Livros abandonados

Livros abandonados

Todas as semanas alguém me manda um e-mail dizendo que esta comemorando a Semana do Livro. Acredito que a Semana do Livro seja em todas as semanas. Não gostaria de saber que existe apenas uma semana para podermos comemorar este evento.

De todas as invenções do Homem, o livro talvez tenha sido um dos mais importantes, pois é com ele que podemos transmitir nossas emoções, nossos conhecimentos e a nossa experiencia.

Li em algum lugar… opa! (*)

(*) Quando alguém começa alguma frase com estas palavras, já esta na hora de escrever um livro, antes que a memória venha a falhar por definitivo.


Li em algum lugar, não sei onde, me falha a memória que, na Inglaterra, no auge do sucesso “O Código da Vinci” de Dan Brown, este teria sido o livro mais encontrado pelos agentes do Metrô de Londres, esquecidos ou abandonados nos vagões. Pode ter sido apenas coincidência, pois ele também foi o mais vendido na época. Ao ler esta notícia, me lembro de ter pensado em uma campanha realizada em alguns lugares do mundo e que, sem dúvida nenhuma, foi criativa e instrutiva ao mesmo tempo, chamada de “Abandone seu Livro”. Hoje, procurei saber mais sobre esta antiga campanha e achei algumas descrições interessantes e foi no blog Recanto das Escritas que encontrei os detalhes desta campanha.

Como qualquer semana pode ser a Semana do Livro, vou sugerir a você que participe da campanha abaixo:

Abandone seu Livro

A campanha é bem simples e e vai dar uma nova vida aos seus livros, principalmente aqueles que, já lidos, enfeitam as prateleiras por anos e anos e acabam por serem descartados em brechós ou lojas de livros usados, ou até mesmo deixados para trás em alguma mudança.

Estes, e muita gente sabe disto, serão os “Livros Abandonados” e, já que serão um dia abandonados, porque não dar a estes livros um destino mais nobre.

Vamos a campanha: Abandone estes livros em algum lugar de grande movimento, deixe-o simplesmente, sobre a cadeira de algum Café no shopping, ou em um banco de praça, ou acento de coletivo ou sobre alguma mesa que você sabe que alguém virá vê-lo.

Faça nele a seguinte dedicatória :

” Este livro foi esquecido neste lugar justamente para quem o encontrar ler. Depois existe uma regra: passar o livro adiante, ou seja, após o ler fazer o mesmo,  deixar em um lugar público e assim dar a oportunidade de que outra pessoa o leia.”

Simples não é? Mas você estará difundindo a leitura e vai se sentir muito bem se voltar alguns minutos depois e ver alguém lendo ou até mesmo não ver mais o livro no local onde você o deixou. Mas, não se preocupe com o destino do livro, você fez a sua parte.

Se ele for destruído, ou se ninguém o quiser e deixá-lo a míngua sem tocá-lo, não se incomode, deixe o destino cuidar disto, pois mesmo os livros jogados no lixo já ajudaram diversos catadores a se instruírem.

Gostou da ideia? Então mãos a obra, escolha entre seus livros o que você acha que iria chamar a atenção de alguém, faça a dedicatória e saia para a rua. Abandone seu livro. Alguém vai achá-lo e ler, e Amar a leitura, e se apaixonar assim como você se apaixonou.

Eu abandonei um livro hoje, espero que esteja em boas mãos, era um ótimo livro.

Agora, deixa-nos saber. Se você for abandonar um de seus livros, qual seria? Coloque o nome dele nos nossos comentários, talvez eu o procure ai pelos bancos das praças, pelos cafés dos shopping e pelas mesas dos parques.

Divulgue esta campanha, eu não sei quem a criou, mas por gostar de leitura e por querer que mais gente também goste, eu já comecei a participar. Você vai ter histórias para contar para alguém.

//