24    jan 20125 Comentários

São Paulo – 458 anos

A cidade de São Paulo esta completando 458 anos. Parabéns!

Sou muito suspeito para falar de São Paulo, pois adoro a cidade. Ela traz bons momentos de minha vida. Alguns não tão bons, outros de extrema beleza e na maioria dos casos, os momentos da descoberta.

Passei em São Paulo muitas de minhas grandes conquistas. Pode parecer estranho eu dizer isto, mas uma das grandes conquistas na vida foi simplesmente conduzir um automóvel pelas ruas de São Paulo em dias comuns. Foi adrenalina pura.

Me lembro até hoje do medo que esta experiencia me causava, pois até então eu só havia estado em São Paulo em veículos conduzidos por outras pessoas. O transito frenético e rápido, as inúmeras possibilidades de me perder nos labirintos de ruas, no cenário quase igual dos prédios e aranha céus ou no fluxo e na quantidade de veículos disputando a mesma rua, disputando a mesma faixa ou o mesmo momento de fechamento do tráfico e dos outros veículos te empurrando, pressionando e incomodando a concentração. Das ruas de São Paulo, nascem os pilotos da Formula Um. Estou longe de disputar um campeonato mundial, mas já conheço o sabor da vitória e devo isto a São Paulo.

Pra mim foi um desafio. Hoje não tanto, já criei alguns truques para conseguir superar meu medo e agora já conheço mais o caminho. O segredo de São Paulo é saber para onde você vai.

Mas vou te dar uma dica importante, nem a própria cidade sabe mais para onde vai.

O Santo que a fundou em 1554 jamais poderia imaginar que de um colégio de jesuítas sairia a maior cidade do Brasil, um super potencia econômica da América Latina, e uma das maiores cidades do mundo. Hoje esta megalópole, ainda guarda seus antigos caminhos para o Patio do Colégio ou para a pequenina Igreja das Almas dos Aflitos no Bairro da Liberdade. E por falar em Liberdade, não podemos esquecer dos milhares de imigrantes que vieram do mundo todo em busca da liberdade em São Paulo , os japoneses que caracterizaram um bairro inteiro em um pedacinho do Japão, ou o Bexiga (Bela Vista) com os imigrantes italianos, dos russos, libaneses, espanhóis e tantos outros que se juntaram em bairros, em comunidades e onde se é possível viajar o mundo pelas ruas de São Paulo.

Uma mistura de cores, raças, crenças e costumes que quem passeia ou trabalha em São Paulo já se acostumou a ver. São Paulo é imensa. Sou suspeito de falar sobre ela. Ainda tenho medo da sua grandeza. Parabéns São Paulo. Feliz Aniversário.

Palavras não são tão grandes quanto as  imagens. Veja algumas imagens desta cidade que é um simbolo do poder de um povo.

Comentários (5) Trackbacks (0)
  1. Interessante a maneira como expôs seu medo de dirigir em SP....mas venceu....eu não quero nem pensar em tentar!
  2. Olá,
    Faltou lembrar que Luanda (Angola) também faz aniversário hoje. 436 anos. Há muitos anos atrás a cidade era chamara de São Paulo de Assumpção de Loanda.
  3. Amiga Sandra Frazão: Obrigado pela correção, desculpe a minha falha, já fiz a correção e graças a você a tempo.
  4. Amigo Walter: tudo nos remete aos nossos antepassados, portanto, ao MYHeritage, pela possibilidade de nos encontrarmos com os descendentes de nossa família e buscar informações sobre antepassados. Não sou da cidade de São Paulo, mas do interior do Estado de São Paulo, com raízes na capital do Estado. Sua crônica, para homenagear a cidade de São Paulo foi bela e oportuna. Lembrou-me de um "site" que pode ser visitado para visualizar imagens de São Paulo (a cidade, a capital do Estado) que é de um fotógrafo de nome Gilberto Calixto Rios: http://imagensdesaopaulo.hd1.com.br/index.html
    Nesse endereço eletrônico, temos imagens antigas, comparações entre imagens antigas e mais atuais, um pouco da história por meio de imagens.
    Parabéns, também, a Luanda, capital de Angola. Tomara que a Sandra Frazão nos brinde com um link para conhecer um pouco de Luanda.
  5. Olá Maria Lúcia: Realmente Sampa é um referencial para todos nós paulistas ou não, uma cidade construída por quase todas as culturas do mundo. Um desafio em todos os sentidos. Sua sugestão para Sandra Frazão eu apoio inteiramente.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados