5    ago 20124 Comentários

Marilyn Monroe: Modelo, Atriz, Cantora e Lenda

Foto: Deborah Cheramie - iStockphoto

"...E me parece que você viveu a sua vida como uma vela ao vento..."

Marilyn Monroe morreu há 50 anos em um domingo, 5 de agosto. Em sua curta vida de 36 anos, ela alcançou o estrelato internacional, dentro e fora da tela.

Nascida Norma Jeane Mortenson em Los Angeles em 1 de junho de 1926, seu sobrenome foi mudado mais tarde para Baker, o nome da família do primeiro marido de sua mãe.

Mas, a Certidão de Batismo (abaixo) indica Martin Edward Mortensen como pai de Marilyn.

Certidão de Nascimento de Marilyn - Wikipédia - Clique para ampliar

Marilyn não acreditava que Martin era seu pai. Uma foto de seu pai, foi mostrada a ela, e ela achava parecido com Clark Gable. Como uma criança, ela fingia que Gable era seu pai.

Ela adotou o nome artístico de Marilyn Monroe - Monroe era o sobrenome de solteira de sua mãe.

Marilyn Monroe ainda bebê. (Credito: www.howstuffworks.com)

De acordo com o Dicionário de Nomes de famílias americanas (Oxford University Press, março 2003), Monroe é escocês e um raro exemplo de um sobrenome irlandês de origem topográfico (geográfica). O primeiro elemento do nome (Mon) pode ser o "mun" gaélico, e uma forma mutante do bun (pé) ou o britânico minit (monte). Na Irlanda, o nome é usado às vezes como um equivalente do O'Mellan. Outros genealogistas afirmam que a atriz loira descendia de passageiros do Mayflower.

Legalmente conhecida como Norma Jeane Baker, ela tinha 13 anos quando o recenseador visitou sua casa.

Marilyn Monroe no Censo de 1940 (Credito: SuperSearch www.myheritage.com/research). Clique para ampliar

Marilyn não teve uma recepção especial no mundo. Além de não conhecer seu pai, sua mãe foi internada em um hospital psiquiátrico. Seus primeiros anos foram gastos movendo-se entre abusivos lares adotivos.

Em 1951, ela se matriculou na Universidade da Califórnia, onde estudou arte e literatura.

Descoberta por Hollywood através de sua carreira de modelo, Marilyn logo se tornou uma atriz mundialmente famosa, estrelando em muitos filmes e produções.

Seus vários casamentos e relacionamentos não lhe forneceu a felicidade ou a segurança que ela procurava.

Marilyn Monroe foi encontrada morta em sua casa em Brentwood, Los Angeles, Califórnia, em 05 de agosto de 1962. A autópsia mostrou substâncias químicas em seu corpo e registrou a morte por envenenamento como resultado de um provável suicídio. Existem muitas teorias de conspiração sobre se ela era uma suicida acidental ou um caso de homicídio. Seu funeral ocorreu em 08 de agosto de 1962, organizado pelo ex-marido, Joe DiMaggio (famoso jogador de beisebol).

A bela balada de Candle, in the Wind (1973), escrito por Elton John e Bernie Taupin, presta homenagem a Marilyn Monroe e sua vida. John expressa a combinação de estrelato e as dificuldades que Marilyn enfrentou. A canção foi reformulada para o funeral da princesa Diana, e cantada por John.

Muito se fala sobre a vida de Marilyn Monroe, existirão os prós e o contras. Foi uma vida agitada, tumultuada e muito bem descrita na letra da música de Elton John. De tudo que conhecemos, temos a certeza de uma coisa: Marilyn é uma destas raras pessoas que não são compreendidas pelo mundo. Sua beleza, seu talento e seus sonhos, não foram maiores que suas dúvidas, suas necessidades e  seus traumas. Ela, é uma destas pessoas que o mundo errou no julgamento. Sobrou desejo, faltou segurança.

Você tem alguma lembrança de Marilyn que gostaria de compartilhar?

Deixe seu comentário.

Comentários (4) Trackbacks (0)
  1. sim o mundo e cruel mesmo.
  2. amo marilyn.
  3. Amuu Souu Muiito Fá De Marilyn !!
  4. Ela foi uma pessoa, era uma menininha ainda.. se foi muito cedo. Dava pra perceber que ela era amável, gente boa, divertida. Se eu tivesse a chance gostaria de ter sido amiga dela. Eu admiro muito a personalidade dela. Tem uma grande beleza, uma voz meiga e um sorriso maravilhoso. Eterna Monroe, que Deus a tenha e que esteja bem com ele.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados