21    set 20123 Comentários

Um dia especial

Hoje é comemorado o dia da árvore.

Eu não sei em qual região do mundo você está, mas aqui perto de mim, existem muitas árvores e assim como elas, eu também, estava sofrendo com a falta de chuva. Choveu hoje.

Um presente dos céus para mim e para todas as árvores a minha volta. Hoje é 21 de Setembro, um dia dedicado ao Dia da Árvore pela O.N.U. Mas vou confessar uma coisa, nestes vários dias sem chuva, que eu reclamei incessantemente, não ouvi uma só reclamação das árvores, elas se mantiveram silenciosas, floriram, produziram sombras, espalharam ar puro, produziram vida e enfeitaram as praças, jardins e casas.

Elas são assim, criaturas vivas que passam despercebidas em nossas vidas, e que até precisam de um dia para tomarmos consciência de sua presença.

Em quase toda a minha vida, já vi milhões destas companheiras do Homem, brinquei quando criança em muitas delas, risquei caules com frases românticas, plantei algumas, podei outras, recolhi folhas, colhi frutos e agora, no Dia da Árvore, gostaria de deixar a homenagem de nosso blog a todas estas nossas companheiras.

Feliz Dia, Árvore.

Algumas árvores merecem um destaque especial, e hoje vamos trazer a foto da anciã das árvores vivas e conhecidas de nosso planeta. Ela esta localizada em Yakushima no Japão, pode ter entre 2170 anos e 7200 anos e se chama Jhomon Sugi. Ela sem dúvida assistiu muitas gerações de homens.

Foto : Aninha Goulart - Blog Zio Torto

No Brasil, das conhecidas e mais antigas , temos a foto da Patriarca das Árvores e esta localizada na Mata Atlântica. Ela tem de 3000 anos.

Foto: ScreenHunter

Nossa homenagem se completa com todos os comentários que foram postados em nossa página no Facebook diante da beleza de uma árvore e que selecionamos um destes comentários para representar a todos os outros, ele foi feito pelo nosso fã no Facebook Mario Sergio Storch :

"A natureza é simplesmente, MAGNÍFICA !!!"

Comentários (3) Trackbacks (0)
  1. Que o homem conscientise-se para que as proximas geraçoes possam ter o previlegio de conhecer o que e uma arvore,o beneficio das grandes reservas tipo amazonia,que os nossos filhos e netos ergam a bandeira do amor a natureza ao belo verde das matas .
  2. Eu me emociono diante da variedade de árvores. Não aprecio os monocultivos de árvores exóticas (eucalipto, pinus ilhote, acácia..), apesar de elas também serem "árvores". Adoro passear no mato e apreciar as árvores velhas que se misturam às jovens e pequenas. Em meio a elas, pássaros e animais silvestres em perfeita harmonia. Infelizmente, para elas, o homem sempre representa perigo. É uma pena!
  3. Um dia acompanhei um amigo a uma lindíssima Vila de Portugal, chamada de Sabugal,a única localidade que é portadora de um Castelo de cinco quinas,neste rectângulo da Península Ibérica que é o berço de Camões.,Precisamente chegados a casa do meu amigo,andava uma azáfama e um movimento de Serrotes machados empunhados nas mãos de gente humilde que se preparavam para abater uma centenária Nogueira.Tudo a postos para assassinar a árvore mais antiga da região,olhei a árvore,sem palavras ela pediu-me que fizesse algo por ela.Com um impulso natural perguntei ao seu proprietário,qual as razões porque iria abater tão sumptuosa árvore?Resposta tira-me as vista á casa,e quero fazer aqui uma piscina!..Então o meu migo prefere ficar sem as vistas e as recordações do Passado?As conversas que os seus ancestrais aqui foram ouvidas,as três Avés Marias aqui rezadas á Santíssimas Trindades,já viu que vai cortar o elo de ligação,á única sobrevivente,que conheceu,e ouviu a voz dos seus trisavós?Pesado silencio, a arvore foi olhada de cima para baixo pelo seu proprietário,não tinha pensado nisso,tem razão amigo,enquanto eu viver,ela também viverá.Meses depois passei por esse sítio,não soprava qualquer aragem de vento,a Nogueira avistou-me,impressão minha?Os seus ramos abanavam,como que em jeito de acenar ,na linguagem vegetal,eu entendi,que a Nogueira me dizia obrigado Amigo.Ama as árvores
    que amas a Deus!..

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados