20    out 20121 Comentário

Um fenômeno familiar

Ontem 19 de outubro, o Brasil experimentou um fenômeno produzido pelo final de uma novela. Avenida Brasil foi a mais popular de todas as novelas da Rede Globo, a maior emissora do Brasil.  O fenômeno esta relacionado ao tema abordado na novela que conta a história de uma família de classe média que vive em um bairro de classe baixa. Os dramas vividos pelos personagens foram identificados por muitas pessoas como sendo os seus próprios problemas e gerou esta empatia entre o público e a novela.

Os números deste fenômeno são impressionantes.

A emissora teve um lucro de 3,1 bilhões de reais. Foram 500 anunciantes durante os sete meses da novela e cada segundo de propaganda foi disputado pelos anunciantes e custou nos capítulos finais a quantia de 535 mil reais por anúncio de 30 segundos.

Nas redes sociais como Facebook, Twitter e Orkut, (alguém se lembra?), os bordões gerados pela novela viraram hits imediatos e repetidos por milhões de pessoas nestes sete meses. "A culpa é da Rita" - "Entendeu" - "Cadinho" - "Hihihihihi" ou o "Oioioi"  atingiram recordes de compartilhamento nas redes. O Facebook, que tem nos brasileiros o seu segundo público mundial, no dia do capítulo final, apresentou "abandono" por parte dos seus usuários brasileiros.

A novela e as frases bordões dos personagens foram largamente usadas nas campanhas eleitorais por muitos candidatos e se espalharam até nos horários políticos obrigatórios.

A presidenta do Brasil, Dilma Roussef alterou seu discurso de apoio a um candidato, pois o horário conflitava com o capítulo final da novela, a disputa Carminha x Dilma, seria desigual.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico do Brasil, previu excesso no consumo de energia e se preparou para o evento.

As duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio, tiveram quedas acentuadas de transito no horário da novela. Em dias normais o parâmetro de congestionamentos em São Paulo que registra valores entre 120 e 150 quilômetros de congestionamentos esteve com apenas 16 quilômetros medidos, este mesmo efeito foi sentido em muitas outras cidades, ou em quase todas. O brasileiros abandonaram as ruas para assistir a novela.

A hashtag #oioioi, que marca a novela para quem acompanha o Twitter, esteve no topo das medições por 5 vezes no período de 7 meses e tinha em média 6 mil citações diárias o que ultrapassa o 1 bilhão de Twitadas sobre o assunto.

Cada um dos personagens da novela apresentava um tema de preocupação do povo brasileiro, principalmente os problemas enfrentados por milhões de pessoas em seu dia a dia.

A personagem mirim Ágata, sofria de bulling familiar por ser "gordinha" e sofreu a novela inteira com a mãe e com os parentes e a identificação desta personagem com as milhares de outras "Ágatas" , crianças ou adolescentes que vivenciam este problema foi um dos temas propostos pela novela. Um assunto que virou discussão e mostrou como as brincadeiras e cobranças da família podem afetar na formação  infantil.

A raiva, o ódio e a vingança foram os temas principais e puxaram outros temas como segurança, trabalho infantil, pobreza que se relacionam a traumas sofridos pelas pessoas e que podem levar a uma vida infeliz e não completamente saudável. Pequenas ações de nosso passado podem afetar sensivelmente nossas vidas adultas.

Talvez o fato de tantos brasileiros terem assistido esta novela, tenha sido a relação entre a vida real e a vida da novela que se cruzaram na necessidade de Justiça que todos os assuntos citados buscam em sua cerne.

A relação e empatia das pessoas aos personagens demonstra claramente que os problemas existem, e mesmo que as luzes brilhem coloridamente, é necessário que olhemos os pontos escuros em nossas família. Uma constante experiência de amor e de perseverança.

Da novela fica uma grande dica. Viver em família não fácil, nem tudo é "mar de rosas" ou "céu de brigadeiro"; Precisamos pensar e repensar coletivamente no modo como agimos com nossos queridos parentes e não deixar que pequenos atos, passados e não resolvidos se transformem em grandes dramas.

Muitos Max precisam ser eliminados de nossas vidas, são traumas e lembranças ruins.

Você assistiu a novela? Sua família se reuniu para assistir ao último capítulo?

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. È assim que "DEUS" prepara o progresso da humanidade. O autor foi inspirado por ele. É um mensageiro.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados