criar um novo sobrenome/apelido.

Agora que terminamos de explicar, experimente usar as configurações de nomes de mulheres casadas e altere para todos os modelos lá existente e veja o resultado no perfil das mulheres casadas. Você encontra a configuração em CONFIGURAÇÕES DO SITE> GENEALOGIA.

Finalizando a postagem, acreditamos que tenham sido todas estas as instruções que poderão te ajudar a montar corretamente sua árvore. Recomendamos que você coloque na página inicial do seu Site de Família um link para esta postagem para que os demais membros possam conhecer a fazer corretamente a montagem do Site.

Para os usuários do nosso programa gratuito Family Tree Builder, mesmo tendo imagens e páginas diferentes a regra de nomenclatura é idêntica.

Se você tiver mais alguma questão sobre este assunto, deixe em nossos comentários ou encaminhe um e-mail para support@myheritage.com que nossa equipe irá orientar você.

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. Puxa! São tantos detalhes... E os mesmos ajudam no enriquecimento e qualidade de nossas pesquisas genealógicas. É claro que não registramos em nossas árvores, apenas nomes, mas principalmente o que representam: pessoas e suas histórias. E nada mais justo, que fazê-lo adequadamente. Gostei do artigo. Muito bom. Fiquei apenas com uma pequena dúvida quanto ao NOME ACONSELHADO no caso de parentes homônimos. Gostaria de um esclarecimento.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados