8    jun 20127 Comentários

Quem pode ajudar o Jorge Velho.

Achou estranho o título  de hoje? Mas não é.

Hoje eu entrevistei Jorge Nelson Regis de Palmeira dos Índios no Estado de Alagoas no nordeste do Brasil.

Como em muitos lugares é comum as famílias colocarem o mesmo nome dos pais nos filhos, assim, se você quiser falar com o Jorge vai ter que chamar o Jorge Velho, mesmo que a idade do Jorge não o deixe lá tão velho, é que o filho dele também se chama Jorge e pelo jeito deve o Jorge Moço. Velho não é sobrenome, Regis é o sobrenome.

Jorge é um apaixonado pela genealogia de sua família com horas e horas de histórias encantadoras para contar, e estas histórias me foram contadas com um sotaque único do homem do nordeste, e com a certeza de que ele já fez um novo amigo. E fez mesmo.

Até convite para prosear e tomar sol "nas Alagoas" já esta feito. Vixi minino!!!!! (*)

Jorge esta em busca de sua família em Portugal. Já esteve lá fazendo pesquisas, e tem muitos e muitos casos para contar.

Mas, vamos deixar de lado as histórias de hoje que eu ouvi na entrevista e que, ainda estou meio contagiado pelo tanto que ouvi do amigo, e isso pode levar horas se fosse contada aqui, e vamos ao pedido que Jorge Velho nos fez.

Mas antes, para você entender, Jorge Nelson me enviou uma coleção de preciosidades em fotos antigas, um primor de conservação, um achado digno de um museu e olha só a primeira história:

Minha irmã foi arrumar o quarto de minha tia Ermelinda (102 anos, ainda viva em Recife - PE) encontrando no mesmo um pacote com álbuns e grande quantidade de fotos da família que ela juntou por muitos anos sem que ninguém soubesse de sua existência, algumas fotos têm mais de 100 anos. Começamos então uma busca para localizar parentes, foram encontrados vários que nem sabíamos que tínhamos, porém ficou faltando um ramo de nossa família, estes nem conseguimos achar descendentes que pensamos ainda serem encontrados em Manaus capital do Amazonas.

Portanto, pedimos a sua ajuda na localização de algum dos descendentes de nosso primo Manuel Taveira Coutinho. Agradecemos qualquer informação, e também gostaríamos de informar que; desde o achado dos retratos que frequentamos o site “My Heritage”, nossa árvore já está sendo montada e qualquer dia quando localizarmos esse restante será publicada.

Manuel Taveira Coutinho (a esquerda da foto) e sua Família - Clique na foto para ampliar

Quem é Manuel Taveira Coutinho?

Manuel Taveira Coutinho era português natural do distrito de Fontes, município de Santa Marta de Penaguião, Estado de Vila Real, chegou  ao Brasil casado com Virgínia Augusta Pereira Coutinho (+/- em 1905), estabelecendo-se na cidade de Manaus com um armazém de secos e molhados, teve 4 filhos com a sua esposa em Manaus e morava perto da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, bairro Centro, Manaus AM.

Dona Virgínia Coutinho - Clique na foto para ampliar

Quando D. Virgínia Augusta Pereira Coutinho casou com Manuel Taveira Coutinho ela já tinha  três filhos de seu primeiro casamento em Portugal, e não sabemos corretamente os apelidos ou sobrenomes.

- Elisa, Isabel e Jorge.

Após sua chegada os filhos do Sr. Manoel e D. Virgínia (nascidos em Manaus, capital do Estado do Amazonas) são:

- Aldair Taveira Coutinho nasceu em 06/12/1911, faleceu no Rio de Janeiro em 18/09/1974 (só conseguimos localizar os descendentes deste, que informaram que moravam no Rio de Janeiro e não tinham contato com os primos de Manaus).

- Aurora Taveira Coutinho

- Alcides Taveira Coutinho

- Celeste Taveira Coutinho tinha uma filha chamada Maria de Fátima que morava em Manaus

Sentados Sr. Manuel Taveira Coutinho, D. Virginia. Em pé Celeste, Adail e outra filha - Clique na foto para ampliar

Com mais de uma centena de fotos em mãos, Jorge Nelson, reuniu todos os parentes, e deve ter sido em um almoço com muito Baião-de-dois e foi desfilando as fotos, identificando os personagens. Mas e os parentes de Portugal? E os parentes de Manuel?

Com tanta informação já conseguida por Jorge Nelson, (Jorge Velho), será que alguém de Portugal não poderia nos ajudar a encontrar o elo Brasil e Portugal e permitir que Jorge de prosseguimento em sua árvore? E mais ainda, será que Jorge vai conseguir decifrar o mistério encontrado nas fotos? Onde estão os parentes de Jorge Velho que ainda faltam ser identificados aqui no Brasil?

QUEM PODE AJUDAR?

-

(*) Vixi minino!!!!! (expressão de espanto usada no nordeste brasileiro)

Nota: A genealogia de Jorge Nelson Regis é também complementada pelo livro de seu parente Antonio Pereira de Almeida - Os Oliveiras Ledo e a genealogia de Santa Rosa, um clássico em trabalho genealógico.

Comentários (7) Trackbacks (0)
  1. Pode encontrar on line os registos paroquiais de Fontes, freguesia do concelho de Santa Marta de Penaguião, distrito de Vila Real aqui http://etombo.com/paroquia/fontes.html
    Boas pesquisas
    Cumprimentos
    Manuela Alves
    Portugal
  2. Será que alguém também poderia me indicar um site para pesquisa dos ABREU. Estou fazendo uma árvore de minha família e até agora sei muito pouco do ramo familiar de meu pai.
    Só sei que a avó dele se chamava Maria Theodora de Abreu foi casada com Luis (ou Luiz) Coelho de Abreu. Eles viveram na Ilha do Governador - Rio de Janeiro e, segundo informações, pelo menos ela seria procedente da Ilha da Madeira.
    Outro procedente da Ilha da Madeira teria sido meu bisavô materno Antonio Baptista da Costa Pereira, que se casou com uma francesa - Pauline Deroche e se estabeleceu na cidade de Sumidouro-RJ (século XIX).
    Também já tive notícia de que essa família seria originária de uma localidade de mesmo nome na província do Minho.
    Será que também existem sites para os registros paroquiais do Minho e da Ilha da Madeira?
    Mensagens para celsokropf@hotmail.com
  3. O meu avô materno que se chamava JOSE LOPES FERREIRA, nasceu na Ilha da Madeira, em Portugal e veio ainda criança para o BRASIL e aqui casou-se com a minha avó, senhora LOURDES VENTURA FERREIRA, nascida em São Carlos,SP. BRASIL, é o que eu sei sobre um português nascido em Portugal, OK ? Muito Obrigado e Fiquem com DEUS !!!
  4. Aqui em Limeira,S.Paulo,tem uma familia,de sobrenome Taveira,que estava fazendo genealogia comigo. Vou entrar em contato com ela.
  5. Aqui em Limeira,S.Paulo,tem uma familia,de sobrenome Taveira,que estava fazendo genealogia comigo. Vou entrar em contato com ela.
  6. Boa tarde,

    Meu falecido pai Alberto Araújo Coutinho, nasceu em 1910 na aldeia de Vinhós da mesma freguesia, concelho do Peso da Régua e Distrito de Vila Real. Recordo que do alto de Fontes se avista Vinhós, no entanto já pertence ao concelho de Santa Marta de Penaguião.
    Fico à disposição desde Vila Real.
    Um abraço
  7. Ao MyHeritage, prezado amigo Walter Olivas venho hoje para agradecer a publicação de nosso apelo acima que buscava encontrar esse elo perdido de nossa família "Coutinho" gostaria de informar que ontem terminei por descobrir os nossos parentes em Manaus - AM, e já estou pensando no divertido trabalho que vou ter para anotar e catalogar, novos membros, novas histórias e um
    monte de informações. Agora é fazer as anotações e terminar de organizar a árvore, mas quando consegui isso, já tem um bocado de gente nova para anotar. Lembranças a Karen,

    Jorge Nelson Coutinho Regis

    *O novo editor de árvore genealógica do MyHeritage está "SHOW DE BOLA"! PARABÉNS...

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados