7    jan 20138 Comentários

Encontros Familiares

Ontem,para quem assistiu ao Fantástico, o jornalista Mauricio Kubrusly, apresentou uma divertida festa de encontro familiar, o Encontro da Família de Chico Gomes.

A Família Gomes, é de Jequeri, Minas Gerais, Brasil. E foi muito divertido ver a irreverência do Maurício Kubrusly tratar do assunto Encontro de Família.

Semanalmente, dezenas de pessoas entram em contato com MyHeritage para saber como montar a sua Festa de Família ou Encontro Familiar. Assim como a Família Gomes, todos os encontros são muito divertidos e um momento especial para se conhecer e saber dos parentes.

Nestes anos todos que MyHeritage atua no Brasil e Portugal percebemos que uma grande quantidade das famílias brasileiras e portuguesas realizam periódicamente os seus Encontros de Família. Vamos te perguntar:

Segunda questão:

Então, baseados na experiência de muitos de nossos usuários, criamos alguns conceitos básicos para que a sua Reunião de Família possa ser um sucesso:

1 - Para que sua festa seja um sucesso, é necessário que o seu site seja compartilhado por muitos parentes seus. Eles é que serão os divulgadores e também o motivo da festa acontecer. Árvores onde o webmaster reduz os convites ou tem poucos MEMBROS, a adesão ao Encontro é pequena e compromete o sucesso. Se em seu site existirem poucos membros, comece a convidar mais parentes se o seu projeto é de um dia fazer um grande Encontro de Família.
Serão estes MEMBROS que irão fornecer a informação básica para uma grande adesão ao encontro. Serão eles que irão fornecer, endereços, telefones e e-mails de mais parentes, criando o mais básico de toda a reunião, a Lista de Convidados.

2 - A partir da Lista de Convidados, é possível planejar o encontro, descobrir as dificuldades, saber a quantidade de pessoas que irão comparecer, as distâncias e necessidades dos parentes. É muito importante também saber se algum destes convidados precisa de uma acomodação especial, como por exemplo, um local para trocar fraldas. Sabendo todas estas necessidades, escolha o Local.

3 - A escolha do Local é um fator decisivo e deve ter um acesso fácil e ser grande o suficiente para caber todas as pessoas, ter alternativas de lazer, permitir com que as crianças corram e se divirtam(*) e não ser muito longe das pessoas convidadas.
(*) Lembre-se que, para as crianças, estar com os primos, divertir-se e se sentirem amadas e bem vindas fará com que amem a ideia de voltarem outras vezes, e assim, perpetuarem o encontro e transmitirem para as próximas gerações.

4 - Defina que tipo de encontro será. Vai ter um almoço somente? O dia inteiro? Dois dias? Vai ter show de música?
Esta definição irá permitir com que você crie as atividades do evento que podem ser desde a uma partida de futebol entre velhos e moços ou uma animada gincana envolvendo todos os familiares, prepare as atrações e diversões. O importante é que você crie diversão o tempo todo no Programa da Festa e, para todos.

5- Com esta estrutura física já visualizada no seu planejamento e com o programa idealizado, crie uma comissão de parentes para dividir a tarefa. Não se arrisque a resolver tudo sozinho. Crie a comissão e faça reuniões para eliminar qualquer coisa que possa atrapalhar o bom andamento do Encontro. Duas cabeças pensam sempre melhor. Use os recursos do Skype ou Hangout do Google+ para fazer reuniões virtuais, assim, todos poderão comparecer.

Procure os talentos dentro da família. Por exemplo, os jovens sabem usar editores gráficos e são bons em desenho e podem ser responsáveis por idealizar camisetas, broches, bottons, crachás e lembranças para para quem for comparecer.

Outra boa ideia é economizar e "comprar alguma coisa na lojinha do primo" que é um bom negócio, agrada e envolve pessoas da família.

Não limite os colaboradores apenas aos mais próximos, procure envolver os parentes mais distantes também, um bom exemplo deste envolvimento é deixar com que o parente que está mais longe aceite tarefas como imprimir as camisetas do encontro, ou fique responsável por conseguir os músicos regionais para animar o evento. Eles vão se sentir úteis.

6 - Após a Reunião da Comissão de Festas, já é possível se ter uma ideia dos gastos envolvidos. É nesta hora que muitas Reuniões de Família falham. Não brinque com os gastos e nem deixe faltar nada por falta de provisão financeira. Planeje tudo.

Já vi alguns usuários criarem um Fundo de Festa onde os parentes depositam mensalmente um valor que irá  permitir o sucesso do empreendimento. Não arrisque a bancar os custos sozinho, pois isso poderá, em tempos difíceis, causar a interrupção do ENCONTRO ANUAL.

Crie os prazos e as metas a serem atingidas, que em alguns casos podem levar até um ano para que tudo esteja perfeitamente concluído. Cobre estas metas dos responsáveis.

7 - Além da Comissão de Festas, é necessário se criar a Comissão de Recepção que ficará responsável por telefonar antes do encontro para os parentes mais distantes para descobrir as necessidades de cada um, providenciar transporte ou comprar passagens e para facilitar o acesso dos parentes até o encontro. Equipe de transporte podem buscar em aeroportos ou rodoviárias se for necessário e principalmente, recebê-los no local e fazer as apresentações.

8 - Prepare-se para o Encontro crescer. É muito comum que nos primeiros anos a adesão seja pequena, mas com o passar do tempo, com uma organização impecável, com a participação de outros membros e com a sua Árvore Genealógica em MyHeritage crescendo, o número de pessoas irá também crescer. Não deixe de convidar os parentes agregados da sua família principal, ou seja, não é de extrema necessidade que apenas um sobrenome seja convidado. Pode-se expandir a reunião aparentados e seus familiares e todos irão se sentir bem vindos.

Não se esqueça de:

Crie gráficos com a genealogia da sua família, deixe computadores conectados na internet e na sua árvore para que novos membros possam conhecer e participar e incentive nestes momentos a inclusão de informações relevantes. Ótima oportunidade para perguntar sobre histórias, fotos e documentos.

Fotografe tudo e mantenha um acervo dos encontros. Grave depoimentos dos mais velhos.

O primeiro passo para o sucesso é você conhecer o tamanho da sua família, conhecimento que apenas uma Árvore Genealógica irá te fornecer.

Se você já é um experiente Gerente de Encontros de Família, porque não nos ajuda a ampliar esta explicações, você pode ajudar muita gente com a sua experiência? Basta colocar em nossos comentários as suas observações pessoais.

Agora se você desejar assistir a matéria jornalistica do Maurício Kubrusly, clique aqui.

Comentários (8) Trackbacks (0)
  1. Excelente idéia!!!!
  2. Olá Pessoal !
    Nos da Família Secco, já tivemos a felicidade em realizar o nosso 2º Encontro e já temos a definição do próximo (3º) encontro para Setembro de 2014.
    Gostaria de reafirmar que o encontro somente será completo se existir uma arvore genealógica através da MYHERITAGE... que documenta todas as gerações...
  3. Sr Administrador do site, mandei um-email solicitando A EXCLUSAO de uma arvore on-line, até hj nada.....


    No Aguardo
  4. Olá João Paulo, segundo a nossa equipe de suporte seu e-mail foi enviado a dois dias e um outro a 30 minutos, pedimos desculpas por ainda não atendê-lo, mas nossa equipe está trabalhando com grandes volumes de e-mails. Para excluir a sua árvore você mesmo, é bem simples, entre no site Online, coloque o mouse na aba Árvore e depois opte por GERENCIAR ÁRVORE, você estará no seu Resumo de Árvores, existem duas em seu site, clique na árvore desejada e na mesma linha clique na opção EXCLUIR. Nesta página você poderá gerenciar todo o seu site, inclusive alterando o nome das árvores e mais algumas funções interessantes.
  5. Olá, amigos! No ano de 2012 tentei através do Grupo Famílias Spíonola, Spinula, Spindola, Spindula, Espinola, Espiondola, Spina, etc , no Facebook, fazer um primeiro Encontro de Família. Seis meses antes marquei uma data, que fosse próxima do feriado do dia das crianças, e que não fosse próxima de festas importantes, nem de tempo de inverno. No princípio muitas pessoas se inscreveram, mas quando deu um mês antes, não havia mais as 100 pessoas com quem contava para o evento. Tive que desmarcar local, churrasqueiro, e todas as encomendas. Uma festa tem que ser planejada com antecedência, e mesmo o valor não tendo sido caro, ninguém fez o depósito para assegurar as reservas. Depois de cancelar tudo, tivemos a idéia de fazer num restaurante. Ficaria mais barato, e facilitaria para todos. Compareceram 11 pessoas mais próximas a mim, e um primo de Governador Valadares com a Esposa. Acredito que aos poucos isto mudará, pois já estão me cobrando a segunda festa. Não sei se terei disponibilidade este ano para organizar uma festa, mas podemos repetí-la em um restaurante mesmo, até que as pessoas se sintam à vontade para participarem. Espero que da próxima vez venham mais pessoas.
  6. Olá Neuza, obrigado pela contribuição, me parece que aconteceu com você o mesmo que acontece com tantos. Não desanime, é só um começo e pelo jeito foi muito bem sucedido. Parabéns pela iniciativa.
  7. Oi Walter,posso criar uma árvore genealógica no MyHeritage.com de uma outra família que não a minha e voces nomeararem um membro dessa outra família,como Administrador do site ?
  8. Olá Gioachino,

    Não podemos fazer isso pois a titularidade é de "um site" e não de "uma árvore", assim, se você, dentro de um site fizer 2 ou 3 árvores, elas ficarão todas sobre a sua responsabilidade de Administrador. O correto é você abrir um outro site com outro e-mail, criar a árvore e depois entregar o acesso a este seu amigo.
    Outra alternativa, é você colocar esta pessoas como MEMBRO em seu site e posteriormente elevar o status dele para administrador.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados