21    ago 20123 Comentários

Como antigamente

O que mudou nos costumes de nossas famílias?

Já ouvi muitas vezes a seguinte expressão : — No meu tempo era diferente.

Eu sempre achava um pouco de exagero a repetição de algumas pessoas mas, a alguns dias atrás, ao conversar com um parente, me vi falando: — No meu tempo...

É claro que existem certas frases que dizemos que não precisa ninguém nos corrigir, elas, quando ditas nos corrigem imediatamente. Um calor que sobe pelo corpo ou o rosto vermelho.

Pois é, fiquei vermelho com a minha frase e acredito que somente eu percebi.

Constatei que estava reverenciando o passado da mesmíssima maneira que meus antepassados faziam. Acredito até que esta frase seja genéticamente transferida de pais para os filhos.

Comecei a pensar nos costumes que carregamos e que, automáticamente, fazemos e que nos lembram nossos pais, nossos avós ou outras pessoas importantes de nossa vida.

Eu gosto de molhar o pão no café com leite, isso é genético, meu pai e meu avô também faziam. Não tem jeito.

Mas, os conselhos, são ensinados em repetições que chegam a dezenas de anos seguidos, são transmitidos pelas gerações e nem sabemos por qual motivo nós também somos conselheiros, dos mesmos conselhos, de nossos filhos e netos, mesmo que o mundo tenha mudado.

São esta pequenas e maravilhosas coisas que carregamos como lembrança. Eu vou chamá-los de Conselhos da Vovó.

Destes conselhos, muitos de nós tem grandes recordações. E tem também aqueles já tradicionais que nunca esquecemos de passar para nossos filhos e netos do tipo: Não tome chuva, leve o agasalho, não esqueça o guarda-chuvas e tantos outros que nem sabemos se são eficazes ou não, mas repetimos, em uma cadeia de longo tempo de conselhos. Conselhos vindos do passado.

Os tempos mudam, mas estes pequenos conselhos jamais irão mudar.

Da minha avó eu me lembro, e ela era uma conselheira profissional, de muitos destes conselhos. Ela me chamava pelo nome, pausava e descarregava uma série de conselhos inesquecíveis.

Agora, eu me pego recordando ela, seu jeito e sua maneira de falar comigo. Lembrar e falar sobre os conselhos que ela me dava, a trouxeram de volta.

Eu me pergunto, será que estas frases, repetidas pelas gerações e pelas pessoas da mesma família, não seriam uma "chave" do nosso túnel do tempo?

Como eram os conselhos no passado? Alguém sabe me dizer?

Recentemente vi uma publicação na página do Arquivo Público de São Paulo, e era a imagem de um antigo jornal e trazia no texto um Consultório Sentimental publicado em 1932. É claro que daquele tempo para hoje, os costumes mudaram muito, principalmente para as mulheres.

No texto dá para concluir que alguém fez a seguinte pergunta: Porque meu marido insiste em morar com os pais dele? Leia a resposta dada a  consulente.

Se hoje esta mesma pergunta fosse feita para você e você fosse o responsável ou a responsável para responder. Qual seria a sua resposta? (Acredite. Ainda hoje existem os Consultórios Sentimentais).

Sem dúvida teria mudado muito, mas ainda assim, a sua resposta teria um pezinho nos conselhos dos antigos. Ou não?

Somente para clarear algumas memórias, principalmente as femininas, me respondam, quais eram os conselhos dados as noivas nas vésperas dos casórios? Alguém se lembra? Claro, que sim, são inesquecíveis não é? Quantas vezes você já deu estes mesmos conselhos?

Agora a pergunta que eu faço para você responder em nosso comentário. Mas, mantenha-se dentro do objetivo do texto para podermos perceber a mudança de aconselhamento de ontem e de hoje.

ALGUÉM LHE PERGUNTA:

- Porque meu marido insiste em morar com os pais dele?

VOCÊ RESPONDE:

Comentários (3) Trackbacks (0)
  1. Sim, isto acontece sempre! Eu sempre me lembro que as crianças já não brincam nas ruas, já sabem cantar cantigas de roda, fazer casamento de bonecas, subi em árvores ... hoje coitadas estão confinadas em apartamentos brincando com seus notebooks, tablets, vídeo games, coisas assim, é uma pena...
  2. TENHO UMA ASSINATURA BÁSICA GRATUITA. NÃO TENHO CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA ATUALIZAR PARA O PLANO PREMIUM. HÁ ALGUMA SOLUÇÃO?
  3. -cara isso e uma -_- _l_'

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados