12    jan 20123 Comentários

Durma com esta…

Algumas pessoas, assim como eu, tem uma grande dificuldade de explicar aos demais duas coisas.

A primeira delas é o grande número de horas acordado e a segunda coisa é explicar o cochilo de 15 minutos logo após o almoço. Duas coisas imperdoáveis e que sempre me pareceu incomodar muita gente.

Eu sempre precisei de poucas horas de sono e quando durmo como as outras pessoas, um sono de umas oito horas, acordo irritado, com dores na cabeça e com a sensação que eu perdi alguma coisa do mundo. Como eu costumo dizer: Tanta coisa acontecendo e eu dormindo?

Quem trabalha em uma equipe, como a equipe de MyHeritage, espalhada pelo mundo sabe muito bem o que é o fuso horário e o que ele representa para o sono das pessoas. Enquanto alguns de nossa equipe estão se despedindo de um dia de serviço, uma outra parte esta chegando ao trabalho enquanto uma outra ainda nem se levantou da cama.  Se queremos algo de alguém e isto necessita da presença ou da conversa presencial , o sono é o maior sacrificado. Temos que nos virar em estar disponíveis para alguma consulta ou conversa no horário que as outras pessoas também estejam.

Durante muito tempo eu pensei que isso era um problema, hoje sei que é fato genético. Dormir pouco ou dormir mais que os outros é um caso que foi anunciado recentemente pelos cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e da Universidade Ludwig Maximilians, na Alemanha, como sendo um fator genético relacionado ao gene ABCC9, um velho conhecido dos cientistas e responsável pela identificação de doenças cardíacas e da diabetes.

Com mais de 4000 pessoas em sete países europeus como exemplo do estudo, as pessoas que dormiam em média 30 minutos mais que as outras, ou seja, aquele ficar na cama "só mais 5 minutos" representaram 20% dos pesquisados e todos apresentaram a presença do ABCC9, enquanto os que dormiam regularmente dentro da média normal de 8 horas não tinham esta característica genética em sua formação.

Amostras de DNA dos voluntários foram analisadas e o estudo foi apresentado no periódico "Molecular Psychiatry"

O sono sempre foi um preocupação para muitas pessoas e existem alguns casos curiosos com o de Napoleão Bonaparte, que lenda ou não, dizia que precisava de apenas 4 horas para dormir, e ele não trabalhava em MyHeritage.

Diversos fatores influenciam o sono, não só os fatores genéticos, mas o estudo levou em consideração os fatores externos na pesquisa, como excesso de trabalho, cansaço emocional ou físico ou medicamentos que os voluntários estavam fazendo uso.

Para você conhecer um pouco mais de como funciona o metabolismo do sono, considere que seu corpo passa por 2 fases bem distintas de sono.

O sono não REM, ou Rapid Eye Movement ("movimento rápido dos olhos"), é a preparação do corpo para o sono. Por sua vez é dividido em 3 fases: Sonolência, relaxamento aprofundado e sono profundo e o tempo para esta preparação do sono pode durar 90 minutos. (1 hora e meia).
O sono REM é aquele onde acontecem os sonhos, e também as diversas formas do cérebro de arquivar as informações acumuladas durante o dia.

Pessoas com o gene ABCC9 precisam de mais sono para completar estas fases.

O estudo deve continuar apara determinar quais os fatores que influenciam  as diferentes necessidades do sono em cada um de nós.O estudo pode ser aplicado a todas as populações devido a grande variedade de tipos genéticos encontrados nos voluntários e presentes na maioria da população mundial. Qual é a incidência de pessoas com o gene ABCC9 na sua família? É possível saber?

Minha grande preocupação é agora explicar a soneca logo após o almoço. Será genética?

Leituras adicionais:

Science daily -The ABCC9 of Sleep: A Genetic Factor Regulates How Long We Sleep

Ciência Hoje - "Só mais cinco minutos"

Folha e São Paulo - Saúde - 08/12/2011 - Soneca Genética"

Fotos: Licença Reservada iStock

Comentários (3) Trackbacks (0)
  1. Preciso de 6 a 8 horas de sono diários, e gosto de dormir cedo e acordar cedo. Aliás, também é motivo de diferença entre as pessoas, alguns são notívagos, outros gostam de dormir muito cedo, será também genético?
  2. este post é incrível! Obrigado pela informação! Angela@nossafamiliaalvares.com.br
  3. Parabéns pelo site!

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados