5    nov 20122 Comentários

Imigração é tema do ENEM

No último final de semana, 4,1 milhões de estudantes fizeram as provas do ENEM no Brasil.

O ENEM é um exame de capacitação que irá determinar o destino de quem pensa em cursar uma universidade pública nos próximos anos.

Este ano, um detalhe foi o terror de muitos alunos na segunda fase do exame. A Redação.

Fora os tradicionais motivos que derrubam muitos alunos, como o bom uso da língua, e a escolha das palavras para se criar um texto sobre um determinado assunto, o tema foi outro dos fatores que deixou muita gente falando sozinho no exame.

O tema enfocou a influência da imigração no Brasil do século 21.

Para quem estudou outros temas e pensou que este tema estaria relacionado  a segurança, politica ou outros temas que estavam na mídia nos últimos dias, se espantou com a visão futurista do tema em questão.

O Brasil é hoje um dos maiores destinos de milhares de pessoas que buscam novas perspectivas de vida.

Este tema não é só interessante para os candidatos do ENEM, é importante também para a genealogia brasileira, pois daqui a alguns anos, esta atual situação de transferência de pessoas de um país para outro será o mesmo que ocorreu entre 1875 e 1910. Mais imigrantes, mais famílias que se mudam, trazendo cultura, conhecimento e que irão se misturar ao nosso povo e formar uma grande nação.

O Brasil sempre foi e sempre será o destino ou melhor, sonho de nós brasileiros, luso-brasileiros, ítalo- brasileiros, e de todos os povos que se aventurarem a amar esta terra.

A confusão dos estudantes do ENEM em falar sobre este tema é devido ao fato de que um fluxo imigratório só é medido e percebido muitos anos depois, quando as famílias já estiverem integradas a uma nova vida.

A diferença entre 1875 e agora, é que a documentação está modernizada, está online e vai ser mais fácil no futuro um genealogista estudar a sua família. Já pensou nisso?

Você é descendente de imigrantes? De onde vieram seus antepassados?

Comentários (2) Trackbacks (0)
  1. Não sabia que hoje em dia se estudavam temas para se fazer redação. Eu nunca estudei. Redação é o bate-papo do dia a dia, mas com linguagem formal e idéias organizadas. O segredo é estar antenado a tudo e não apenas se focar em 5 ou 6 possíveis temas.

    E sim, o Brasil ainda é um sonho, principalmente em tempos de crise exterior. Se o problema é guerra, venham pra cá que temos paz. Se é falta de dinheiro ou lugar, venham para cá, pois temos espaço de sobra e oportunidades também.

    Nosso país foi feito de imigrantes e, com isso, aprendeu a ser tolerante e amistoso com toda e qualquer cultura do planeta! Mesmo que exista (e existe) algum preconceito ou racismo em nossas mentes, paira no ar essa tolerância majoritária que impede qualquer tipo de exclusão.

    Que venham outros. Estaremos sempre de portas abertas!
  2. Eu, como imigrante, desde 1951, sinto-me atraído por este tema. Já tenho escrito sobre a e(i)emigração portuguesa ao Brasil. Estou há 61 anos neste País. Abraços luso-brasileiros.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados