17    ago 20120 Comentário

DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

O Dia do Patrimônio Histórico foi instituído no Governo de Getúlio Vargas, pela Lei 378 de 1937, dia da criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Brasil ( Iphan).

A data foi escolhida para homenagear  historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969), que nasceu neste dia.

Uma data muito significativa para muitas histórias familiares.

Patrimônio Histórico é a memória comum de nossas famílias. Um prédio, uma casa, uma música, uma festa profana ou religiosa que marca a vida de nossos antepassados e que chega até os nossos dias, permitindo com que possamos, ao ver, ouvir ou participar, referenciar o passado de uma família, de uma cidade ou de um país.

Patrimônio Histórico é muito mais que construções antigas, é entender que o passado é presente quando preservado.

Lamentavelmente muitas pessoas não pensam desta forma. Muitos ainda concordam com o apagamento da história em benefício da modernidade.

No dia em que comemoramos o Dia do Patrimônio, eu gostaria de deixar escrito um pequeno diálogo entre um historiador e um administrador diante da eminente demolição de um prédio histórico. Para sua reflexão.

Historiador: — Doutor, não cometa este erro, a demolição deste prédio ira apagar a memória de nossos antepassados.

Administrador: — Que nada, eu faço pelo desenvolvimento e por dois motivos bem convincentes:

Em primeiro lugar, no local irá crescer um prédio enorme e moderno, que trará desenvolvimento e progresso e em segundo lugar com a demolição a cidade irá economizar na manutenção do prédio antigo. Você concorda?

Historiador:— Em parte. Discordo da demolição e da construção de um novo prédio, pois se a sua administração não tem recursos para manter um prédio antigo, não terá também para o prédio novo. Concordo, com a sua mentalidade e seu jeito de ver o passado, para o bem da comunidade, a sua história e os seus feitos não durarão 20 anos.

Preservar é manter-se vivo no futuro.

SERÁ QUE UM DIA ENCONTRAREMOS UM MEIO TERMO ENTRE PASSADO E PRESENTE?

Coloque a sua opinião.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados