10    dez 20120 Comentário

Francesco Matarazzo

Francesco Matarazzo, imigrante italiano foi um dos maiores destaques entre os tantos imigrantes que vieram para o Brasil.

Francesco Matarazzo, nasceu em Castellabate no dia  9 de março de 1854 e faleceu em  São Paulo no dia 10 de dezembro de 1937.

Aqui, construiu um império financeiro que foi considerado um dos maiores do mundo na sua época e que, quando faleceu, tinha uma fortuna avaliada em 10 bilhões de dólares e a maior fortuna da América Latina.

A despeito de muitos outros imigrantes que aqui fizeram fortuna, Matarazzo já dispunha de um capital ao chegar e com este capital deu inicio a gigante Companhia Matarazzo S.A.

O sucesso da empresa é devido ao modo como ele transformava a linha produtiva de um produto em diversos modos de ganhar dinheiro. Um exemplo é o seu primeiro produto, a banha animal que vinha importada dos Estados Unidos em barris de madeira, grandes e pesando quase 100 quilos, dificultando o transporte e a preservação do produto e impossibilitando a venda no varejo. Ele acondicionou a  banha em latas de fácil estocagem, pequena quantidade e transporte fácil pelo consumidor, o que foi um sucesso de vendas, mas o segredo estava no fato de que era ele também quem produzia as latas , reduzindo o custo. Além de criar os porcos para o abate, aproveitava o refugo de um produto para criar outros novos produtos - como os ossos dos porcos que se produzia botões e barbatanas de colarinho - desta forma ele fechava o circulo ficando com os lucros de toda a cadeia produtiva. Um genial empresario que transformou as oficinas de manutenção das maquinas de sua empresa em uma das maiores metalúrgicas do país.

Francesco Matarazzo não pertencia a nobreza italiana, mas, já milionário, viu seus filhos casarem-se com nobres na Itália. e recebe do rei Vítor Emanuel III o título nobiliárquico de O Muito Honorável Conde Matarazzo, em 1917.

No dia de seu enterro em 10 de dezembro de 1937,  um imenso cortejo, jamais visto, em São Paulo parou a cidade para acompanhar pela última vez o imigrante Francesco Matarazzo que foi sepultado no Cemitério da Consolação.

Enterro do Conde Matarazzo em 1937

Sua importância para a economia e modernização do parque fabril do Brasil é inestimável.

O Brasil tem hoje mais de 25 milhões e descendentes de imigrantes italianos. Recomendamos como leitura adicional a matéria Francesco Matarazzo : Imperador do Brasil no portal Café História

MyHeritage tem a árvore genealógica do Conde Francesco Matarazzo que você pode visitar clicando na imagem abaixo. Esta árvore foi construída com dados levantados na internet e em fontes públicas.

VISITE AGORA.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados