26    set 20120 Comentário

Livros abandonados

Todas as semanas alguém me manda um e-mail dizendo que esta comemorando a Semana do Livro. Acredito que a Semana do Livro seja em todas as semanas. Não gostaria de saber que existe apenas uma semana para podermos comemorar este evento.

De todas as invenções do Homem, o livro talvez tenha sido um dos mais importantes, pois é com ele que podemos transmitir nossas emoções, nossos conhecimentos e a nossa experiencia.

Li em algum lugar... opa! (*)

(*) Quando alguém começa alguma frase com estas palavras, já esta na hora de escrever um livro, antes que a memória venha a falhar por definitivo.


Li em algum lugar, não sei onde, me falha a memória que, na Inglaterra, no auge do sucesso "O Código da Vinci" de Dan Brown, este teria sido o livro mais encontrado pelos agentes do Metrô de Londres, esquecidos ou abandonados nos vagões. Pode ter sido apenas coincidência, pois ele também foi o mais vendido na época. Ao ler esta notícia, me lembro de ter pensado em uma campanha realizada em alguns lugares do mundo e que, sem dúvida nenhuma, foi criativa e instrutiva ao mesmo tempo, chamada de "Abandone seu Livro". Hoje, procurei saber mais sobre esta antiga campanha e achei algumas descrições interessantes e foi no blog Recanto das Escritas que encontrei os detalhes desta campanha.

Como qualquer semana pode ser a Semana do Livro, vou sugerir a você que participe da campanha abaixo:

Abandone seu Livro

A campanha é bem simples e e vai dar uma nova vida aos seus livros, principalmente aqueles que, já lidos, enfeitam as prateleiras por anos e anos e acabam por serem descartados em brechós ou lojas de livros usados, ou até mesmo deixados para trás em alguma mudança.

Estes, e muita gente sabe disto, serão os "Livros Abandonados" e, já que serão um dia abandonados, porque não dar a estes livros um destino mais nobre.

Vamos a campanha: Abandone estes livros em algum lugar de grande movimento, deixe-o simplesmente, sobre a cadeira de algum Café no shopping, ou em um banco de praça, ou acento de coletivo ou sobre alguma mesa que você sabe que alguém virá vê-lo.

Faça nele a seguinte dedicatória :

" Este livro foi esquecido neste lugar justamente para quem o encontrar ler. Depois existe uma regra: passar o livro adiante, ou seja, após o ler fazer o mesmo,  deixar em um lugar público e assim dar a oportunidade de que outra pessoa o leia."

Simples não é? Mas você estará difundindo a leitura e vai se sentir muito bem se voltar alguns minutos depois e ver alguém lendo ou até mesmo não ver mais o livro no local onde você o deixou. Mas, não se preocupe com o destino do livro, você fez a sua parte.

Se ele for destruído, ou se ninguém o quiser e deixá-lo a míngua sem tocá-lo, não se incomode, deixe o destino cuidar disto, pois mesmo os livros jogados no lixo já ajudaram diversos catadores a se instruírem.

Gostou da ideia? Então mãos a obra, escolha entre seus livros o que você acha que iria chamar a atenção de alguém, faça a dedicatória e saia para a rua. Abandone seu livro. Alguém vai achá-lo e ler, e Amar a leitura, e se apaixonar assim como você se apaixonou.

Eu abandonei um livro hoje, espero que esteja em boas mãos, era um ótimo livro.

Agora, deixa-nos saber. Se você for abandonar um de seus livros, qual seria? Coloque o nome dele nos nossos comentários, talvez eu o procure ai pelos bancos das praças, pelos cafés dos shopping e pelas mesas dos parques.

Divulgue esta campanha, eu não sei quem a criou, mas por gostar de leitura e por querer que mais gente também goste, eu já comecei a participar. Você vai ter histórias para contar para alguém.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados