25    jan 201310 Comentários

Canhoto

wikipedia - commons

Vendo uma foto, de estudantes fazendo um teste em uma escola, na disputa por uma vaga na faculdade, pude perceber que entre todas as cinquenta pessoas, existiam 8 lugares diferentes dos demais. Eram cadeiras destinadas a pessoas canhotas e, todas as cadeiras estavam preenchidas. Canhoto é a denominação dada as pessoas que escrevem com a mão esquerda e não com a mão direita.

Hoje já se sabe que ser canhoto é uma característica genética. O Canhoto, esquerdino ou sinistromano, nomenclaturas dadas a quem é canhoto, esta associado ao gene LRRTM1.

Mesmo que ainda crianças esta preferencia pelo uso da mão esquerda não esteja definida, até aos 6 anos ficará clara a tendência, segundo Arnold Gesell, (psicologo e médico), que estudou o assunto com bastante detalhes.

Já, segundo José Quadros França em seu livro Destros e Canhotos, as possibilidades de uma criança ser canhota será de 50% se ambos os pais forem canhotos, 17% se um dos pais for canhoto e apenas 2% se ambos os pais forem destros.

Nem todos os filhos de uma casal de canhotos serão canhotos, a pesquisa é em alguns casos reportados de gêmeos idênticos, um canhoto e outro destro, e se, existir uma marca de nascença em suas impressões digitais, elas serão inversamente contrarias mas idênticas, nos casos de gêmeos Canhoto-Destro, o que caracterizaria a informação genética transmitida pelos pais.

Muitos canhotos tentam durante a vida mudar o lado da escrita, mas com o tempo retornam ao estado "original". Antigamente, na Idade Média, ser canhoto poderia significar muitas coisas ruins inclusive ser acusado de bruxaria.

Hoje as observações sobre este assunto vão além da observação se a pessoa é ou não é bruxa, mas, como estamos vivendo um mundo que tenta se adaptar as pessoas e não ao contrário, os observadores de hoje pesquisam formas de melhorar a vida destas pessoas.

Percebi que muitos canhotos que eu conheço, ao escreverem algum textos sobre papéis, inclinam a folha de forma bem acentuada. Curiosamente consultei uma amiga que é canhota, e tem este hábito, e descobri que o canhoto ao escrever, esconde o que foi escrito com a mão e que muitos giram o papel para poderem manter os olhos no texto completo. Os destros, escrevem da esquerda para direita com a mão direita o que mantêm o texto sempre visível. Não deve ser o caso dos canhotos que escrevem em Hebraico ou Árabe e nem Chinês.

Este problema da escrita esta espelhado em várias atividades dos canhotos, mas hoje a ciência da Ergo Dinâmica, que adapta dos instrumentos a vida das pessoas, tem criado ferramentas especiais para os canhotos como por exemplo: Tesouras, abridores de lata, teclados para computador com as teclas numéricas do lado esquerdo, maquinas fotográficas e tantos outros produtos feitos anteriormente exclusivamente para os destros.

O Esquerdino é bem amplo e existem poucas informações sobre o número de pessoas que são canhotas no mundo mas você poderá ver alguns dos mais famosos canhotos na lista que criamos abaixo:

Ayrton Senna (piloto) - Pelé (jogador de futebol) - Romário (jogador de futebol) - Menigeni (tenista) - H.G.Wells (romancista) - Machado de Assis (romancista) - Alexandre o Grande (Estadista) - Fidel Castro (Estadista) - Mahatma Gandhi – (Líder indiano) -  Napoleão Bonaparte (Estadista) - Bill Clinton (ex-Presidente dos Estados Unidos) - Barack  Obama (Presidente dos Estados Unidos) - Príncipe Charles e Elizabeth II (Família Imperial Inglesa) - Bill Gates (empresário, fundador da Microsoft) - Charlie Chaplin (ator) - Julia Roberts (atriz norte-americana) - Isaac Newton ( cientista inglês) - Leonardo da Vinci (cientista e pintor renascentista)  e tantos outros.

E você é canhoto? Quais pessoas na sua família também são canhotas?

Responda e enquete abaixo. Deixe-nos saber.


Comentários (10) Trackbacks (0)
  1. Realmente, as cadeiras com aquela bancada pra escrever, nunca ví uma para canhoto, Tesoura, tenho que enrolar uma faixa de pano para não machucar a mão, e nunca tinha me dado conta que inclino o papel para escrever e o porque disso. meu pai é canhoto só com as ferramentas. um de meus filhos é canhoto e o outro não.
  2. Estou entre os 2%......
  3. Há mais tempo as escolas não permitiam que os alunos canhotos escrevessem com a mão esquerda, isso criou uma quantidade enorme de ambidestros, mas também criou alguns cadernos bem "bagunçados" por causa das canetas tinteiro.
  4. sou canhota e minha mãe tbm faço tdo com a mão esquerda até pra atender o telefone,tdo que pego semprecom a esquerda,vi que pessoas importantes no mundo são canhotos me sinto priveliejada com isso,sempre viro o papel que vou escreverqto mais virado melhor pra mim é isso ai sou canhoto e sou feliz!!!!!!!
  5. estou entre os 2% e me sinto privilegiado de ser canhoto
  6. Oie eu sou destra, e nunca entendi porque eu inclino a folha para escrever,as vezes inclino tanto que fica uma inclinaçao de 90 graus... mas isso eh raro, geralmente inclino 45º .. e sempre vejo as pessoas escreverem reto, e pesquisando vi algumas materias sobre canhotos
  7. sou canhoteira, minha mãe e meu irmão mais velho tbém eram, meus dois filhos tbém são, faço quase td normalmente, ah abro latas c/ a mão direita, fazer o que
  8. Sou destra eu não entendo porque eu tenho muita facilidade em escrever da direita para a esquerda pesquisei sobre o assunto mais so falam dos canhotos da escrita espelhada e tal.
  9. sou canhoto,e meu sobrinho também, e me sinto privele gio de ser...nao tenho dificuldades ...a nao ser usar tessoura e abridor de latas,só.
  10. A fim de que a ultima declaração não seja mal entendida,que me seja permitido adicionar uma palavra desentorpecimento. A rejeição a sabedoria.Matias Baptista Kambaia

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados