17    set 20120 Comentário

Confeitaria Colombo – 118 anos

Confeitaria Colombo - Foto Wikimedia

Quem teve a grata satisfação de conhecer a Confeitaria Colombo no Rio de Janeiro sabe que ali se degusta a história do Brasil.

As suas paredes ricamente detalhadas em Art Noveaux, os seus ladrilhos lindíssimos, as suas delicadas cadeiras de madeira torneada e seus lustres e vitral central , o jacarandá dos móveis e os espelhos de Antuérpia, testemunharam muita conversa "ao pé do ouvido" dos políticos e personalidades que frequentavam a tradicional confeitaria, encravada no coração do Rio de Janeiro. Personagens como Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, José do Patrocínio, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, entre muitos outros, tomaram ali o seu "cafezinho com intrigas".

Para quem não sabe, O Rio de Janeiro foi por muitos anos a Capital do Brasil e a Confeitaria Colombo o local ideal para encontros políticos e tomadas de decisões importantes, ou ao sabor do café ou ao chá que é servido a tarde.

A Confeitaria Colombo foi inaugurada em 17 de agosto de 1894, pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão.

Se você não conhece, deve conhecer, a Confeitaria Colombo é um museu onde se serve café, se vende doces e se viaja no tempo.

A pergunta que eu quero fazer agora é para você leitor, que já esteve em tantos lugares lindos e significativos e que marcaram a sua vida.

Existe na sua lembrança, aquele lugar que você se encantou pela beleza ou pelo "ar" que respirou lá dentro?

Alguns aqui irão dizer nomes de museus ou de prédios famosos, mas eu gostaria de ir mais longe, ir até aquele prédio antigo em sua cidade natal, ou aquela igreja antiga que te acompanhou pela vida e que testemunhou a história de seus avós, seus pais e também a sua história.

Nós gostaríamos de saber se você tem esta lembrança guardada ai com você, onde somente a lembrança consegue alcançar.

Nos diga, se você fechar seus olhos e tentar se lembrar de algum prédio que tenha te impressionado, qual prédio seria este? Quer mandar sua foto? Poste-a em nossa página no Facebook.

Visite o site oficial da Confeitaria Colombo

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados