31    jan 20123 Comentários

Exposição de História Familiar em Portugal

Muitos de nós que trabalhamos com a Genealogia da Família sonha com a publicação de seu livro e com sua noite de autógrafos onde todos os familiares poderão desfrutar de anos de trabalho e de intenso esforço na busca de histórias perdidas.

Para os parentes é um evento que irá marcar suas vidas, seus comentários e suas conversas entre amigos e conhecidos. Muitos irão criar links para algum site que tenha publicado o evento e farão deste evento um modelo a ser seguido.

O Autor apenas desejou mostrar a história da família mas se transformou em história na família.

Uma exposição bem elaborada com detalhes que fugiram aos olhos de outros parentes e que é mostrada em um espaço grandioso como a Biblioteca Municipal Camillo Castello Branco em Vila Nova de Familicão em Portugal então, é a glória do genealogista.

Sonhos? Não, realidade que reportamos e que foi realizada por um de nossos usuários em Portugal, o Sr. Artur Mesquita Guimarães que apresentou seu trabalho baseado em sua árvore genealógica montada em MyHeritage. Anos de dedicação e o resultado não podia ter sido mais gratificante e cheio de uma luta sem meios de descrever. Artur superou dificuldades que grandiosas, desde o mais simples detalhe da parede até a sua dificuldade em poder mostrar a sua árvore diretamente em nosso site aos visitantes da exposição. Mas venceu.

Veja as fotos do evento e leia no site da Biblioteca a apresentação da exposição.

Uma Família do século XIX aos nossos dias
Exposição comemorativa do 150º aniversário do nascimento de Francisco Correia de Mesquita Guimarães, também conhecido como “Sr. Mesquitinha dos Tabacos”, apresentando uma retrospetiva da sua vida e da sua família.

Local | Átrio principal da Biblioteca Municipal
Datas | até 31 de dezembro

A exposição foi visitada por inúmeras autoridades e por um imenso publico que prestigiou a Genealogia e a qualidade e empenho do trabalho de um genealogista talentoso .

VEJA AS  FOTOS

Nossos contatos com o Sr. Artur durantes os meses que antecederam a exposição nos trouxe muita experiência em dar apoio ao nosso usuário nestes casos. Na verdade, aprendemos tudo com este contato com o Sr. Artur. Podemos desejar a todos que estão fazendo suas exposições que nos contatem com bastante antecedência para podermos apoiar o seu projeto.
Realize seu sonho, contate-nos para poder saber mais a respeito – Nosso Email

Comentários (3) Trackbacks (0)
  1. De certeza que é um sonho de muitos Genealogistas e claro que é o meu também.
    Vejo que foi uma exposição linda e bem minuciosa, que deve ter dado um grande prazer ao Sr. Artur Mesquita Guimarães. Os anos que passaram para chegar a este lugar, cheios de trabalho, paciência, dedicação e nunca baixar os braços, agora são compensados ao olhar para esta exposição e ver a Sua Família e quem a quis ver, fascinados pelo que a Genealogia trás ao interior de cada pessoa.
    O Heritage mais uma vez mostrou a sua dedicação para com todos os genealogistas que no seu site trabalham. Por isso os meus Parabens.
    Maria Magdalena Santos
  2. Sou um simples curioso em genealogia, mas acho de grande interesse esses trabalhos.
  3. Foi de facto muito gratificante ter organizado a exposição “Sofia & Francisco – Uma Família do séc. XIX, aos nossos dias”.
    A exposição foi um trabalho não só meu, mas também de um grupo de primos, a Sofia (neta, ramo Francisco), o Augusto (bisneto, ramo Arminda), o Vitor (bisneto, ramo Arminda) e a Graça (bisneta, ramo Flávio), grupo este, de trabalho, que designamos por coordenação.
    Igualmente importante foi o trabalho de outros familiares, em particular todo o trabalho de design de imagem concebido pelo Rui (bisneto, ramo Angelino), mas também o de outros primos que deram um contributo precioso à exposição, nas mais variadas formas, de onde se destacam o Paulo (bisneto, ramo Arminda) a Paula (neta*, ramo Amadeu), o Jorge (bisneto, ramo Arminda), o Fernando Antenor (neto, ramo Antenor), o Rui (bisneto, ramo Arminda), o Armando Rui (neto, ramo Francisco), o Paulo (bisneto, ramo Angelino), a Adriana (neta, ramo Angelino), a Filomena (bisneta, ramo Elisa), o Miguel (bisneto – ramo, Amadeu), o Luís Pedro (Bisneto*, ramo Heitor), o Francisco (neto, ramo Francisco), o Amadeu (neto, ramo Amadeu), o Francisco Ireneu (neto, ramo Arlindo) e o José Ernesto (neto, ramo Antenor).
    Planificar uma exposição que aborde toda uma família, em mais de cem anos da sua história, e que abrange um universo de 600 pessoas, desde logo obrigou a definir objectivos muito concretos e uma metodologia que permitisse ajustar o espaço à quantidade de informação disponível.
    Assim, fixamos como objectivos apresentar a relação de uma família, numerosa, com a sociedade, procurando proporcionar um contributo para a história da própria família mas também para a história do local ou locais onde a família se desenvolve, fazendo uma apresentação que permitisse fazer a leitura dos factos no tempo, como quem analisa um perfil de um estrato de uma “escavação arqueológica”.
    Para o efeito a exposição foi apresentada em quatro partes distintas:
    • Informação sobre a genealogia e cronologia dos elementos da família, desde o casal Sofia e Francisco Mesquita Guimarães, a partir da data do seu casamento em 20/11/1884, até ao último dos seus descendentes à data de 30 de Novembro de 2011;
    • Uma descrição breve de cada um dos ramos dos descendentes (17 filhos) do casal Sofia e Francisco Mesquita Guimarães, composta por catorze painéis;
    • Apresentação, ainda que também de uma forma sumária, da relação desta família com a sociedade em que está inserida;
    • Possibilidade de navegar no site da família Mesquita Guimarães, no domínio “MyHeritage.com” e localizar qualquer um dos seus elementos, mesmo que viesse a nascer durante o tempo em que durou a exposição.
    Apresentou-se ainda um conjunto de documentos e objectos, parte do espólio da família, que pela sua peculiaridade, caracterizam factos ou épocas que atravessaram todo o século XX.
    No decorrer da exposição, realizamos ainda três tertúlias (“Conversas em Família”), o que não só permitiu enriquecer a exposição, como trazer à exposição personagens ilustres da sociedade portuguesa:
    • Família e Sociedade (10/12/2011)
    Carlos Aguiar Gomes (Dr.) – Professor e Presidente Associação Famílias.
    António Pinheiro Torres (Dr.) – Advogado, deputado na IX legislatura, politico e membro da direcção da Federação Portuguesa Pela Vida.
    • O Valor da Família (17/12/2011)
    Graça Carvalho (Drª.) – Executiva e mãe de 5 filhos.
    • Falar de Família (30/12/2011)
    Daniel Serrão (Prof. Doutor) – ver curriculum em www.danielserrao.com
    Fernando Almeida (Dr.) – Professor e presidente da Associação In Família
    O site da família Mesquita Guimarães, no domínio “MyHeritage.com”, não só foi a ferramenta principal na gestão de informação e organização dos diversos elementos da família, como permitiu retirar todos os elementos que compuseram o painel “genealogia e cronologia” tais como a árvore genealógica apresentada e toda a estatística relacionada com esta matéria, também apresentada na exposição.
    Podemos considerar que os objectivos a que nos propusemos foram plenamente conseguidos bem como o sucesso da exposição.
    Mas, a exposição teve outras consequências, porventura ainda mais gratificantes, que se traduziram no reencontro de toda a família e em particular no reatar laços com os primos do “ramo Jaime” que se encontram no Brasil.
    Este é o meu contributo que, para o momento, considero oportuno para o blog.
    Aproveito só, ainda, para agradecer à equipe “MyHeritage” e em particular ao Sr. Walter Olivas, todo o empenho colocado em volta da Exposição.
    Fico disponível para responder a todas as questões que me quiserem colocar sobre este assunto.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados