Nossos idosos

Nossos idosos

No primeiro semestre de 2011, segundo a ABTV, foram regitrados 3000 denuncias de abusos contra idosos no Brasil.

Eu coloquei uma notícia do passado para acreditar que estes números tenham diminuído. Eu tenho medo de ficar sabendo que uma sociedade que caminha para um outro patamar de desenvolvimento, um outro patamar de evolução diante dos demais países do mundo ainda tenha casos assim.

Prisões domiciliares, exploração financeira, ultrajes e até a agressão física são algumas destas denúncias. Sei que existem muitos casos assim em lugares onde menos imaginamos e que quase todos eles são praticados pelo próprios familiares, aqueles que deveriam ser os primeiros a protegerem seus idosos.

De todas as classes que a nossa sociedade se divide, em gays, negros, crianças, deficientes, etc, etc. A classe dos idosos é a que mais sofre com o desrespeito de seus direitos.

O medo, do idoso, é um do principais aliados na proteção do criminoso. Muitos casos nunca serão revelados.

Fico a imaginar um pai ou mãe que vê o seu filho agir desta forma, a agredir, a roubar o dinheiro da pensão, a suprimir medicamento, a deixar de dar higiene e conforto e chego a conclusão que o idoso não esboçará reclamação por simples fatores. Vergonha e Amor.

Vergonha de ter criado alguém desumano, intolerante e carente de humanidade, uma pessoa que ficou longe dos sonhos de pai de mãe. Da mesma forma, em outros casos, o agressor não percebe que o silêncio do idoso é um ato de amor, um amor consciente de que se denunciado o filho ou a filha irão responder diante da Justiça e receberão duras penas.

Assim como eu coloquei a notícia no passado, eu adoraria poder falar a um destes agressores e apenas lembrar -lhe o seu passado, onde o sacrifício, da mãe ou do pai, fez com que muitos sonhos fossem abandonados em benefício da criação de um filho.

Eu adoraria poder falar a um destes agressores que mesmo que aquela pessoa não tenha sido um bom pai ou boa mãe, ou que tenha sido um fraco ou tenha se perdido em algum vício, em algum dia no passado, esta pessoa depositou todas as suas esperanças no filhos.

Eu adoraria mostrar ao agressor que nada do que ele faz de ruim hoje é pior que a dor da solidão. A solidão de uma alma que agora não tem muito a esperar da vida, a não ser um pouco de carinho e respeito.

A Lei Brasileira hoje permite a qualquer brasileiro, parente ou não a conduzir denúncia de casos de Maus Tratos contra os Idosos. Denuncie.

A sua mão é aquela mão da foto lá em cima, tenho certeza, e tenho também  a certeza do orgulho que seu pai ou mãe sentem ao sentirem o seu contato.

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • Soraya Monducci Hazan

    16 de junho de 2012

    Doi-me o coração quando vejo como são tratados alguns idosos na nossa sociedade! Quando meus pais eram vivos, fazia o q podia e o q não podia para vê-los bem, pois, foram eles que me tornaram a pessoa de bem q (acho) sou hoje!! Não consigo imaginar tal torpeza e vilania!!!

  • Catarina Alves

    16 de junho de 2012

    Muitos que tem pais idosos ,estao se imaginando eu nao faço tal violencia , achando que iolencia é fisica de mals tratos ,sem saber que muitos que tem pais idosos cometem uma violencia que talvez possa doer muito mais que é abondono ,esta deve doer ate na alma ,quantos fihos fazem isto acham que os idosos por estar idosos nao tem sentimento…é muito triste qualquer violencia com o idoso

  • Absinto

    18 de junho de 2012

    Esse mesmo agressor do idoso hoje será o idoso de amanhã, e que exemplo ele passou ao proprio filho? Acredito que também será agredido pelo filho, afinal, foi o exemplo que ele deu!!

  • Tati Santos

    5 de agosto de 2012

    Lamentar não é o mais indicado, até mesmo pq há vários idosos sofrendo neste exato momento – e por quem eles esperam cuidar deles. Devemos procurar ajudar judicial, ajuda que levem esses doentes a pagarem por isso. Por isso clamo ajuda especializada para tal fim.