18    mai 20120 Comentário

Dia Internacional dos Museus 2012

Hoje é um dia especialmente dedicado aos nossos museus.

Um dia dedicado a memória dos povos, memória da humanidade.

Ontem, vendo um programa na TV, fiquei sabendo coisas incríveis sobre a história de alguns museus. O programa apresentava o documentário "A Europa Saqueada", sobre os museus e obras de arte que sofreram sequestros, roubos e destruição durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma parte deste programa, em especial sobre a operação de salvamento do quadro de Leonardo da Vinci, a Gioconda ou Mona Lisa, como muitos a conhecem, fiquei impressionado com a dedicação dos franceses em salvar suas obras do saque e como os curadores dos museus, na época, colocaram suas vidas em risco.

É sabido que este quadro precisa de uma atmosfera diferenciada, ou seja, para se manter protegido é necessário a ausência do ar. Para fugir com esta obra, uma ambulância foi lacrada e o quadro colocado dentro e o curador do Museu do Louvre na época a acompanhou. Terminada a viagem, ao abrirem a porta, o curador jazia desmaiado pela ausência de oxigênio. Quase deu a sua vida pelo quadro de Leonardo da Vinci.

Há muito eu já me pergunto, se nós brasileiros ou portugueses somos tão ligados em nossas memórias quanto deveríamos ser. Vejo tanta reclamação por parte de curadores de museus e de profissionais de história que me sinto na obrigação de também reclamar.

Não reclamar dos museus ou de seus acervos que só estão vivos pela ação e dedicação de uns poucos, mas pela falta de interesse de muitas pessoas em preservarem seus "acervos familiares", ou tomarem conta de seus Museus Pessoais.

Em quase todas as cidades, de uma forma espetacular ou de forma bem simples existe um museus com as lembranças do passado ou de alguém ou da cidade ou de um fato histórico. Estão lá, mas quase não são visitados ou apoiados.

O resgate destes acervos esta sendo feito hoje por muitos usuários de MyHeritage em suas buscas pelo passado de suas família, mas, a duras penas. São milhões de fotografias escaneadas, recuperadas de memórias de outros parentes que se unem para montar e preservar o seu acervo fotográfico. MyHeritage se tornou um grande museu para nossos usuários.

Hoje é dia de visitar um museu, mas, tornar esta visita em rotina. Incentivar outras pessoas a visitarem, prestigiar os eventos dos museus e resgatar a história de sua cidade, de sua região e de sala em sala, resgatar a sua história.

Muitas pessoas se espantam ao entrarem em um museu e descobrirem que ali possa existir uma parte de sua família em exposição, ou na forma de imagens, quadros, ou na forma de documentos do passado. Um Museu é uma porta do passado que nos leva ao futuro.

Amanhã, estaremos participando em Queluz, São Paulo, de um dos eventos da Semana dos Museus. Espero conhecer um pouco mais sobre a região que acolheu a  colonização pelos portugueses do interior do Brasil e das regiões cafeeiras.

Visite um museu, tire muitas fotos, e nos mande contando a sua experiência.

Comente também os museus que você recomendaria a outros leitores de nosso blog.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados