31    out 20120 Comentário

Doce ou travessuras

Hoje é o dia das bruxas em grande parte dos países.

O brasileiro aproveitou para fazer deste dia o Dia do Saci, personagem conhecido do folclore e que dá ao Dia das Bruxas, uma tradição cultural dos Celtas, a versão nacional  já que, o Dia das Bruxas, estava sendo celebrado principalmente pelos jovens e alunos das escolas de idiomas e incorporando-se aos costumes uma "cultura importada".

A reação, do Saci, é para mostrar que ainda existe uma grande quantidade de cultura não difundida e algumas delas 100% nacional. O comércio pegou a corona e aproveita para fazer deste dia mais um dia de bons negócios.

Sobre a importação da Cultura é bem interessante este assunto, na maioria dos casos, são os países com grande miscigenação de etnias que absorvem com maior facilidade as culturas trazidas pelos outros povos. Veja o fato que o Halloween tem sua estrela máxima nos Estados Unidos, bem longe dos Celtas, em outro continente.

Muitos de nós já assimilamos dezenas de culturas vindas com a imigração. A começar pelo Carnaval, Semana Santa, Dia das Mães e vamos além, como a pizza, a bacalhoada, a maionese e tantas outras manifestações culturais que serviram para nossos antepassados se lembrassem de suas terras natais e que, acabaram por se tornar um patrimônio nacional. Portugal também é um grande exportador e importador de cultura.

Em nossas famílias podemos enumerar algumas destas culturas trazidas pelos antepassados. Você saberia nos dizer quais dessas você se lembra?

Algumas famílias, ao imigrarem, levam um pouco de sua terra junto mesmo que, a distância, seja meio mundo ou o mundo inteiro. Estes costumes são os momentos que podemos chamar de Saudade da Terra Natal, e que toda a família compartilha por gerações e gerações.

Nos conte, na sua casa tem, no domingo, o famoso Macarrão da Mama? De onde veio esta receita?

E a devoção a algum santo? Aquela imagem presa em algum canto da sala que você não sabe mais quantos anos tem ou de onde veio. Isso também é cultura.

E você tem muita ai mesmo dentro da sua família.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados