17    abr 20120 Comentário

Smart Matches – algumas dicas

Muita gente nos escreve para parabenizar ou para reclamar de uma das mais importantes ferramentas do pesquisador em genealogia. Os Smart Matches.

A importância dos Smart Matches pode ser medida pela quantidade de Smarts encontrados e aprovados diariamente em nosso site e pela rapidez como as árvores genealógicas crescem após o encontro com outra árvore , ou algum parente. O número de perfis se multiplica e forma grandes redes.

Desde o seu lançamento, milhares de parentes se encontraram e puderam conhecer melhor a sua história.

Mas convêm dizer que nem tudo é "céu de brigadeiro" para os pesquisadores, muitos estão enfrentando alguns problemas que vamos colocar abaixo, com algumas soluções encontradas pelos demais usuários.

CASO 1

Um dos mais comuns, é sem dúvida nenhuma a repetição dos perfis em amostras de Smarts nas indicações.

Mas é necessário que você saiba que o Smart Matches analisa Árvores e não analisa perfis. Ou seja, se existirem 10 árvores idênticas ou com pequenas variações as coincidências irão aparecer 10 vezes, a ferramenta não tem condição de dizer que a árvore 1 seja a árvore 2 e muito menos, seja a árvore 10, isso é função do Ser Humano, no caso, você.

Casos já estudados pela nossa equipe levam a erros cometidos pelo usuário no tratamento de publicações múltiplas de árvores com diversos objetivos, como por exemplo: Arquivamento ou versões de árvores no site feitas pelo usuário.

Temos conhecimento que muitos publicam a versão 150, a versão 149, versão 148 e assim por diante, uma versão a cada dia,  duplicando a cada dia o número de perfis coincidentes para serem encontrados pelos outros usuários.

O Smart vai entender que foi publicada uma nova árvore com um perfil coincidente, mas, se é feita por um único usuário, ou esta dentro de um único site é de exclusiva analise do usuário que recebeu estes Smart, e é ele o único que pode descobrir esta rotina errada.

A solução:

1º Indexar os Smarts pelo "administrador", assim, é possível identificar imediatamente os usuários que estão duplicando as árvores.

2º Ler a versão das árvores, encontrar a mais atual e verificar se foi feita alguma alteração no perfil em questão e ignorar as demais versões.

3º Enviar um email ao usuário sugerindo outro tipo de arquivamento de versões.

Neste caso, descrito acima, apenas a mudança de comportamento do usuário resolve 100% dos problemas.

CASO 2

Perfis duplicados dentro da própria árvore.

Como todos sabem, quem usa o Family Tree Builder pode juntar arquivos em GEDCOM e em alguns casos, estas uniões não são bem feitas, fazendo com que um mesmo perfil possa ser encontrado em diversos locais ou gerações da mesma árvore.

A solução: (se detectado a duplicação)

1º Analise com cuidado a necessidade de se copiar esta árvore, pois se ela esta errada, você poderá copiar o erro e vai ter um trabalho muito grande para restaurar a ordem na sua árvore posteriormente.

2º Contate o administrador apontando os erros.

Algumas curiosidades

Uma das características mais marcantes que apontam erros em uma árvore, é o seu tamanho exagerado, 30 mil, 40 mil ou trezentos mil perfis o que é algo fantástico para uma genealogia tão jovem como as brasileiras e portuguesas.

Outra característica é a quantidade de "famosos" presentes na árvore, e não existe nenhum estudo que registra descendência de Tutancâmon. Neste caso é mais recomendado se estudar o personagem e verificar se a história conhecida do personagem bate com a história encontrada por você em alguma árvore. Verifique datas, eventos e até mesmo a geografia proposta.

Outro fator muito importante é você fazer imediatamente o seu exame de DNA, pois isso direciona seu trabalho fazendo que você possa verificar de imediato se as coincidências estão te levando para o caminho correto.

Outro caso muito comum é a quantidade de pessoas dando opiniões na sua árvore. Uma de nossas usuárias reclamou que já tinha mais de mil e quinhentos Membros em sua árvore e na maioria dos casos eram administradores de outras árvores, todos fazendo alterações na árvore dela que já perdeu o controle a muito tempo. Nada bom.

Na nossa opinião, o tamanho da árvore, nem tão pouco o volume de Membros do Site, determina que ela seja uma boa árvore,  mas uma boa árvore é aquela onde existe pesquisa de perfil por perfil, com documentação, história e eventos minuciosamente apontados. É muitas vezes preferível se ter uma pequena quantidade de perfis, mas com perfis reais do que milhares deles sem fundamentação cientifica,  no nosso caso, documentos.

Outros problemas também aparecem e vamos conversar sobre isso, vamos encontrar as soluções para estas genealogias que apresentam problemas quando entram no Smart Matches.

O importante é você, antes de contatar nosso suporte, verificar se existe a ocorrência destes dois casos descritos aqui.

Para nós de MyHeritage, apaixonados por genealogia, é muito importante que tenhamos você como um crescente historiador de sua família, aprendendo dia a dia que, a genealogia é apaixonante e não desgastante, é história e não contos de fada. Queremos ajudar você a escrever sua história de modo confiável, emocionante e perpétuo.

O Smart Matches é uma excelente ferramenta na mão de um genealogista.

Comentários (0) Trackbacks (0)

Sem comentários


Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados