17    dez 20123 Comentários

O Tempo e o Vento

Hoje Érico Veríssimo estaria completando 107 anos se vivo fosse.

Falar de Érico Veríssimo sem falar de sua majestosa obra é não falar nada.

Os livros de E.V. são apaixonantes e ultrapassam gerações, tanto que é muito comum ouvir calorosas discussões sobre Ana Terra ou o Capitão Rodrigo entre os adolescentes de hoje.

Ele nasceu em 17 de dezembro de 1905 na cidade de Cruz Alta no Rio Grande do Sul no Brasil e a cidade é conhecida principalmente por Terra dos Tropeiros.

Em todos os seus romances as histórias brotavam da terra, vinham do pampa e sopram como o vento Minuano. Érico Veríssimo é um dos maiores talentos literários brasileiros e suas história já se transformaram em novelas, filmes e documentários.

O maior de seus sucessos, foi O Tempo e o Vento, a saga da família Terra Cambará, nas vibrantes cores das lutas heroicas do Rio Grande. Dividido em três magníficos romances, O Continente (1949), O Retrato (1951) e O Arquipélago (1962), é impossível o leitor interromper a sequência.

Muitas pessoas, assim como eu, leram estes três livros fazendo a árvore genealógica da família, aliás, os livros nos levam a isso. É necessário, para não se perder, localizar cada um dos personagens na história que traça a saga da formação do povo rio-grandense, desde as origens remotas , no século 18 e chega até o ano de 1946. O Tempo e o Vento não é um romance, são vários romances ligados pela árvore genealógica dos Terra Cambará. Mas para se criar a árvore por completo, deve-se ler dois outros livros que adicionam mais detalhes a genealogia idealizada por Érico Veríssimo, são eles "Um certo Capitão Rodrigo - Fragmentos (1970)" e "Ana Terra - Fragmentos (1971)"

Para nossa homenagem a este grande autor que faleceu em Porto Alegre em 28 de novembro de 1975, fizemos a árvore genealógica dos Terra Cambará e se você leu e se apaixonou por este épico da literatura, poderá nos ajudar se encontrar algum detalhe que nos passou despercebido.

Veja a árvore extraída do romance histórico - O Tempo e o Vento. Clique na imagem para ir para árvore de Ana Terra.

VISITE AGORA

Comentários (3) Trackbacks (1)
  1. Caro Walter.

    Renovo os parabéns pelas constantes publicações de interesse comum à todos genealogistas e historiadores.

    Contudo, permita-me agregar uma pequena contribuição ao tema presente. Trata-se da história do Rio Grande do Sul, sob a perspectiva acadêmica, sob o qual o nosso seleto público certamente apreciará.

    As informações tem como foco central o General Antônio de Souza Netto, "o Proclamador da República Rio-Grandense".

    O General Antônio de Souza Netto é duas vezes tetraneto de João de Almeida Naves e de Maria da Silva Leite (casamento aos 1655, em Santana de Parnaíba/SP).

    Vide o impressionante vídeo documentário sob o título "A História Secreta do Rio Grande do Sul", atravé do link

    http://www.youtube.com/watch?v=FV0KWAjsi0A

    Abraço.
  2. Sobre o General Antônio de Souza Netto, "o Proclamador da República Rio-Grandense", vide o link:

    http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2012/02/general-antonio-de-souza-netto.html
  3. Amigo Walter: essa postagem me fez passar horas agradabilíssimas, envolta no tempo e no vento da leitura, do acesso às sugestões dos comentários acima - já pedi minha admissão como membro da árvore genealógica Terra-Cambará - na identificação/espelho de quando li os três volumes e, à medida que lia, anotava quem era quem, filho de quem, palavras-chave sobre as personagens (anotações em caderneta de bolsa) e, em sala de aula, conseguir contar, anos depois, aos alunos, sobre o que anotara, de modo a despertar neles a vontade de ler a obra inteira. Pois bem, enquanto aguardo permissão para ser membro do website da Família Terra-Cambará, repasso alguns resultados da pesquisa que fiz:
    De Zero Hora para os 50 anos [setembro/2012] de “O Tempo e o Vento”:

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/pagina/figueira-o-tempo-e-o-vento.html

    (Infográfico com a figueira genealógica Terra – Cambará)

    Em Blogosfera@Marli:

    http://blogosferamarli.blogspot.com.br/2012/09/o-tempo-e-o-vento.html

    uma oportunidade para informações imprescindíveis sobre "O Tempo e o Vento", inclusive acesso ao site comemorativo com todas as informações reunidas:

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/pagina/o-tempo-e-o-vento-50-anos.html

    Não nos esqueçamos, também, da reedição de obras de Erico Verissimo, em especial "O Tempo e o Vento", Companhia das Letras, um "box" com sete (07) volumes. Em "O Continente", a árvore genealógica.

    Espetacular postagem, Walter. Maravilhosa abordagem sobre genealogia baseada em personagens de um romance arrebatador. A equipe do MyHeritage deve ter sido formada por educadores espetaculares que se apoiaram nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino, que, por sua vez, têm influência positiva dos melhores Parâmetros Curriculares mundiais. Abraços.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email
Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados